Prorrogado! LATAM Pass oferece 70% de desconto na compra de pontos
por Equipe | Passageiro de Primeira •
Nas últimas semanas, voltamos a mostrar resgates em Classe Executiva, sem nos importar se são voos curtos de ligação intra-país/região, ou voos intercontinentais, que eram o foco das fases passadas, usando milhas e pontos. O que temos no cardápio hoje é: Resgates de Primeira – Passagem de Tóquio (Japão), para Manila (Filipinas), na Classe Executiva da JAL – Japan Airlines, usando Avios do Executive Club, da British Airways.

☞ pular para…
Rota: Tóquio x Manila
Programa: Executive Club – British Airways
Para quem não vem acompanhando, nas primeiras duas fases da série Resgates de Primeira, mostramos ótimos resgates para voar em Classe Executiva para todos os continentes. Na terceira fase, mostramos Resgates de Primeira para voar em Primeira Classe, item cada da vez mais raro no mundo da aviação, especialmente para viajar utilizando milhas e pontos.
Nessa últimas, voltamos a mostrar o resgate de viagens em Classe Executiva que apresentem custo x benefício acima da média. Por isso, hoje vamos aproveitamos para mostrar uma viagem para um destino com prais lindas e exóticas, as Filipinas.
Se você, assim como este editor, tem as Filipinas no seu bucket list, guarde esse Resgate de Primeira na agenda. Aliás, esse era um dos roteiros da viagem que estava reservada para março passado, que entrou na lista dos muitos planos desfeitos pela pandemia.
As ilhas e praias idílicas como Bocaray, El Nido, Coron e Puerto Princesa, colocam as Filipinas como forte candidata na disputa pela titularidade das praias mais paradisíacas do mundo, rivalizando com destinos mais conhecidos, como Tailândia e Vietnã.
A depender do seu roteiro, esse resgate MNL-TYO pode ser uma ótima opção para chegar ou sair das Filipinas. No meu caso, usaria esse resgate na saída, já que entraria vindo do Vietnã, via Hong Kong e Cebu.
A viagem mostra a possibilidade de voar na excepcional nova cabine de Classe Executiva Sky Suite III da JAL – Japan Airlines, no Boeing 787-9 Dreamliner.

O voo parte do Aeroporto Internacional Tokyo Narita e os passageiros voando na JAL Business Class têm acesso ao maravilhoso Japan Airlines Sakura Lounge daquele aeroporto.
Sabendo que o programa Executive Club, da British Airways, tem tabela de emissões baseada em distância em milhas, a primeira informação que precisamos saber, é a distância entre Tóquio e Manila. Consultando o Great Circle Mapper (saiba como utilizá-lo nesse guia), constatamos que a distância é a seguinte:

Depois, vamos conferir a tabela de resgates do British Executive Club, baseada nessa distância.

Como vemos, a distância se enquadra na terceira zona (faixa) da tabela, em que seriam cobrados 22 mil Avios (em verdade, a tabela foi inflacionada às escondidas pelo EC, e hoje essa faixa cobra 24 mil Avios para viajar na JAL e 25 mil Avios para voar Cathay pacific, como mostramos aqui).
Ainda assim, esse é um dos menores números absolutos em milhas para voar intra-Ásia em Classe Executiva. Apenas como referência, o excelente programa AAdvantage, da American Airlines, cobra 30 mil milhas para esse mesmo voo.
Como sabemos, o Executive Club é um dos programas de fidelidade em que o acervo é acessível nas pesquisas online, tanto para voos próprios quanto para parceiros.
A presente emissão, portanto, tem tratamento 100% online, desde a pesquisa até a emissão.
Realizada a pesquisa e encontrado o resultado, basta selecionar os voos preferidos e seguir para finalização, tudo online.

Como você vê, na nossa escolha acima, trata-se de um voo com alta eficiência no uso dos Avios, pois a distância entre Tóquio e Manila está no extremo da tabela de distância da terceira faixa (até 2 mil milhas), em que são cobrados 24 mil Avios, para voar JAL.
O gargalo dessa emissão, que é excelente, pode estar nas dificuldades de gerar e alto valor dos Avios no mercado internacional.
Embora essa seja uma emissão em que se usa uma quantidade baixa de milhas (Avios), só é uma boa oportunidade para quem consegue gerar os valiosos Avios a baixo custo, algo raro depois que a Esfera alterou a ratio de transferência de 1:1, para 2:1, ou seja, 2 pontos Esfera passaram a ser convertidos em 1 Avio.
Um dos maiores portais do mercado internacional de milhas, hospedagens e pontos, divulga uma avaliação mensal de quanto valem as milhas. Na avaliação desse mês de agosto de 2021, o TPG (The Points Guy) atribui o valor de 1,5 cents de dólar por Avio. Convertendo-se esse valor para real, teríamos 8,13 centavos por Avios, ou R$ 81,30 por milheiro de Avios.
A despeito disso, vamos tentar mostrar alternativas razoáveis de gerar essas milhas.
Mesmo nas melhores promoções de compras de pontos Livelo e/ou Esfera, em que chegam a ser oferecidos 50% de desconto, como mostramos aqui no PP (Livelo e Esfera), ao custo de 35 reais o lote de mil pontos, dada a taxa de conversão de 2:1 de ambos os programas, teremos o bloco de mil Avios custanto 70 reais.
Apesar desse alto custo de aquisição nessa modalidade, os 24 mil Avios necessários para essa emissão, custariam cerca de R$1.680, o que é um valor bem melhor do que a passagem pagante, em que são cobrados mais de 10,5 mil reais pelo mesmo voo.

Em tese, você poderia emitir um voo com conexão em Hong Kong, para voar com a Cathay Pacific. Na prática, essa opção é inviável, já que serão cobrados os valores dos dois resgates, e com a nova precificação que mostramos recentemente, que o British Executive Club aumentou os resgates nas três primeiras faixas para voar com JAL e Cathay Pacific, custaria o dobro, tornando-se não atrativo.
Entretanto, a Classe Executiva JAL Suite III, que equipa os Boeings 787-9 Dreamliner, é de altíssimo nível, afora o excepcional padrão de serviço da JAL, tornando o resgate ainda mais valioso.
Esse é mais um bom exemplo das dezenas de boas oportunidades de emissões que temos a explorar no nosso microcosmos de milhas e pontos, como falamos no post inicial dessa série semanal.
Como falamos nos resgates anteriores dessa fase, acaso queira ver alguma rota/voo que tenha interesse/curiosidade, favor informar nos comentários, que poderemos tentar encaixar nas próximas publicações.
Lembre que nessa série, optamos por abordar apenas uma boa emissão por semana, mas oferecendo todas as informações que você precisa saber para tirar proveito da oportunidade, inclusive todos os pros e contras que se aplicam a essa emissão.
Esse, sem dúvida, é mais um dos bons resgates do nosso universo de milhas e pontos.
E você, já conseguiu aproveitar essa excelente emissão do Executive Club?
Confira os Resgates de Primeira publicados!
Primeira fase
Segunda fase
Terceira fase
Quarta fase