Smiles tem voo direto para Nova York com a Delta a partir de 46.100 milhas em econômica
por Lorenzo Firmino •
Pessoal, tenho observado que uma das dúvidas que está surgindo com mais frequência no campo de comentários do site é: para onde eu posso viajar? A pandemia da COVID-19 levou cada país a criar sua própria regra de ingresso, quarentena e outras medidas restritivas. No entanto, o mundo já apresenta sinais que está entrando no seu “novo normal” e companhias aéreas de diversos países começaram um processo gradual de retomada de voos. Mas o que era para ser uma boa notícia está trazendo novas incertezas – já que a operabilidade de uma rota não significa, necessariamente, que você está apto a adentrar a fronteira do país de destino.

Foi pensando nisso que a IATA (Associação Internacional de Transportes Aéreos) criou um mapa interativo com objetivo de mostrar de forma atualizada a situação de restrições de viagem mundo afora.
Nos últimos dias tenho acessado este mapa e cruzado as informações que obtenho lá com fontes oficiais de governos e da mídia em geral. Embora não posso dizer que o mapa seja 100% confiável, ele é quase isso. De longe, é a melhor ferramenta criada para ajudar viajantes nos dias de hoje.
O funcionamento do mapa interativo da IATA é bem simples. Você seleciona o país que deseja obter informações e o sistema apresentará uma coluna a direita com todos os detalhes. Os países são representados por cores de azul:
Além disso, a cor cinza significa que a última atualização recebida pela associação está no momento em revisão.




A ferramenta é excelente para quem tem viagem marcada (ou planeja viajar em breve). Vale notar, entretanto, que dada a natureza da rápida evolução do surto do vírus a IATA não garante sua precisão e não tem nenhuma responsabilidade por erros ou omissões.
Em outras palavras, faça seu dever de casa. Utilize o mapa interativo como referência e certifique-se da informação obtida com fontes oficiais do governo do país de destino.
Clique aqui para se redirecionado ao mapa.