Sala VIP IASS Hawaii Lounge – Aeroporto de Honolulu (HNL)
por Dérek Arakaki •
A LATAM divulgou agora há pouco algumas novidades e alterações no seu programa de fidelidade, o LATAM Pass.

Os clientes destas categorias passarão a ter, ainda no primeiro trimestre de 2020:
Clientes da categoria Gold Plus passarão a ter, ainda no primeiro trimestre de 2020:
Clientes deixam de ter, ainda no primeiro trimestre de 2020:
Cobrança de taxas de emissão:
O valor da taxa ainda não foi definido.
Pontos + dinheiro:
A partir do 2º semestre de 2020 o processo de compra de uma passagem usando a opção de pontos + dinheiro ficará melhor em termos de experiência para o usuário. A precificação seguirá sendo a mesma.
Este produto será implementado gradualmente nos países, de acordo com o planejamento que projetamos para cada um deles.
* Os pontos não poderão ser utilizados para pagamento de taxas, impostos e/ou serviços adicionais.
Categoria Elite Gold Plus
1) Quais são os novos benefícios anunciados para a categoria Gold Elite Plus?
2) Será descontinuado algum benefício?
Sim. O benefício de 50% de desconto na seleção de assentos LATAM + em voos nacionais será descontinuado. A configuração dos assentos LATAM + está disponível apenas em voos nacionais. Informaremos em breve a data em que isso ocorrerá.
3) Quais são os benefícios que se mantém?
Além dos novos benefícios:
4) Todos os novos benefícios passam a valer a partir de quando?
Em breve! Os novos benefícios serão implementados durante o primeiro do trimestre de 2020. Você será informado no momento do lançamento.
Cupons de Upgrade
1) A utilização dos cupons de upgrade em cabines Premium Economy passam a valer a partir de que data?
A utilização do cupom estará disponível para o cliente a partir de março de 2020 que é quando se inicia a operação desta configuração nas cabines.
2) Em quais situações o upgrade de cabine para os clientes Elite Gold Plus é válido?
3) O benefício de cupom de upgrade é válido para companhias aéreas parceiras?
Não. O benefício é válido apenas para os voos operados pela LATAM Airlines.
4) Há diferenciação por tarifas para ter acesso ao benefício de cupons de upgrade?
Sim, o benefício é válido somente para as tarifas Top e Plus.
5) Para quais cabines os cupons de upgrade são válidos?
Os cupons são válidos para as cabines Premium Economy e Premium Business. A quantidade de cupons muda de acordo com a cabine escolhida e com o destino escolhido.
Todas as regras podem ser acessadas aqui.
Categorias Elite LATAM
1) Como obtenho uma categoria e quantos pontos qualificáveis são necessários para atingi-la?
É possível atingir Categorias Elite LATAM, voando LATAM Airlines, oneworld e companhias parceiras, e usando o cartão LATAM Pass Itaucard. A conquista de cada categoria é definida a partir do acúmulo de Pontos Qualificáveis.
Todas as regras podem ser acessadas aqui.
Melhoria na Experiência de resgate
1) Como funcionará a nova experiência integrada de emissão de passagens no site LATAM Pass?
O cliente passará a visualizar no site do LATAM Pass e da LATAM Airlines a possibilidade da emissão de passagens aéreas com pontos, pontos + dinheiro e dinheiro. Todas as opções estarão contempladas, sem necessidade de realizar a busca em páginas distintas.
O cliente seleciona o destino desejado, a data em que quer viajar, escolhe a forma de pagar ou resgatar e faz a busca.
2) A funcionalidade estará disponível para o app LATAM Pass?
O cliente que fizer a busca pela passagem aérea no aplicativo LATAM Pass terá a mesma experiência do acesso via website, de forma simples e integrada.
Taxa de emissão para resgate
1) Como funcionará a cobrança da taxa de resgate?
A taxa será visualizada no momento do resgate de passagens aéreas com menos de 90 dias de antecedência para voos nacionais e 120 dias para voos internacionais.
2) Quando será cobrada a taxa de resgate?
Essa taxa será implementada gradualmente nos países, começando em julho de 2020.
3) A cobrança é realizada por passageiro?
Sim, a cobrança será realizada de forma individual, por trecho resgatado e por passageiro.
4) Como será feita a cobrança dessa taxa? Em pontos ou em dinheiro?
A cobrança será realizada em dinheiro, no momento da finalização do resgate. Os pontos LATAM Pass não poderão ser utilizados para pagamento de taxas, impostos e/ou serviços adicionais.
Os clientes Gold Plus devem ficar felizes pela balança das alterações, principalmente pelo aumento no número de cupons para upgrade. Quatro são suficientes para a solicitação de upgrade em um trecho para qualquer voo operado internacional pela LATAM. Outra boa notícia é a possibilidade da seleção dos assentos de forma gratuita, tanto para voos nacionais, quanto para internacionais, já a partir da categoria Gold. O benefício de 50% de desconto na seleção de assentos LATAM + em voos nacionais é ruim.
A melhora na opção Pontos + Dinheiro é bem-vinda, mas a LATAM ainda tem que melhorar a precificação dos pontos nesta opção. Hoje ela é cara.
Taxa de emissão para resgate
A taxa para emissões com menos de 90/120 dias é uma má notícia e atinge todos os clientes, inclusive os mais fiéis à cia. Não consigo enxergar argumentos que justifiquem o início desta cobrança.
Confesso que fiquei especialmente surpreso com a indiferença na cobrança da taxas para clientes Platinum, Black e Black Signature. A LATAM vinha em um movimento de valorizar estes clientes, especialmente com lançamento da nova executiva, premium economy e maior bônus nas transferências dos bancos. Não isentá-los vai na contramão do que vinha sendo feito e do que me parece fazer sentido – espero que revisem a política.
Como comparação, o Lifemiles cobra 25usd por passageiro em voos na Star Alliance – independente da data de emissão e de sua categoria no programa. O TudoAzul cobra 75 reais a titulo de taxa de conveniência (isento para reservas feitas através do app)em voos inter. O TAP Miles & Go cobra 40 euros para emissões através do call center. A American e United deixaram de cobrar esta taxa nos últimos meses. O valor ainda não foi definido e agora resta saber quanto será cobrado…
O que você achou das mudanças?
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