Estados Unidos confirma reabertura para turistas vacinados em 8 de novembro
por Equipe | Passageiro de Primeira •
O governo da Islândia anunciou que vai permitir a entrada de turistas vacinados ou que já se infectaram com o coronavírus. Nenhuma medida restritiva [como quarentena] será aplicada aos passageiros que cumprirem os requisitos impostos pelas autoridades locais.

Para adentrar o país, o visitante deverá cumprir os requisitos listados abaixo:
Passageiros que já tomaram a vacina devem preencher o certificado de vacinação emitidos pela União Europeia ou pela Organização Mundial da Saúde. Devem estar inclusas as seguintes informações:
Somente algumas vacinas serão válidas para a entrada no país, sendo elas:
1. Vacina da Pfizer-BioNTech
2. Vacina da Moderna
3. Vacina da AstraZeneca
4. Vacina da Vaccine Janssen
Passageiros que já contraíram a Covid-19 também poderão adentrar o país desde que preencham o formulário com as seguintes provas:
“Nossa experiência e dados até agora indicam fortemente que há muito pouco risco de infecção proveniente de indivíduos que adquiriram imunidade contra a doença, seja por vacinação ou por infecção anterior. Quando as pessoas estão protegidas contra a mesma doença, com as mesmas vacinas produzidas pelas mesmas empresas, não há razão médica para discriminar com base no local onde a vacina é aplicada. Nossa experiência mostra que o risco de infecção de indivíduos vacinados é muito pequeno ou insignificante.”, disse Thórólfur Gudnason, Epidemiologista Chefe da Islândia.
Já Sigríður Dögg, chefe do Visit Iceland, disse: “Estamos entusiasmados em reabrir nossas fronteiras com segurança para turistas vacinados, bem como para aqueles que não são mais suscetíveis ao vírus. O Turismo é uma indústria muito valiosa para a Islândia, pois contribui para a nossa economia e cultura. Com o apoio de vacinas aprovadas, as medidas direcionadas tomadas por funcionários, especialistas, cientistas e a população em geral da Islândia para manter continuamente a taxa de infecção baixa, bem como um plano de reabertura voltado para manter o povo islandês e os turistas saudáveis, agora somos capazes de receber viajantes novamente”
As novas medidas buscam trazer mais segurança para os turistas e para a população local. Vale ressaltar que, segundo informações da Sherpa, site para você buscar por restrições de viagem durante a pandemia, todos os visitantes que cumprirem os requisitos estão aptos para entrar no país, sem restrições para nenhuma nacionalidade. Porém, será necessário emitir o certificado de vacinação da União Europeia (UE) ou da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Lembrando que a UE está estudando a possibilidade de criar um certificado de vacinação digital, que ainda precisa ser aprovado pelo Parlamento Europeu e pela maioria dos Estados membros.