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por Equipe | Passageiro de Primeira •
Nas últimas semanas, voltamos a mostrar resgates em Classe Executiva, sem nos importar se são voos curtos de ligação intra-país/região, ou voos intercontinentais, que eram o foco das fases passadas, usando milhas e pontos. O que temos no cardápio hoje é: Resgates de Primeira – Passagem de Perth (Austrália), para Singapura, na Classe Executiva da Qantas, usando Avios do Executive Club, da British Airways.

☞ pular para…
Rota: Perth x Singapura
Programa: Executive Club – British Airways
Para quem não vem acompanhando, nas primeiras duas fases da série Resgates de Primeira, mostramos ótimos resgates para voar em Classe Executiva para todos os continentes. Na terceira fase, mostramos Resgates de Primeira para voar em Primeira Classe, item cada da vez mais raro no mundo da aviação, especialmente para viajar utilizando milhas e pontos.
Nessa últimas, voltamos a mostrar o resgate de viagens em Classe Executiva que apresentem custo x benefício acima da média. Por isso, hoje vamos aproveitamos para mostrar um resgate que destaca a potencialidade dos resgates no Executive Club para “pular” de regiões em viagens curtas, gastando poucos Avios.
Já comentamos em outros posts, que a precificação por distância, tanto no Executive Club, da British Airways, quanto no Iberia Plus, da Iberia, traz grande vantajosidade para voar entre aeroportos que estejam relativamente próximos à divisão de continentes e/ou regiões aéreas, como mostramos nesse resgate entre Tóquio e Vladivostok – embora situado na porção ocidental da Rússia, é classificado pelos programas de fidelidade como Região-Europa.
Nessa rota, temos a Qantas, que é parceira do Executive Club na aliança global oneworld, operando o voo direto PER-SIN, cuja distância é de apenas 2.421 milhas, essa é uma excelente oportunidade de tirar proveito do relativamente baixo número de Avios requeridos para voos de média distância.
Além disso, o voo a partir de Perth pode ser uma boa alternativa para complementar a ligação Oriente Médio-Oceania-Ásia, para aproveitar o voo longo de Doha para Perth (ou Sydney), na Primera Classe da Qatar Airways, quando a empresa voltar a operar os A380, que parece que vai ocorrer antes do previsto, como mostrou ontem o OMAAT. Mesmo que tenhamos perdido o ótimo sweetspot na Smiles, esse resgate custa razoáveis 50 mil milhas no AAdvantage (Oriente Médio – Pacífico Sul).
Lamentavelmente, a Qantas não está operando essa rota com os modernos Boeing 787-9 Dreamliner, mas com o antigo A330-200. Apesar disso, a aeronave tem uma Classe Executiva decente, com 28 assentos dispostos no layout 1-2-1, full-flat bed, além do ótimo serviço de bordo da companhia australiana.
O voo parte do Aeroporto Internacional de Perth – Perth Airport – e os passageiros voando na Business Classe da Qantas têm acesso aos lounges da empresa naquele aeroporto, que embora com algumas restrições, já voltaram a funcionar.
Sabendo que o programa Executive Club, da British Airways, tem tabela de emissões baseada em distância em milhas, a primeira informação que precisamos saber, é a distância entre Perth e Singapura. Consultando o Great Circle Mapper (saiba como utilizá-lo nesse guia), constatamos que a distância é de 2.421 milhas.

Depois, vamos conferir a tabela de resgates do British Executive Club, baseada nessa distância.

Como vemos, a distância se enquadra na quarta zona (faixa) da tabela, em que são cobrados 38.750 Avios.
Ainda que não dê a máxima eficiência de Avios, já que está relativamente longe das 3 mil milhas do limite da Zona 4, esse é um dos menores números absolutos em milhas (Avios, no caso) para voar entre Oceania e Ásia em Classe Executiva. Apenas como referência, o excelente programa AAdvantage, da American Airlines, cobra 40 mil milhas para voar entre essas regiões, independentemente da distância.
O Executive Club é um dos programas de fidelidade em que o acervo é acessível nas pesquisas online, tanto para voos próprios quanto para parceiros.
A presente emissão, portanto, tem tratamento 100% online, desde a pesquisa até a emissão.
Realizada a pesquisa e encontrado o resultado, basta selecionar os voos preferidos e seguir para finalização, tudo online.

O gargalo dessa emissão, que é excelente, pode estar nas dificuldades de gerar e alto valor dos Avios no mercado internacional.
Embora essa seja uma emissão em que se usa uma quantidade baixa de milhas (Avios), só é uma boa oportunidade para quem consegue gerar os valiosos Avios a baixo custo, algo raro depois que a Esfera alterou a ratio de transferência de 1:1, para 2:1, ou seja, 2 pontos Esfera passaram a ser convertidos em 1 Avio.
Um dos maiores portais do mercado internacional de milhas, hospedagens e pontos, divulga uma avaliação mensal de quanto valem as milhas. Na avaliação desse mês de agosto de 2021, o TPG (The Points Guy) atribui o valor de 1,5 cents de dólar por Avio. Convertendo-se esse valor para real, teríamos 8,13 centavos por Avios, ou R$ 81,30 por milheiro de Avios.
A despeito disso, vamos tentar mostrar alternativas razoáveis de gerar essas milhas.
Mesmo nas melhores promoções de compras de pontos Livelo e/ou Esfera, em que chegam a ser oferecidos 50% de desconto, como as encerradas ontem (30/11) por ambos os programas (Livelo e Esfera), ao custo de 35 reais o lote de mil pontos, dada a taxa de conversão de 2:1, teremos o bloco de mil Avios custanto 70 reais.
Apesar desse alto custo de aquisição nessa modalidade, os 38.750 Avios necessários para essa emissão, custariam cerca de R$2.712, o que é um valor bem melhor do que a passagem pagante, em que são cobrados mais de 8,5 mil reais pelo mesmo voo.

Em tese, você poderia emitir essa viagem com outro parceiro oneworld do Executive Club. Entretanto, como o programa precifica por distância e conta cada trecho como se fosse um resgate em separado, pra voar com conexão ou escalas, teria um aumento de custo que inviabilizaria o resgate.
Assim, a única opção é voar com a Qantas, o que não é problema, já que a companhia australiana tem ótimos hard e soft-product.
E mesmo que a rota não seja servida pelo moderno Boeing 787-9 Dreamliner da companhia, a Classe Executiva do A330-200 da Qantas é um ótimo produto, como mostrado aqui pelo Fábio Vilela.
Esse é mais um bom exemplo das dezenas de boas oportunidades de emissões que temos a explorar no nosso microcosmos de milhas e pontos, como registramos no post inicial dessa série semanal.
Como falamos nos resgates anteriores dessa fase, acaso queira ver alguma rota/voo que tenha interesse/curiosidade, favor informar nos comentários, que poderemos tentar encaixar nas próximas publicações.
Lembre que nessa série, optamos por abordar apenas uma boa emissão por semana, mas oferecendo todas as informações que você precisa saber para tirar proveito da oportunidade, inclusive todos os pros e contras que se aplicam a essa emissão.
Esse, sem dúvida, é mais um dos bons resgates do nosso universo de milhas e pontos, sobretudo por considerar a mudança de região aérea.
E você, tem curiosidade de fazer esse resgate no Executive Club?
Confira os Resgates de Primeira publicados!
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