LATAM Fidelidade: Custa menos pontos voar de outros países da Am. do Sul do que do Brasil?
por Fábio Vilela •
Em coletiva realizada agora há pouco, a LATAM divulgou uma série de mudanças no seu programa de fidelidade, o LATAM Pass. O grande destaque é a possibilidade de emissão com pontos das principais parceiras do programa de forma online. Contudo, nem tudo é positivo – a companhia anunciou a retirada de dois bons benefícios de clientes elite: o desconto de 10% em emissões com pontos e a isenção de multa para cancelamento e/ou remarcação de bilhetes.

Rafael Abib Walker, diretor de Customer Care do Grupo LATAM, contou que os aprimoramentos da LATAM estão sendo baseados em três pilares:
Essas mudanças vão ao encontro com outras features lançadas pela companhia nos últimos meses – como o novo site, que traz uma experiência mais simples, rápida e com um tempo no fluxo da compra de um bilhete 40% menor do que antes, a criação do perfil de usuário (com armazenamento de cartões de crédito e preferências de viagens), notificações personalizadas e o check-in automático.
A partir de outubro será possível:
Em paralelo, a LATAM estará introduzindo uma “família de tarifas” (Light, Plus ou Top) em bilhetes emitidos com pontos. Cada uma dessas tarifas contam com restrições e vantagens específicas – exatamente como acontece com ‘bilhetes pagantes’.
Algumas mudanças negativas, no entanto, foram anunciadas. Clientes de categoria Platinum ou superior não terão mais:
Veja abaixo uma tabela com o resumo das mudanças divulgadas pelo LATAM Pass:

*As mudanças não alteram a quantidade de cupons de upgrade disponíveis para cada categoria do LATAM Pass. Seguindo o mesmo modelo de passagens pagas com dinheiro, só será possível utilizar os cupons em passagens resgatadas nos perfis de tarifa Plus e Top.
A carteira digital da LATAM – apelidada da LATAM Wallet – chegou ao Brasil. A carteira armazena créditos que podem ser utilizados na compra de passagens aéreas e customização da jornada (como assentos e bagagens, por exemplo).
Através dela, a LATAM poderá oferecer compensações por serviços e reembolsos. Os reembolsos, vale notar, poderão continuar sendo solicitados da forma “tradicional”, caso você prefira.
Será possível carregar a LATAM Wallet com boleto bancário, transferências (Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, Santander e Banrisul) e cartão de crédito. É esperado também a possibilidade de transferência direta de créditos do LATAM Wallet para a conta bancária.
A modernização do LATAM Pass é amplamente aguardada por membros do programa – e, aparentemente, está chegando “para valer”. Segundo a companhia, a partir de outubro teremos um programa mais ágil e com um fluxo de compras muito mais eficiente. A grande novidade será a possibilidade de emitir voos com pontos das principais companhias parceiras do programa, como a Aeromexico, Austrian, British Airways, Delta, Iberia, JAL, Lufthansa, Qatar Airways, Qantas e SWISS.
A introdução da “família de tarifas”, no entanto, impactará diretamente membros elite do programa. Isso porque eles deixarão de ter 10% de desconto em bilhetes com pontos e não poderão mais cancelar e/ou remarcar bilhetes com isenção de multa. Além disso, os generosos cupons de upgrade – grandes atrativos do LATAM Pass – serão restritos as tarifas Plus e Top.
O que você achou das mudanças do programa?