Lojas LATAM Travel devem virar Agaxtur
por Alexandre Zylberstajn •
Você sabe como funciona o Iberia Plus? Nessa matéria vou te mostrar todos os detalhes do programa de fidelidade da companhia espanhola Iberia, para que você possa aproveitar as oportunidades em suas viagens futuras!

☞ pular para…
Como disse na introdução, o Iberia Plus é o programa de fidelidade da companhia espanhola Iberia. Assim como em outros programas aéreos, nele é possível acumular milhas, que são chamados de Avios, além de poder se tornar um cliente elite para usufruir de benefícios ao voar tanto com a companhia espanhola como com outras de suas parceiras.
Aliás, por falar nelas…
A Iberia possui parceria tanto com companhias membros da aliança oneworld, como British Airways, American Airlines, Qatar Airways entre outros, como também parcerias bilaterais com companhias aéreas como a LATAM, Vueling e Avianca, por exemplo.
A companhia espanhola é membro da oneworld há mais de 20 anos, tendo ingressado na aliança em 1999. Confira abaixo a lista de companhias que atualmente fazem parte da aliança:
Além das listadas acima, a Iberia também mantém acordos, seja apenas de codeshare ou mais amplos, com as seguintes companhias:
O programa conta com 6 níveis de categorias que, a medida que são atingidas, oferecem uma equivalência de status com a aliança oneworld (saiba mais aqui) e também diversos outros benefícios.
São 4 categorias principais (Clásica, Plata, Oro e Platino) e 2 categorias especiais, que quando atingidas oferecem o status de forma vitalícia (Infinita e Infinita Prime).

– Como atingir: realizando o cadastro
– Equivalência de status na oneworld: não há
Essa é a categoria inicial do programa, obtida apenas ao se inscrever no Iberia Plus, mas já oferece alguns benefícios básicos, como a prioridade na lista de espera em aeroportos, por exemplo.
Benefícios:

– Como atingir: 1.100 Pontos Elite ou 25 Trajetos
– Equivalência de status na oneworld: Ruby
Esse é o primeiro nível de status possível de se atingir no programa, trazendo como principais benefícios o acúmulo de Avios bônus em voos, check-in e embarque prioritário, além de uma maior franquia de bagagem.
Benefícios:

– Como atingir: 2.250 Pontos Elite ou 50 Trajetos
– Equivalência de status na oneworld: Sapphire
Esse é o nível de status intermediário do programa, trazendo como principais benefícios o acúmulo de Avios bônus em voos, atendimento VIP em aeroportos (incluindo serviço de Fast Track quando disponível), acesso às salas VIP e central de atendimento exclusiva.
Benefícios:

– Como atingir: 6.250 Pontos Elite
– Equivalência de status na oneworld: Emerald
O nível “máximo” do programa (há outras duas categorias especiais que falaremos em seguida). Como principais benefícios temos os Avios bônus em voos, upgrades gratuitos para Classe Executiva, limite emergencial em Avios na conta e central de atendimento exclusiva.
Benefícios:

– Como atingir: 125.000 Pontos Elite
– Equivalência de status na oneworld: Emerald
Agora vamos entrar nas categorias especiais do programa, que oferecem status de forma vitalícia, ou seja, uma vez atingida você terá seu status para sempre. A primeira delas é o “Infinita”, que oferece como principais benefícios os 2 upgrades gratuitos por ano (por se tratar de um status vitalício, você terá eles disponíveis sempre a cada ano), além da possibilidade de presentear alguém com um status Oro ao atingir 12.500 Pontos Elite num ano.
Benefícios:

– Como atingir: 200.000 Pontos Elite
– Equivalência de status na oneworld: Emerald
Por fim temos a maior categoria do programa, também obtida de forma vitalícia, o “Infinita Prime”. Os benefícios são semelhantes ao da categoria anterior, porém oferecidos de forma mais generosa, sendo 4 upgrades gratuitos por ano e a possibilidade de presentear 2 pessoas com a categoria Oro, sem a necessidade de cumprir pré requisitos.
Benefícios:
Para subir de categoria no programa, os clientes tem duas opções: Pontos Elite ou Trajetos. A primeira pode ser obtida tanto em voos do Grupo Iberia quanto de companhias parceiras, já a segunda opção é exclusiva para voos da própria Iberia, da British Airways ou da Vueling.
Os Pontos Elite (PE) são diferentes dos Avios, e servem apenas para você manter ou subir de categoria Iberia Plus. O período considerado para qualificação se inicia a partir do dia 1º abril do ano corrente até 31 de março do próximo ano. Portanto, a sua categoria dentro do Iberia Plus é determinada pelos PE que você acumular ao longo desse período.
Para acumular PE basta voar com qualquer companhia do Grupo Iberia ou suas parceiras. O programa possui uma tabela de acúmulo de PE para os voos operados por companhias do Grupo Iberia e outra para voos de companhias parceiras, acesse elas clicando aqui.
Voos do Grupo Iberia:
A quantidade PE acumulados vai depender de sua origem e destino e também da cabine e classe tarifária do bilhete.
Voos de companhias parceiras:
A quantidade PE acumulados vai depender apenas da distância entre origem e destino e cabine voada, não importando a classe tarifária.
Também é possível subir de categoria com o que o programa chama de “Trajetos”, que nada mais é do que trechos (one-way) voados. Mas diferente dos Pontos Elite, o acúmulo dos Trajetos só é contabilizado em voos da própria Iberia, da British Airways ou da Vueling. Portanto, voos de companhia parceiras não contabilizam Trajetos.
Um assunto que confunde muitas pessoas que utilizam o programa são os famosos “Avios”! Para esclarecer de uma vez por todas, Avios é a forma como a Iberia, a British Airways, Aer Lingus e a Vueling denominam as milhas/pontos dos seus programas de fidelidade.
Portanto, toda vez que nos referimos aos Avios, estamos simplesmente falando das milhas dos programas Iberia Plus, Vueling Club, AerClub ou Executive Club.

A mecânica de acumular Avios no Iberia Plus é semelhante com a da maioria dos programas de fidelidade pelo mundo. Abaixo listo as principais formas disponíveis:
Claro, entre as opções citadas acima, a mais interessante para nós é através da transferência de pontos do cartão e a boa notícia é que o Iberia Plus possui parceria com alguns programas de fidelidade do Brasil.
Atualmente, 2 programas de fidelidade nacionais permitem a transferência de pontos para o Iberia Plus: a Esfera e a Livelo.
Entre os dois programas, aquele que oferece a melhor condição é a Esfera, que permite transferências para Iberia Plus sem deságio, ou seja, cada 1 ponto Esfera equivale a 1 Avios no Iberia Plus.
Porém essa condição está com os dias contados, já que a partir de 30 de abril a proporção passa a ser 2:1, ou seja, cada 2 pontos Esfera equivalem a 1 Avios no Iberia Plus.
Para acessar a página de transferência clique aqui

A Livelo é outra opção para quem quer acumular Avios na companhia espanhola, porém as transferências já ocorrem com deságio, ou seja, a cada 2 pontos Livelo transferidos você receberá apenas 1 Avios no Iberia Plus, deixando essa opção menos atrativa.
Para acessar a página de transferência clique aqui

Vale também um destaque especial para outra parceria do Iberia Plus, com o ALL, programa de fidelidade da Accor. Os clientes com Pontos Reward no programa ALL, podem convertê-los em Avios. Com isso, ganham mais uma opção para aumentar o saldo em suas contas no Iberia Plus.

Aliás, a título de curiosidade, hoje as transferências ocorrem sem deságio, mas no passado essa parceria já foi ainda melhor, permitindo transferências na proporção 2:5, onde 2 pontos do antigo programa Le Club da Accor se convertiam em 5 Avios no Iberia Plus, o que era excelente!
Observações:
Para realizar a transferência clique aqui.
Vale destacar também que, por serem programas que utilizam a mesma “moeda”, é possível transferir seus Avios entre os programas da Iberia e British de forma online, imediata, ilimitada e sem nenhum deságio, ou seja, cada Avios em uma programa vai equivaler a mesma quantidade no outro.
Não vou me estender no assunto pois o Fábio já fez um guia completo ensinando como transferir Avios entre os programas da British Airways e Iberia.
Assim como em outros programas de fidelidade, o Iberia Plus também oferece aos seus participantes a opção de comprar, presentear ou transferir Avios. Apesar disso, temos que observar que estamos falando de um programa de uma companhia espanhola, logo, todas essas transações tem um custo em Euro, o que inviabiliza qualquer oportunidade.
De qualquer forma, deixo abaixo os preços para realizar essas transações diretamente no Iberia Plus:
Comprar ou Presentear Avios:

Transferir Avios entre contas:

Para realizar essas transações, clique aqui.
Caso você tenha algum problema com o crédito de Avios ou Pontos Elite em sua conta, seja por um erro no processamento ou uma solicitação retroativa de um voo ja realizado que você esqueceu de informar para creditar os Avios no Iberia Plus, o programa permite que você abra um solicitação para fazer a correção.
Lembrando que você tem até 6 meses a partir da data da realização do seu voo para abrir a sua solicitação.
Para fazer sua solicitação, clique aqui.
Outra semelhança com programas de fidelidade pelo mundo é a possibilidade de obter Avios ao utilizar produtos ou serviços de diversas empresas parceiras do Iberia Plus.

Especificamente sobre os parceiros aéreos, já mencionamos no início da matéria e falaremos mais a seguir. Abaixo listo outros parceiros do programa em categorias relevantes, como cartões de crédito e viagens:
Hotéis:
Financeiro:
Carros:
Para mais informações sobre os parceiros do Iberia Plus, clique aqui.
A validade dos Avios no programa da Iberia é bem generosa, expirando apenas após 36 meses. Ainda assim, caso você tenha qualquer movimentação em sua conta nesse período, seja um novo acúmulo ou resgate, todos os seus Avios ganham mais 36 meses de validade.
Agora que já abordamos as formas de acumular Avios no Iberia Plus, vamos seguir para o “o outro lado da moeda”, te ensinando como utilizá-los para resgatar passagens aéreas.
Para isso, é importante entender alguns conceitos essenciais, como a forma como são precificados os resgates, as tabelas adotadas pelo programa e algumas peculiaridades, como os calendários de alta e baixa temporada.
Claro, no final desse tópico te ensinamos como realizar uma emissão na prática, além de te mostrar alguns sweet spots, aqueles resgates de passagens que oferecem uma condição muito atrativa em relação ao custo-benefício envolvido.
É muito importante entender o modelo adotado pelo programa para quem deseja resgatar passagens utilizando Avios, já que o Iberia Plus precifica os resgates com base na distância entre origem e destino.
Com base nisso, o programa disponibiliza uma série de tabelas com intervalos de distância e o custo em Avios para cada um deles.
Especificamente para voar com a própria Iberia ou algumas parceiras como a British Airways, Vueling e LEVEL, por exemplo, as tabelas são divididas em Alta e Baixa Temporada. Nesse caso, você precisará verificar em qual cenário a data que você deseja emitir se encaixa, o que pode elevar os custos se for em alta temporada, por exemplo.
Outro ponto que vale ressaltar é que o programa só permite emitir passagens one-way (trecho) em voos da própria Iberia ou British Airways. Caso sua opção seja para resgatar um voo de companhia parceira, será necessário fazer a emissão round-trip (ida e volta).
Além disso, em voos da Iberia, também é disponibilizada uma tabela específica para upgrades de cabine utilizando Avios, uma outra boa opção de uso deles.
Para verificar as tabelas de cada parceiro, primeiro acesse essa página e em seguida selecione a companhia desejada. Para o nosso exemplo, vamos selecionar a própria Iberia e em seguida clicar na opção “Mais informação”:

Na página seguinte, você deverá clicar em “Ver tabela de resgate de Avios” e pronto! Serão disponibilizadas as tabelas com as condições de resgate para a companhia que você selecionou.
Caso queira ver a tabela de acúmulo de Avios em cada companhia aérea, basta selecionar a opção “Ver tabela de obtenção de Avios”.

Agora que te expliquei como acessar a tabela de cada parceiro, chegou o momento de entender na prática como elas funcionam. Para nossa análise vamos pegar a Tabela de Baixa Temporada para voos Iberia.
Você vai reparar mais abaixo, que são disponibilizadas 9 opções de faixas de distâncias e logo a frente delas os respectivos custos em Avios para a cabine que você deseja voar. Aqui não tem muito segredo, deixo um exemplo prático abaixo para você entender como identificar o custo dessa emissão.
Exemplo prático:

Na sequência desse guia falaremos em um tópico específico sobre o cálculo das distâncias.
Como disse anteriormente, para algumas companhias são disponibilizadas tabelas de Alta e Baixa Temporada. Aqui é outro ponto que não tem muito segredo, já que o programa disponibiliza um calendário com as datas que considera como alta ou baixa temporada.
Na prática funciona assim, se a data do voo que você deseja resgatar for alta temporada, seu resgate seguirá o dessa tabela, consequentemente sendo mais caro. Da mesma forma, se a data for de baixa temporada, sua emissão terá um custo reduzido.
Deixo abaixo o calendário considerado pela Iberia no momento, mas caso queira acessá-lo clique aqui. Lembrando que em vermelho estão as datas consideradas como Alta Temporada.




Entendendo como funciona a precificação e as respectivas tabelas de resgate, também é fundamental saber calcular a distância entre a origem e destino do seu voo, para poder identificar em qual fixa de resgate ele se encaixa. A melhor ferramenta disponível para isso é o GCMap.
Esse é mais um tópico que não vou me estender também , já que o Dymitri fez um guia super completo dessa ferramenta. Vale muito a pena ler, pois ele mostra não apenas como calcular a distância entre a origem e destino do seu voo, mas também ensina a usar outras ferramentas que são essenciais para quem utiliza programas de fidelidade que precificam o resgate com base em distâncias.
Por exemplo, é possível utilizar o GCMap para identificar com clareza as regiões do mapa que estão a uma determinada distância fixa a partir de uma origem específica. Com isso, você consegue determinar para qual lugar consegue voar em cada Faixa de Resgate das tabelas do Iberia Plus, veja um exemplo:

Agora que você já entendeu como funciona a precificação no programa, vamos para o momento mais desejado: utilizar seus Avios e resgatar uma passagem!
A boa notícia é que o resgate da maioria dos parceiros da Iberia está disponível de forma online, bastando acessar o site do programa para fazer a emissão, o que vou te ensinar agora!
O primeiro passo é acessar o site da Iberia e fazer o login em sua conta no canto superior direito. Feito isso, basta preencher os dados da sua pesquisa e selecionar a opção “Pagar com Avios”:
Observação: caso você encontre uma mensagem de erro, tente acessar a versão em inglês do site da Iberia mudando o país e idioma na barra superior.

Veja um exemplo de pesquisa entra São Paulo e Madri, voando com a própria Iberia. Para data a minha pesquisa, há disponibilidade em todas as cabines e os custos apresentados são os da Tabela de Baixa Temporada:

Para esse exemplo, vamos selecionar a tarifa Business, por um custo de 42.500 Avios o trecho. Feito isso, basta prosseguir normalmente com o resgate, informando os dados do passageiro e realizando o pagamento das taxas. Feito isso seu bilhete será emitido!

Por fim, vamos falar dos sweet spots do Iberia Plus! Apesar de já termos publicado algumas oportunidades na nossa série Resgates de Primeira, como nas passagens para a Europa e também para o Japão, vou listar abaixo essas e outras oportunidades que vejo como ótimas emissões no programa!
Para os exemplos abaixo vou focar nos resgates em cabines premium (Executiva e Primeira Classe). Mas como o programa trabalha com valores tabelados baseados na distância, os resgates em econômica também vão oferecer boas condições, já que seguirão uma proporção e valores na tabela.
Como as melhores oportunidades são voando com a própria Iberia, e seu hub fica em Madri, muitas das sugestões terão como origem/destino a cidade espanhola. Mas ainda assim eles podem ser aproveitados saindo do Brasil, bastando somar os custos das emissões entre São Paulo ou Rio de Janeiro até Madri com o custo do segundo trecho até o destino final.
São Paulo ou Rio de Janeiro x Madri
– Companhia: Iberia
– Cabine: Executiva
– Custo: 42.500 Avios (trecho)

São Paulo x Buenos Aires
– Companhia: British Airways
– Cabine: Executiva
– Custo: 20.000 Avios (trecho)

Madri x Tel Aviv
– Companhia: Iberia
– Cabine: Executiva
– Custo: 21.250 Avios (trecho)

Madri x Nova York
– Companhia: Iberia
– Cabine: Executiva
– Custo: 34.000 Avios (trecho)

Madri x Los Angeles
– Companhia: Iberia
– Cabine: Executiva
– Custo: 42.500 Avios (trecho)

Delhi x Londres
– Companhia: British Airways
– Cabine: Executiva
– Custo: 62.500 Avios (trecho)

Doha x Hong Kong
– Companhia: Qatar Airways
– Cabine: Executiva
– Custo: 100.000 Avios (ida e volta)

Madri x Tóquio
– Companhia: Iberia
– Cabine: Executiva
– Custo: 59.000 Avios (trecho)
Obs: Antes da pandemia, a Iberia operava voos entre Madri e Shangai, que possui uma distância menor em relação a Tóquio, logo representando um custo menor nessa emissão. Caso a companhia volte a operar voos para a China, esse resgate tem um custo de 51.000 Avios o trecho em Executiva.

Uma vez emitida sua passagem, é bom ficar atento sobre como funcionam as regras para alteração ou cancelamento de bilhetes. Abaixo trago as informações em condições normais, mas saiba que podem estar ocorrendo flexibilizações por parte da Iberia devido ao momento atual.
O custo para realizar a alteração/cancelamento, de maneira geral, é de EUR25, podendo existir isenções dependendo da tarifa adquirida. Veja abaixo:
Alteração de voos de Baixa Temporada para Alta Temporada
Vale um destaque especial para uma ótima política do Iberia Plus em relação ao bilhete emitido por Avios. Se você emitiu uma passagem em baixa temporada, é possível alterá-lo para uma data de alta temporada sem pagar a diferença em valor em Avios, ou seja, seu custo será apenas da multa de EUR25. Falamos mais sobre esse assunto nessa matéria.
Voos de parceiros
Um ponto de atenção! Quando você faz emissão de passagens utilizando Avios do Iberia Plus para voar com parceiros (que não seja a própria Iberia ou British Airways), você não pode cancelar a passagem, pedir reembolso ou alterá-la, portanto fique atento!
Outra peculiaridade do programa Iberia Plus são os beneficiários, pessoas que você pode incluir em sua conta no programa. Mas engana-se quem pensa que você poderá compartilhar benefícios de status ou algo nesse sentido.
Basicamente, incluir um beneficiário permitirá que você utilize seus Avios para emitir uma passagem para essa pessoa, sem que você esteja na reserva. Você pode incluir ou substituir seus beneficiários sempre que quiser.

Para gerenciar seus beneficiários basta acessar essa página.
Se você precisa contatar a Iberia, você pode utilizar os seguintes meios:
Brasil
Tel: (55) 11 3956-5999 | Segunda a Sexta | 09:00 – 18:00h (Português e Espanhol)
Estados Unidos
Tel: 1-800-772-4642 | Segunda a Domingo | 08:00 – 00:00h
Espanha
Tel: +34 915 23 65 68 (para novas reservas) +34 900 111 500 (para reservas existentes) | Todos os dias – 24h
WhatsApp: +34 676 67 60 04
Facebook – clique aqui
Twitter (espanhol) – clique aqui
Twitter (português) – clique aqui
Instagram – clique aqui
LinkedIn – clique aqui
Você pode enviar sua solicitação geral através desse link.
Sim, vale! O programa da companhia espanhola oferece ótimas oportunidades de emissão de passagens, principalmente em cabines premium. Aliado a isso temos ainda a possibilidade de transferência dos Avios de forma gratuita e ilimitada para o Executive Club da British Airways, portanto, de certa forma, seus Avios te permitem utilizar dois programas simultaneamente.
O ponto negativo fica por conta do fim das transferências de pontos da Esfera para o programa espanhol sem deságio no final de abril. Com isso, obter Avios ficará mais complicado para quem utiliza os programas de fidelidade brasileiros.
De qualquer forma, para quem voa com as companhias parcerias da Iberia, considere solicitar que as milhas sejam creditadas no programa da companhia espanhola, já que podem te render boas viagens futuras!
Você utiliza o programa? Compartilhe nos comentários sua experiência! Para mais informações sobre o Iberia Plus clique aqui.