LATAM Airlines vai utilizar o A350 para Barcelona e Orlando
por Fábio Vilela •
Desde o final do mês passado, a Turkish Airlines iniciou suas operações na rota São Paulo (GRU) x Istambul (IST) com o moderno A350-900XWB. A aeronave apresenta configuração de cabine similar ao Boeing 787 Dreamliner que estava sendo utilizado na rota. A companhia ainda opera um 2nd leg flight [voo de segunda perna] até Buenos Aires (EZE), na Argentina, a partir da capital paulista.

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Istambul (IST) x São Paulo (GRU)
Voo: TK 15
Frequência de operação: 3x na semana
Horário: decola às 10h30 e chega às 17h20
São Paulo (GRU) x Buenos Aires (EZE)
Voo: TK 15
Frequência de operação: 3x na semana
Horário: decola às 19h09 e chega às 22h05
Buenos Aires (EZE) x São Paulo (GRU)
Voo: TK 16
Frequência de operação: 3x na semana
Horário: decola às 22h30 e chega às 02h05
São Paulo (GRU) x Istambul (IST)
Voo: TK 16
Frequência de operação: 3x na semana
Horário: decola às 03h35 e chega às 22h20
Os bilhetes para a rota já estão disponíveis para a compra no site da própria Turkish, OTA’s (online travel agencies) e demais agências de turismo.




Bilhetes prêmio (emitido com milhas) também já estão disponíveis para emissão. É possível emiti-los em programas de fidelidade da Star Alliance e de companhias aéreas parceiras da Turkish. Nas fotos abaixo temos um exemplo de emissão – no trecho GRU x IST – em Classe Econômica e Classe Executiva em dois programas: o TudoAzul, que adota uma precificação dinâmica, e o TAP Miles&Go, que adota uma precificação fixa por regiões para companhias aéreas parceiras.




Vale ressaltar que a Turkish cobra a famigerada taxa de combustível, identificada como Sobretaxa Transportadora (YR). Veja abaixo o exemplo do valor cobrado em uma possível emissão:

Para saber quais companhias aéreas da Star Alliance fazem a cobrança de taxas de combustível, acesse este link. E para aprender a encontrar disponibilidade de bilhetes prêmio de companhias aéreas da aliança, acesse este link.
O Airbus A350-900 é um jato projetado com materiais de alta tecnologia. Desenvolvido com tecnologias sustentáveis, a estrutura do A350-900, em plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP), é muito mais leve e aerodinâmica. Voando em silêncio com os motores Rolls-Royce Trent XWB de nova geração, o A350-900 tem menor consumo de combustível em comparação com os modelos mais antigos. Os assentos largos e tetos mais altos oferecem um voo mais confortável.
O equipamento widebody na configuração da Turkish Airlines tem capacidade para 329 passageiros, sendo:

Via SeatGuru
Conheça mais sobre o A350 da Turkish neste link.
Assim como no Boeing 787-9 Dreamliner – que estava operando a rota GRU x IST até o fim do mês de março – o A350-900 traz a nova Classe Executiva da Turkish, configurada no layout 1-2-1.

A companhia aérea optou pelo modelo Aurora, desenvolvido pela fabricante Stelia Aerospace. O produto conta com um pitch de 44″ (aproximadamente 111 cm) e tela de alta definição de 18 polegadas. Nos assentos centrais, há um painel que oferece maior privacidade entre os passageiros.

No momento, passageiros provenientes do Brasil não estão autorizados a entrarem na Turquia e nem na Argentina (salvo raras exceções). Se você tem dúvida sobre restrições de viagem esta ferramenta pode te ajudar.
O anúncio dos voos da Turkish entre São Paulo e Istambul com o A350-900XWB foi feito em meados de 2019. O cronograma, no entanto, não foi cumprido. Inicialmente era esperado que o equipamento entrasse em operação no ano passado – o que não aconteceu devido a pandemia.
Para quem não tem planos de viajar até a Turquia quando for o momento adequado – e deseja voar no A350-900XWB da Turkish – o 2nd leg flight [voo de segunda perna] de São Paulo a Buenos Aires pode ser uma boa opção. Os preços para voos dentro da América do Sul usualmente são convidativos (ainda que a duração não seja lá animadora para quem gosta de aproveitar boas horas dentro de um avião).
É preciso ficar atento quanto a salgada taxa de combustível da Turkish Airlines. Essa taxa é cobrada em qualquer tipo de emissão, seja ela pagante ou reward – conforme falamos nesse post – a diferença é que no caso de emissões rewards ela se torna mais perceptível já que o bilhete é custeado com milhas.
Alguém pretende voar no A350-900 da Turkish?