Smiles prorroga validade do status até março de 2022
por Lorenzo Firmino •
Boa notícia! A Suíça atualizou hoje (19) seus requisitos de entrada no país e está deixando de exigir testes negativos para a COVID-19. A partir de sábado (22), as pessoas que foram totalmente vacinadas ou que se recuperaram da COVID-19 não precisarão mais apresentar um RT-PCR ou teste antígeno negativo. A medida se mantém para viajantes que não foram completamente vacinados ou que não provem que se recuperaram do vírus.

De acordo com uma nota divulgada pelo governo suíço, a medida foi tomada principalmente devido à escassez de testes no mundo inteiro. Segundo o texto, a Suíça está abolindo também os testes obrigatórios feitos no quarto e sétimo dia de estadia no país, para deixar os testes para quem está com sintomas ou que tiveram contato com alguém que positivou recentemente.
Além disso, os formulários de entrada agora só precisarão ser preenchidos caso o viajante chegue ao país de avião ou em um serviço de ônibus de longa distância. Sobre o formulário, as regras de preenchimento permanecem as mesmas:
Para preencher o formulário, acesse este site.
O Conselho Federal também está encurtando o prazo de validade de todos os certificados de vacinação de 365 para 270 dias a partir de 31 de janeiro. Isso garante que o certificado suíço continue a ser reconhecido na UE. O Conselho também reduziu a quarentena para quem testou positivo para a COVID-19, de 10 para 5 dias.
O uso de máscara permanece obrigatório em lugares fechados para todos, vacinados ou não. Em eventos ao ar livre, a máscara ou o distanciamento não são exigidos, ficando a critério do cidadão ou do proprietário do espaço. O país também não irá adotar medidas de restrição de capacidade em eventos, conforme solicitados por vários cantões.
Alguém pensando em visitar a Suíça em breve?
Para mais informações, acesse o site do governo da Suíça.