Transferência do Km de Vantagens para o LATAM Pass está temporariamente indisponível
por Dérek Arakaki •
Olá Passageiros de Primeira, tudo bem com vocês? Recentemente recebi lá pelo Instagram mensagens de algumas pessoas perguntando sobre a existência de Museus relacionados à Aviação aqui no Brasil. É claro que eu já logo achei que esse assunto merecia um post inteiro! Na minha pesquisa consegui encontrar 03 museus no nosso país, cada um com um acervo bem diferente um do outro e o melhor: todos com visitações gratuitas!

Localizado no Campo dos Afonso, berço da aviação militar no Brasil, o MUSAL é o maior espaço dedicado à memória da aviação no país e na América Latina. Subordinado administrativamente ao Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica da Força Aérea Brasileira, o museu tem como missão a preservação da memória da Aeronáutica Brasileira, por meio do seu acervo histórico.
Além de inúmeros itens relacionados à história da aviação brasileira, o visitante tem acesso a diversos modelos de aeronaves dispostas ao longo dos hangares e no pátio externo do MUSAL. Algumas das aeronaves expostas: Bandeirante C-95 / EMB-110; Boeing 737-200; C-130H Hércules; ERJ 140; Beechcraft D18S; Lockheed L118A – Electra II; dentre muitas outras. Há ainda uma área especialmente dedicada à atuação das mulheres na aviação e outra voltada para a história da Embraer que traz, inclusive, um mockup (modelo em escala real) do interior de um dos jatos da fabricante.
A estrutura do museu é bem grande, como pode ser visto aqui nesse mapa:

À propósito, eu já levei meus alunos para uma visita guiada ao MUSAL e eles simplesmente adoraram! Fomos super bem atendidos e o acervo é realmente espetacular! A única dificuldade, ao meu ver, é chegar até lá. O museu fica a cerca de 40 km da zona sul da cidade e as opções de transporte público são escassas. As estações de trem (Supervia) mais próximas são Vila Militar e Magalhães Bastos. Há ainda a opção de pegar o trem até Madureira e de lá pegar os ônibus 745 ou 917. Mas, se você preferir pegar um Uber saindo da Zona Sul você gastará entre R$84,00 e R$110,00. Carinho, né? Mas, vale à pena!
São José dos Campos é uma cidade que respira aviação, tendo em vista que a própria fábrica da Embraer fica por lá. O Memorial Aeroespacial Brasileiro é subordinado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) da Força Aérea Brasileira com o objetivo de contar a história da indústria aeroespacial brasileira.

O acervo do Memorial é dividido em cinco ambientes distintos:
1 – Ambiente Ensino: apresenta algumas curiosidades de 1950, como o primeiro aparelho de fax utilizado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), e painéis que contam a história do instituto.
2 – Ambiente Aeronáutica: expõe as primeiras e as principais pesquisas do DCTA, incluindo motores, motor a álcool (veículo Dodge), e maquetes de ensaio em túnel de vento. O segundo protótipo do Bandeirante, primeiro avião desenvolvido e fabricado no Brasil, também se encontra nesse espaço.
3 – Ambiente Defesa: mostra itens pesquisados e desenvolvidos pelo DCTA e pelas empresas Avibras e Mectron, representando a indústria bélica brasileira com bombas, empenas, suporte com lançadores múltiplos e mísseis.
4 – Ambiente Espacial: traz maquetes dos foguetes Sonda e do VLS-1 (Veículo Lançador de Satélites), semicoifas, propulsores, tubeira e protótipo do giroscópio a fibra óptica; entre outros.
5 – Ambiente Pesquisas Associadas: expõe as pesquisas de ponta realizadas pelos institutos do DCTA, como o protótipo de urna eletrônica em funcionamento nas eleições.
Na área de exposição externa, estão aeronaves de fabricação nacional e réplicas dos foguetes do Programa Espacial Brasileiro, entre elas, em escala natural, o VLS (Veículo Lançador de Satélites).
O Varig Experience é uma volta ao passado glorioso daquela que foi a maior empresa aérea brasileira, a Viação Aérea Rio-Grandense, mais conhecida como VARIG! Esse é um projeto que faz parte de um empreendimento privado e fica bem próximo ao Aeroporto de Porto Alegre, no Boulevard Laçador. Inclusive, você pode aproveitar uma conexão longa por lá para visitá-lo.
A principal atração é uma aeronave DC-3 completamente restaurada com a ajuda da equipe de mecânica e manutenção da Varig. O PP-ANU é considerado um dos primeiros DC-3 fabricados no mundo e foi carinhosamente apelidado pelos pilotos da época por “Douglinhas”. A visitação externa do avião acontece diariamente das 08h às 23h. Já a visitação interna ao Douglinhas acontece às quintas-feiras a cada 15 dias das 17h às 20h. A distribuição das senhas para essa visita acontece sempre às 16:30 e há um limite de 300 fichas por dia. Para saber os dias certinhos da visitação interna, é só dar uma olhada no site deles.
De forma permanente, a exposição “Elegância nas Alturas” faz um resgate histórico dos famosos uniformes utilizados pelos comissários e comissárias da Varig. A mostra conta, atualmente, com 19 uniformes, entre peças originais e reproduzidas, utilizados de 1955 até 2003 e pode ser visitada diariamente das 08h às 23h30.
Além disso, há exposições temporárias junto ao projeto Varig Experience. Em janeiro, por exemplo, está acontecendo aos finais de semana (das 14h às 20h) a Exposição de Motores de Aviões da Varig, com 8 exemplares de motores de aeronaves como DC-3, Klemm L-25, Junkers A50, Junkers F13, Curtiss C46 e Messerschmitt 108 TAIFUN.
E o melhor: todas as atrações do Varig Experience são gratuitas!

E vocês, passageiros, já visitaram esses museus? Ou conhecem algum outro espaço dedicado à aviação aqui no Brasil? Conta para a gente aqui nos comentários!