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por Equipe | Passageiro de Primeira •
No nosso resgate de hoje, aproveitamos para mostrar a nova rota anunciada pela Qatar Airways para o verão Europeu, de Doha para a paradisíaca e badalada ilha de Santorini, na Grécia. Com isso, o que temos no cardápio hoje é: Resgates de Primeira – Passagem de Doha para Santorini, na Classe Executiva da Qatar Airways, com pontos LATAM Pass.

A Qatar já opera para Atenas e Mykonos, mas Santorini é a grande novidade desse verão.
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Rota: Doha – Santorini (Grécia)
Programa: LATAM Pass
Para quem não vem acompanhando, nas primeiras duas fases da série Resgates de Primeira, mostramos ótimos resgates para voar em Classe Executiva para todos os continentes. Na terceira fase, mostramos Resgates de Primeira para voar em Primeira Classe, item cada da vez mais raro no mundo da aviação, especialmente para viajar utilizando milhas e pontos.
O resgate de hoje, como dissemos, mostra a nova rota anunciada pela Qatar para o verão europeu 2022, a badalada ilha de Santorini, na Grécia.
A aeronave não é exatamente o ponto forte do voo, já que a previsão é a operação com A320, mas, ainda assim, a Classe Executiva da Qatar Airways nesse modelo de corredor único não decepciona, com poltronas full-flat bed e o serviço premiado da Qatar Airways.
Portanto, apesar de não ser das melhores cabines Business da Qatar, esse voo é uma opção para chegar na icônica Santorini em grande estilo.
E além de permitir voar na Classe Executiva da Qatar, o resgate ainda dá acesso a um dos melhores Business Class Lounges do mercado, o Al Mourjan, em Doha.
Al Mourjan Business Class Lounge – Aeroporto de Doha (DOH)
O Al Mourjan é um dos melhores lounges de Classe Executiva do mundo. É amplo, luxuoso, confortável e funcional.
Destaque para o enorme espelho d’água na entrada, que como bem observou Fábio em umas das matérias sobre a sala VIP, “parece um lago sob a escada em elíptico e que ocupa quase metade do lounge. Simplesmente demais”!
A sala tem tudo o que se espera de uma sala VIP de alto nível: restaurantes a la carte e buffet (principal), shower room, business center, sleeping area, family room, resting room e playground.
Para evitar repetição, sugiro conferir a excelente avaliação feita por Fábio, clicando aqui.
Embora o programa LATAM Pass tenha precificação dinâmica para os voos próprios LATAM, as emissões com parceiros obedecem a tabelas fixas por Região e Classe de Voo, o que é bastante positivo, já que se consegue ter alguma previsibilidade sobre os custos de uma emissão.
Para resgates em Classe Executiva realizados a contar de 11/01/2021, o programa tem a seguinte tabela para parceiros, nos voos entre Oriente Médio e Europa:

Como mostra na tabela, o resgate Oriente Médio – Europa, em Classe Executiva, é fixado em 66 mil pontos LATAM Pass, o que é bastante razoável, dado o baixo custo de geração.
Apesar do registro negativo sobre essa tabela ter sofrido 3 alterações do início de 2020 pra cá, ainda assim manteve alguns resgates bem interessantes.
Alias, vale registrar que o menor número absoluto de milhas/pontos requeridos pare esse resgate, é o do Executive Club, que cobra módicos 22 mil Avios para o voo.
Entretanto, considerando que a geração mais barata de Avios no mercado brasileiro, tem deságio de 2:1 (Livelo e Esfera), é fácil concluir que, embora sejam cobrados 66 mil pontos no LATAM Pass, acaba saindo mais barato, dadas as facilidades de gerar pontos LATAM.
Quem, por exemplo, tirou proveito do Bumerangue Livelo/LATAM dessa semana, ou das promoções de transferência de KM de Vantagens com 40% de bônus ou mesmo foi contemplado com a oferta de 90% de bônus nas transferências realizadas (oferta direcionada), vai gerar esses pontos a baixíssimo custo.
Até meados de 2020, era possível pesquisar e emitir voos no LATAM Pass com alguns parceiros, especialmente Iberia, British Airways e American Airlines (quando eram parceiros oneworld, até 03/2020). As disponibilidades com a Qatar Airways, contudo, jamais apareciam nas pesquisas online no site da Multiplus, depois LATAM Pass.
Até então, a maneira de se descobrir disponibilidades para voar Qatar, com pontos Multiplus/LATAM Pass, era buscando através do site da American Airlines. Com as datas devidamente anotadas, bastava ligar para o call-center do Multiplus/LATAM Pass, e realizar o resgate. Nunca foi um procedimento fácil ou rápido, mas funcionava (foi assim que esse editor conseguiu fazer alguns voos na Classe Executiva da Qatar Airways, usando as dicas dadas aqui no PP por Fábio).
Contudo, houve uma guinada no site do LATAM Pass, em relação aos parceiros. Iberia e British Airways desapareceram da pesquisa, e a Qatar Airways começou a mostrar disponibilidade online para algumas rotas.
Embora o sistema, por alguma razão técnica que desconhecemos, não permita finalizar a emissão, o fato de mostrar online ajuda demais na montagem do roteiro, que deve ser finalizado através de ligação para o call-center, ou em alguma loja LATAM Travel habilitada.
Atualmente, tem sido possível finalizar apenas os resgates com a Delta, e ainda assim com muito trabalho, dadas as constantes inconsistências.
Abaixo, o resultado da pesquisa referente ao voo do nosso resgate que é mostrado hoje:
DOH- JTR
Qatar Airways – Classe Executiva

Assim, embora a falha sistêmica não permita a emissão online, o sistema encontra disponibilidades e tarifa o bilhete.
Como mencionamos antes, também é possível verificar as disponibilidades, pesquisando através do site da American Airlines. Em regra, as vagas mostradas para emissão award lá, batem com as do sistema.
Como descrevemos no tópico anterior, embora o sistema do LATAM Pass mostre as disponibilidades online, um possível erro sistêmico não permite concluir a operação. Por isso, essa emissão demanda a ligação para o call center ou ir até uma loja LATAM Travel especializada.
Como falado na primeira matéria, especula-se que essa é uma emissão que demanda um conhecimento técnico avançado do sistema (para driblar falhas sistêmicas), algo dominado por poucos atendentes do call-center da LATAM, sobretudo os que servem à linha especial dos clientes Black e Black Signature.
Contudo, é preciso registrar que apesar de não ter havido ainda a solução para as dificuldades de emissão através do call-center, desde então já tivemos notícia de muitos leitores que conseguiram realizar o resgate via central, a despeito de não possuírem status Black ou Black Signature.
Por outro lado, tivemos a desagradável informação de que as lojas LATAM Travel, qualificadas para o resgate, inclusive a utilizada por este editor para emitir passagens com a Qatar Airways, passaram a cobrar valores absurdamente elevados para a emissão, o que pode acabar desestimulando o resgate por essa canal.
Fato é que, a despeito das dificuldades e do desgosto com o aumento indevido da taxa em algumas lojas, essa é uma emissão plenamente factível e, na visão deste editor, um excelente uso para os pontos LATAM Pass.
Embora essa seja uma emissão em que se usa uma quantidade bastante razoável de milhas/pontos para voar da Europa para a Ásia Ocidental, encontrar mecanismos de gerar esses pontos a baixo custo, é fundamental para tornar o resgate ainda mais atrativo.
O que de fato torna essa emissão interessante, é a compra e/ou geração dos pontos LATAM Pass com descontos consideráveis em relação ao valor padrão de R$70 o milheiro.
A propósito, quem acompanha o Passageiro de Primeira assiduamente, sabe que nos últimos anos tem sido relativamente comum, promoções em que o programa vende pontos com até de 70% de desconto sobre o valor de tabela (R$70/milheiro), o que reduz esse valor para R$21,00/milheiro.
Com milheiro a R$21, o valor do bilhete fica excepcional, já que os custos para comprar esses 120 mil pontos LATAM Pass, passa para R$1.386, mais barato que uma passagem em classe econômica para o trecho, sem dúvida.
E quem aproveitou o melhor cenário das promoções citadas nessa matéria, empilhando a compra de pontos Livelo com 50% de desconto + o Bumerangue com 30% de bônus no LATAM Pass e devolução de 30% dos pontos para a Livelo, em que o CPM ficou em incríveis R$18,85, o custo do resgate ficaria em R$1.244, o que é fantástico.
Para que você tenha uma noção comparativa, veja o valor pago da passagem mostrada acima, que custa 66 mil pontos LATAM Pass:

A passagem custa aproximadamente R$8.800, afora taxas, o que é uma brutal diferença em relação ao custo em milhas/pontos.
Vale notar, inclusive, que a Qatar está cobrando a indesejada taxa de combustível na passagem paga, no valor de aproximadamente seiscentos reais, o que não é cobrado na emissão com o LATAM Pass.
Apenas essa taxa é quase a metade do custo total dos pontos dessa emissão.
Embora, em teoria, seja possível o resgate para voar com outras parceiras do LATAM Pass, como British Airways ou Iberia, nossa opção de voo foi especialmete pensada para usar a nova rota da Qatar Airways, embora, como falamos, num avião de corredor único.
Não sabemos se o retorno dessa magnífica aeronave à frota da Qatar Airways será provisório, apenas para cobrir a carência ocasionada pela manutenção de pintura dos A350, ou se a mesma permanecerá fixa em algumas rotas, inclusive com a integração das 5 aeronaves restantes, que permanecem estacionadas.
Portanto, acaso queira conhecer a cabine, essa pode ser a oportunidade.
Esse é mais um bom exemplo das dezenas de boas oportunidades de emissões que temos a explorar no nosso microcosmos de milhas e pontos, como falamos no post inicial dessa série semanal.
Como falamos nos posts anteriores dessa fase, acaso queira ver alguma rota/voo que tenha interesse/curiosidade, favor informar nos comentários, que poderemos tentar encaixar nas próximas publicações.
Lembre que nessa série, optamos por abordar apenas uma boa emissão por semana, mas oferecendo todas as informações que você precisa saber para tirar proveito da oportunidade, inclusive todos os pros e contras que se aplicam a essa emissão.
Esse, sem dúvida, é mais um dos bons resgates do nosso universo de milhas e pontos.
E você, pretende assegurar esse ou outro bom uso dos seus pontos LATAM Pass?
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