Hoje começou a operar o novo Aeroporto de Istambul
por Equipe | Passageiro de Primeira •
Diante do cenário da pandemia do novo coronavírus que afeta o mundo inteiro, o ranking dos aeroportos mais movimentados do mundo em 2020 sofreu mudanças jamais vistas anteriormente, de acordo com os dados preliminares publicados pela Airports Council International (ACI).

Depois de 22 anos consecutivos liderando o ranking como o aeroporto mais movimentado do mundo, o Aeroporto Internacional de Atlanta Hartsfield-Jackson (hub da Delta Airlines), perdeu o seu posto e passou a ocupar a segunda posição em 2020.

O Aeroporto Internacional de Guangzhou Baiyun (principal hub da China Southern Airlines), no sul da China, foi o aeroporto mais movimentado de 2020, chegando ao 1º lugar depois de ocupar a 11ª posição em 2019. Dentre os TOP 10 do mundo, sete encontram-se em território chinês.
Passaram por Guangzhou em 2020 o total de 43,8 milhões de passageiros, numero 40% menor do que em 2019. Em contrapartida, o Aeroporto de Atlanta processou 42,9 milhões de passageiros, uma queda de 61% em relação ao ano anterior.
De acordo com Patrick Lucas, Vice-Presidente de Economia da ACI Mundial, a saída de Atlanta do topo deve ser temporária. “Enquanto a indústria se recupera, nós esperamos que ATL retome o seu lugar no topo nos próximos anos“, afirmou Patrick.
A ACI observou que as viagens aéreas domésticas estão começando a se recuperar em muitos lugares, enquanto as viagens aéreas internacionais continuam fortemente restritas.
A forte participação da China entre os dez primeiros se deve, em parte, às viagens domésticas menos restritas no país, onde o novo coronavírus surgiu no final de 2019 e foi agressivamente derrotado com bloqueios rígidos. O país é o segundo maior mercado doméstico de viagens do mundo, depois dos Estados Unidos.
As viagens internacionais na China ainda são altamente restritas, observou Patrick Lucas, forçando muitos viajantes que poderiam ter viajado internacionalmente a viajar dentro da própria China.

Embora alguns sinais de recuperação estejam surgindo, o líder da ACI destacou vários componentes essenciais para a melhoria contínua. “Uma recuperação global sustentada só será alcançada com uma escalada das campanhas de vacinação, o desenvolvimento contínuo de passes digitais de saúde e apoio político coordenado e coeso dos governos“, disse o Diretor Geral da ACI, o brasileiro, Luis Felipe de Oliveira.
Agora sim: vamos para o ranking?
Aeroportos super importantes e grandes centros de distribuição de voos como os de Los Angeles (TOP 3/2019), Dubai (TOP 4/2019), Tóquio Haneda (TOP 5/2019), Chicago O’Hare (TOP 6/2019), London Heathrow (TOP 7/2019), Shanghai Pudong (TOP 8/2019) e Paris Charles de Gaulle (TOP 9/2019), sequer apareceram entre os 10 aeroportos mais movimentados de 2020, comprovando uma mudança extremamente radical e jamais vista nesse ranking.
E você: imaginou que a China ocuparia tantas posições nesse TOP 10?