Como o status do programa Amigo da Avianca Brasil ainda está me rendendo benefícios
por Fábio Vilela •
Pessoal, conforme noticiamos aqui, a TAP está oferecendo até 131% de bônus nas transferências feitas da Livelo. A promoção de transferência bonificada é válida somente até amanhã (28/05).
Os bônus são limitados a 500 mil milhas, mesmo que a quantidade de milhas transferidas seja superior. As milhas bônus tem validade de 1 ano.
Paralelamente, até amanhã, conforme já noticiamos, a Livelo está fazendo uma promoção na qual oferece até 40% de desconto na compra de pontos para quem é do Clube, conforme abaixo:

Exemplo: Vejam que se eu comprar 100.000 pontos, pagarei R$4.200,00, ou seja, um custo de R$0,042 por ponto gerado.
Lembrando que se você não faz parte de nenhum Clube Livelo, poderá assinar o Clube 20.000 por R$799,90, e depois comprar só o restante diretamente pela plataforma do programa.

Um resgate interessante no programa da TAP é da América do Sul para a Ásia, Oceania ou Oriente Médio em classe executiva:

Tabela para resgate em classe executiva saindo do Brasil (IDA E VOLTA)
O Miles&Go cobra 260.000 pontos para uma passagem de ida e volta em executiva da Am. do Sul p/ Ásia, Oceania ou Oriente Médio, ou seja, você consegue emitir para voar com as cias membro da Star Alliance e Emirates para chegar no seu destino.
Para conferir mais regiões e outros valores, acesse o site do TAP Miles&GO.
Cenário 1 – 101% de bônus (Já sendo assinante apenas Clube Livelo + 1% extra do PP)
Vamos agora a matemática da situação – comprando 130.000 pontos por R$5.460,00 e transferindo para a TAP ganhando 101% de bônus, você terá 261.300. Com este valor você consegue emitir uma passagem em executiva para Ásia, Austrália ou Oceania (ida e volta).

Custo final: R$5.432,83 + taxa de embarque.
Cenário 2 – 101% de bônus (Assinando Clube Livelo pela primeira vez + 1% extra do PP)
Lembrando que se você vai assinar o Clube Livelo 20.000 pela primeira vez, a conta fica ainda melhor!
Opte pelo clube 20.000 por R$799,90 e recebe 20.000 pontos, depois compre 110.000 com 40% de desconto por R$4.620,00

Transfira os 130.000 para a TAP e receba 101% – ao final terá 261.300 – o suficiente para emitir uma passagem em executiva para Ásia, Austrália ou Oceania (ida e volta).
Custo final: R$5.392,03 – sem a taxa de embarque.
Cenário 3 – 121% de bônus (Sendo assinante Clube Livelo pela primeira vez + Club TAP Miles&GO + 1% extra do PP)
Vamos agora supor que você assinou o Club Livelo pela primeira vez + Club TAP Miles&GO Platinum:
Então a matemática será a seguinte:
Assinei o Clube Livelo 20.000 por R$799,00 e depois comprei 84.000 pontos com 40% de desconto por R$3.528,00 = Total de 104.000 pontos na minha conta Livelo.

Transferi para a conta da TAP Miles&GO e recebi 120% + 1% = total de 229.840 mil milhas.
Como eu já tinha 32.000 milhas da assinatura do Club TAP Miles&GO Platinum – o total de saldo na minha conta da TAP ficou de 261.840 milhas. Com este valor você consegue emitir uma passagem em executiva para para Ásia, Austrália ou Oceania (ida e volta).
Custo final: R$4.593,49 – sem a taxa de embarque. IMBATÍVEL!
Cenário 4 – Enviando 215.000 pontos Livelo (sendo assinante Clube Livelo pela primeira vez + Club TAP Miles&GO Platinum + 1% extra do PP)
Vamos agora supor que você assinou o Club Livelo + Club TAP Miles&GO Platinum e vai transferir no mínimo 150.000:
Então a matemática será a seguinte:
Assinei o Clube Livelo 20.000 por R$799,00 e depois comprei 195.000 pontos com 40% de desconto por R$8190,00 = Total de 215.000 pontos na minha conta Livelo.

Transferi para a conta da TAP Miles&GO e recebi 120% + 1% – total de 475.150 mil milhas (promoção).
Porém como sou Club Platinum vou receber + 15.000 milhas (teto máximo) por ter transferido no mínimo 150.000.
Como eu já tinha 32.000 milhas da assinatura do Club TAP Miles&GO Platinum – o total de saldo na minha conta da TAP ficou de 475.150 + 32.000 + 15.000 = 522.150. Com este valor você consegue emitir 2 passagens em executiva para para Ásia, Austrália ou Oceania (ida e volta).
Custo final: R$4.624,00 – sem a taxa de embarque!
De todos os cenários acima, eu contabilizei somente a primeira mensalidade de cada clube, portanto o custo real que você vai ter para emitir estas passagens é baseado SOMENTE no primeiro mês de adesão, já nos demais temos uma outra perspectiva que vou explicar abaixo baseado no cancelamento ou não dos Clubes.
Como vocês sabem, o Clube Livelo pode ser cancelado logo após o primeiro mês sem carência, já o Club TAP Miles&GO tem vigência mínima de 12 meses.
Vamos supor que você assinou o Club TAP Miles&GO Platinum – tirando o bônus de adesão de 24.000 + a mensalidade do primeiro mês [8.000] – que estou assumindo você irá usar para estas emissões que mencionei acima – você ainda terá o seguinte:
Aí você me pergunta, mas Fábio, o que faço com este saldo? Levando em conta o Cenário 4, onde você vai utilizar 520k para 2 passagens, você ainda terá um saldo de 2k sobrando na sua conta. Então você pode mandar mais 10.000 pontos de qualquer banco parceiro do Brasil, inteirar 100.000 e levar mais uma executiva para Am. do Norte!
Custo final de uma passagem ida e volta p/ Am. do Norte: R$3.289,00 – sem a taxa de embarque
Se atente ao limite máximo de bônus que você poderá receber durante esta promoção, que é de 500.000 milhas. Portanto, você se você for elegível aos 121%, poderá mandar SOMENTE 413.000!
Lembrando que para os resgates saindo do Brasil para a Oceania/Austrália/Ásia, o programa não cobra taxa de combustível com exceção para voar com a Emirates.
Os resgates para voar com parceiros da TAP é feito somente pelo call center da empresa, o cliente pode ter até 6 trechos no mesmo itinerário e é permitido um stopover gratuito por passagem – uma baita regra generosa! A passagem deve ser obrigatoriamente de ida-e-volta.
Portanto, é uma ótima perdida para que quem ir pro outro lado do mundo, pois você pode fazer um stopover de alguns dias em Dubai e só continuar a viagem depois – excelente itinerário!
A TAP não permite misturar Emirates com nenhum outro parceiro que não seja a própria TAP no mesmo resgate e nem passar pela Europa e depois Dubai p/ ir pra Ásia.
Sugiro que antes de ligar para a TAP pesquise as datas e se tem lugar com milhas no voo – assim já agiliza a situação. Para pesquisar passagens nos parceiros a Star Alliance use este tutorial aqui, e para buscar disponibilidade na Emirates, use este aqui.
A única alteração que a TAP permite depois do bilhete emitido é de data/horário ou cia aérea – mudança de rota ou ponto de conexão ou classe não são permitidas e tem um custo de 50EUR por bilhete. O reembolso é possível mediante pagamento de 80EUR. E o programa também cobra uma taxa de emissão de 40EUR por bilhete.
A Emirates cobra altas taxas de combustíveis, vejamos uma simulação que eu fiz de São Paulo p/ Sydney com stopover em Dubai e depois retornando – valor total pagante R$28.253,88!

Notem que além das taxas de embarque – um valor aproximado de R$642,00 você irá pagar YQ (taxa de combustível) no valor de R$2.217,70. Notem que este caso de taxa de combustível saindo do Brasil é específico quando você resgata milhas Miles&GO para voar Emirates.

Levando em consideração o custo p/ gerar os pontos de R$4.593,00 + R$2.800,00 de taxas (YQ e embarque) você terá desembolsando em torno de R$7.393,00 para voar na Business da Emirates até o outro lado do mundo – o que eu acho um excelente negócio, já que é um desconto de mais 70%!
Lógico que se você resgatar com outras cias saindo do Brasil não terá o YQ, então fica a seu critério. Para saber quais cias da Star Alliance cobram a taxa de combustível, leiam este post aqui.
OBS: A Emirates é muito generosa para liberar diversos assentos nos voos, eu já consegui até 7 na mesma tacada!
Aproveite o tutorial que eu fiz hoje mostrando todas as regras e condições para emitir sua passagem – leia aqui.
E por último – a Emirates opera 3 modelos de cabine executiva nos voos que saem do Brasil:
São Paulo com A380 (diário) – Executiva no layout 1-2-1 com lounge e bar a bordo (leia meu relato aqui)

São Paulo com B77L (5x por semana) – Executiva no layout 2-2-2 com um pequeno e tímido “bar” self-service
OBS: Esta frequência sofrerá alterações a partir de Junho, veja mais aqui.

Rio de Janeiro com o B77W (diário) – Executiva no layout 2-3-2 – a mais inferior na minha opinião. (leia meu relato aqui)
OBS: Esta frequência sofrerá alterações a partir de Junho, veja mais aqui.

Esta é uma boa promoção para quem tem Ásia ou Oceania como destino pois te permite em voar em uma excelente cia (Emirates), curtir diversas mordomias a bordo, e ainda de quebra – parar em Dubai por uns dias!
E aí– quem vai embarcar nesta?
Não se esqueçam de se cadastrar para receber o bônus adicional para leitores do Passageiro de Primeira nesse link.