Começa hoje o cadastro das 'chaves' do novo sistema de pagamentos Pix
por Equipe | Passageiro de Primeira •
Atualização às 13h08: A Prefeitura do Rio de Janeiro voltou atrás e o comprovante de vacinação não será mais necessário em shoppings, táxis ou transporte por aplicativo.
Por preocupação com a nova variante Ômicron do Coronavírus, a Prefeitura do Rio de Janeiro está sendo mais exigente com o comprovante de vacinação. Estabelecimentos como bares, hotéis e pousadas agora exigem o ‘passaporte da vacina’ para moradores e turistas.

A vacinação a ser comprovada deve corresponder à 1ª, 2ª dose ou a dose única, de acordo com o cronograma instituído pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio em relação à idade do indivíduo. Veja os locais que agora exigem o comprovante de vacina:
Além disso, a apresentação do passaporte de vacina continua obrigatório em academias, estádios e ginásios esportivos, museus, galerias, cinemas, teatro e parques. São considerados documentos válidos para a comprovação da vacinação, de acordo com a prefeitura:
Segundo Daniel Soranz, secretário de Saúde do Rio de Janeiro, a vacina se comporta bem em resposta à nova variante, sem evidências que provem o contrário – pelo menos não por enquanto. Por conta disso, a exigência do comprovante de vacina serve para evitar que a nova variante se espalhe pela cidade. “A gente está muito preocupado com a nova variante. A princípio, é uma variante que responde bem à vacinação. A vacina protege contra a variante ômicron, não temos nenhuma evidência que indique o contrário”.
De acordo com a secretaria municipal de Saúde, nesses primeiros dias a prefeitura irá apenas orientar, mas, a partir da próxima semana, as multas começam a ser aplicadas para quem descumprir a determinação.
O secretário informou que é necessário um período de adaptação antes de começar a aplicar as multas. “O ideal é que os estabelecimentos já se programem para começar a exigência a partir de hoje. Mas é claro que a gente já sabe que será necessário um período de adaptação. Então, as fiscalizações nessa etapa inicial serão de caráter instrutivo. Começaremos a aplicar multas a partir da próxima semana”.
Os estabelecimentos deverão ser responsáveis pelo controle de cada pessoa em suas dependências mediante a apresentação do comprovante de vacinação com um documento com foto.
O que você acha da decisão da prefeitura do Rio?