Ethiopian e Boeing fecham acordo para fortalecer a Etiópia como principal hub da aviação na África
por Equipe | Passageiro de Primeira •
Pessoal, não sei se todo mundo é familiarizado mas a Smiles possui um excelente benefício e consequentemente um grande diferencial em relação a muitos outros programas de fidelidade: as milhas e trechos qualificáveis excedentes.

Mas antes de explicar o que são os “excedentes”, é importante bom deixar claro a diferença de milhas resgatáveis e qualificáveis.
Milhas Resgatáveis
As milhas resgatáveis são aquelas utilizadas para o resgate de passagens aéreas e outros produtos e serviços disponibilizados pela Smiles.
Como acumular:
Milhas Qualificáveis
Já as milhas qualificáveis são aquelas utilizadas para mudança ou manutenção da sua categoria na Smiles.
Como acumular:
Observações:
Além das milhas qualificáveis, temos também os trechos qualificáveis, que são contabilizados através de trechos realizados na sua viagem.
Como acumular:
Observações:
Agora sim, vamos falar das milhas e trechos qualificáveis excedentes! Caso você tenha acumulado milhas ou trechos acima do necessário para se manter na sua categoria, as milhas ou trechos excedentes serão contabilizados para o ano seguinte para lhe ajudar com seu saldo.
Ainda que você não tenha conseguido atingir a quantidade necessária para se manter na sua categoria, elas serão descontadas correspondentes à categoria inferior. Lembrando que a mudança efetiva de categoria só ocorrerá em 01/04 de cada ano.
No exemplo abaixo o cliente acumulou 12.000 milhas qualificáveis no ano. Como são necessários 10.000 milhas qualificáveis para se tornar cliente Prata, sobrarão 2.000 milhas qualificáveis excedentes, que ficarão como saldo para o ano seguinte para ajudar a atingir os requisitos necessários para subir de categoria.

Para fazer a consulta do seu saldo excedente, basta acessar sua conta no site da Smiles e clicar no menu “Minha categoria“.
No exemplo abaixo o cliente tem um saldo de 51.330 milhas qualificáveis em sua conta, ou seja, já atingiu as 30.000 milhas necessárias para se manter Diamante no ano seguinte.
Ou seja, se esse for o saldo no dia 31/12, a Smiles debitará as 30.000 milhas da conta do cliente (que se manterá Diamante em 2021) e ele terá um excedente de 21.330 milhas já para o próximo ano. Com isso, bastará acumular mais 8.670 milhas em 2021 para atingir novamente as 30.000 milhas necessárias para se manter Diamante em 2022.
A lógica acima também é a mesma para os trechos qualificáveis.

Se você tem interesse em fazer parte do Clube Smiles, em parceria com o programa, conseguimos uma condição especial: milhas bônus adicionais na sua assinatura! Confira os planos disponíveis aqui.
Saiba como funciona o Clube Smiles.
O benefício das milhas e trechos qualificáveis excedentes é excelente e algo único entre os programas de fidelidade nacionais. Sem dúvidas um ótimo incentivo da Smiles para fidelizar os seus clientes.
Você já consultou seu saldo de milhas qualificáveis? Até quando tem garantido seu status no programa?
Para saber mais sobre como manter ou subir de categoria na Smiles, clique aqui.