TAP permite o acúmulo de milhas voando com a Capital Airlines
por Equipe | Passageiro de Primeira •
Fala galera!
Sou o Tico Brazileiro, influenciador digital e a partir de agora irei compartilhar meu conhecimento de milhas, aviação, viagens, além de experiências, com vocês aqui no site.
Foi com muita satisfação que aceitei o convite feito pelo Alê para fazer parte dessa equipe. Falar de milhas no Brasil e não lembrar do Passageiro de Primeira é algo praticamente impossível e agora tenho o prazer de ser parte do time. Agradeço também ao Fábio, sempre acompanhei, além de toda equipe do PP pela recepção tão calorosa.
Sou natural de um “país” chamado Pernambuco. Brincadeiras à parte, sou recifense e atualmente moro na “terra do Pequi” e música sertaneja, em Goiânia.
Sou um apaixonado por aviação, pontos e viagens e meu maior influenciador disso tudo é o meu meu pai. Antes mesmo de eu nascer, o meu “véio” já tinha morado no Japão e Panamá e rodado o Mundo em diversas empresas aéras famosas, inclusive em primeiras classes da época, como a icônica Panam American, Japan Airlines, Braniff International, British Caledonian, British Airways, Viasa… são tantas que nem caberia citar aqui.
Quando eu não viajava, ia com o meu irmão ver o ir e vir dos aviões no pátio do Aeroporto Internacional dos Guararapes, com direito a fotos e filmagens. Eram tempos que o terminal ficava cheio com aviões wide-body como os Airbuses A300, A310, A340, Boeings 747 e até os Ilyushin da Aeroflot, que faziam escala técnica no Recife para seguir viagem até Moscou, na Rússia.
Sou um privilegiado por ter um pai tão preocupado em mostrar o mundo não só para mim, mas para meus irmãos e mãe, e não por acaso, cresci viajando pelo mundo. Minha primeira viagem, com apenas 3 aninhos, foi do Recife para Buenos Aires. E foi aquele combo perfeito para os apaixonados por aviação: Boeing 727-100 da Varig até o Rio de Janeiro e um Boeing 747-200 da Aerolíneas Argentinas da capital fluminense para a terra do Tango.
Durante os anos 80, conheci muitos lugares do Brasil e da América do Sul, voando em empresas aéreas como Varig, Cruzeiro, Vasp, TransBrasil, Pluna, Aerolíneas Argentinas e Austral. Para uma criança que já sabia toda a frota do Brasil e reconhecia os aviões e empresas aéreas pelo som dos motores que cortavam o Recife, era algo incrível.

Ao invés de comprar gibis, eu comprava revistas Flap Internacional e ao invés de sair ou jogar futebol, eu ficava em casa “pilotando” no Flight Simulator. Isso me trouxe muito aprendizado sobre aviação. empresas aéreas, rotas e destinos. Não por acaso decorei todo alfabeto fonético da aviação e vários códigos ICAO, que me ajuda até hoje.
Foram tantas horas de voo no simulador de voo, que eu criei até uma empresa aérea virtual. Usei como base o timetable da Varig e TransBrasil da época para criar as frequências diárias de voos, frota e os hubs, que eram Recife e Guarulhos. E era tudo bem feito, com nome e esquema de pinturas, além de contar com subsidiárias regional e charter, que era uma tendência na época.
Ao final dos anos 90, o Brasil entrou na rota dos programas de fidelidade e eu comecei a estudar melhor o Smiles, que meu pai foi um dos primeiros clientes e por pessoalmente querer ter o cartão físico com a marca da Varig escrita.
Não demorou e eu fiz a minha primeira viagem para os Estados Unidos e com milhas, em 1997. Foi uma emissão de 40.000 milhas em classe econômica entre o Recife e Nova York, com uma conexão no Rio de Janeiro. O voo escolhido foi o famoso RG860, que figuras como Jô Soares costumava fazer.
Lembro-me como se fosse hoje, o avião escalado pro meu voo foi um DC-10-30 no então novo esquema de cores da Varig “landor”, que tinha a barriga toda em azul e de prefixo PP-VMA. Na volta, voltei no mesmo avião utilizado por Romário e Bebeto na volta do tetra-campeonato em 1994, o também DC-10-30 de prefixo PP-VMD.
Um detalhe importante dessa e viagens anteriores pelo Brasil era o acesso que eu já tinhas às salas vips do Diners Club. Meu pai era um viajante frequente e tinha me colocado como dependente de um cartão Diners Club International puro. Por conta disso, aproveitei muitas salas vips da época, com todo conforto e exclusividade que tinha direito. Embarquei diversas vezes com prioridade nos voos da Varig, Cruzeiro, Vasp e TransBrasil, mesmo voando na classe econômica.
Sou um “avgeek” de carteirinha e coleciono e monto maquetes de aviões comerciais. Inclusive, estou aceitando quem quiser me presentear com maquetes, viu? rsrs.
Em 2018 tive a experiência de morar na Austrália, o que me fez conhecer melhor e com tempo todas as quatro principais empresas aéreas da terra do canguru. A proximidade com a Ásia me fez voar em todas as classes de voo de empresas aéreas como Singapore Airlines e Thai Airways.
Com todo esse conhecimento e experiência, o primeiro critério que uso para emissão de uma passagem aérea não é preço, mas o tipo de avião, cabine e serviço oferecido na rota escolhida. Sempre dou preferência aos voos com aeronaves “wide-body”, que são aquelas usada em voos de longa distância.

Todo esse conhecimento precisava ser compartilhado para atingir mais pessoas para ajudar os outros. Foi assim que surgiu a ideia de mostrar tudo de forma dinâmica em vídeos e fotos, nas redes sociais.
No instagram, compartilho minhas andanças pelo mundo e gosto demais de interagir com meus seguidores, seja quando eles participam das caixinhas de perguntas, mandam directs ou participam comentando nas publicações. Tudo é feito para te ajudar a ter as melhores experiências e tornar a sua viagem melhor. Já aproveito para te convidar para me seguir no perfil @ticobrazileiro e embarcar junto comigo pelo mundo.
Acredito que viajar não é apenas o seu destino, mas o trajeto. Pensando nisso, minha missão é te dar maior qualidade de vida, para que você possa viajar cada vez mais e de uma forma bastante confortável. Tudo da mesma forma que todos nós aqui do site já fazemos por anos.
Todos esses anos de viagens e experiências me fez um especialista em aviação, configuração de cabines, empresas aéreas, programas de fidelidade e viagens e foi assim que eu cheguei até aqui. É um prazer fazer parte do time e agora todo o trabalho que já venho fazendo, também será compartilhado por aqui.
Sempre que quiserem falar comigo, mandem mensagens na plataforma que for melhor para você, inclusive nos comentários, afinal, a idéia é compartilhar conhecimento e agregar valor na vida de todos.
Mais uma vez obrigado pelo convite do Passageiro de Primeira.
Tico Brazileiro
instagram @ticobrazileiro