GOL lança voo inédito para a ilha de Tobago no Caribe
por Fábio Vilela •
A Iberia está retomando suas atividades na América Latina. Em comunicado oficial, a companhia disse que espera operar cerca de 90 voos por semana para 18 destinos em 16 países durante a temporada de verão do hemisfério norte, voltando a aeroportos que não estavam sendo atendidos ou então aumentando a frequência em alguns países.

A volta das operações vem logo após a suspensão de algumas restrições do governo espanhol para viajantes do exterior. A companhia espanhola retomou os voos para Guayaquil em maio e, em julho, restaurará os serviços para Porto Rico, com três voos semanais, e para Cali, com dois. Em ambas as rotas, ele usará o Airbus A330-200s de 288 assentos. Além dessas cidades, outros países também receberão um aumento nas frequências. Veja abaixo:
*A Iberia já oferece um serviço para São Paulo diário, logo a rota não sofreu alterações.
Para o Gerente de Vendas da América Latina da Iberia, Víctor Moneo, retomar as operações deixa a Iberia bastante contente, porque 2021 marca o 75º aniversário da primeira operação para a América Latina. “Este ano marca o 75º aniversário do primeiro voo da Iberia para a América Latina e nada nos faria mais feliz do que para retomar o serviço completo para este mercado. Sabemos que a recuperação exige comprometimento e estamos comprometidos com a América Latina. Este verão é um verdadeiro recomeço e pretendemos voltar a operar neste mercado com todas as nossas forças. As medidas de saúde e segurança continuarão em vigor, a nossa frota garantirá a máxima eficiência e a nossa rede de ligações será restaurada, porque a Iberia pretende continuar a ser a ponte entre a América Latina e a Europa”.
Durante a temporada de verão, os viajantes podem contar com a Iberia para chegar a cerca de 90 destinos na Europa e na África:
A companhia lembra que opera uma das frotas mais jovens do mercado. Isso se deve, pois durante a pandemia, a Iberia acelerou seu programa de substituição de frota, aposentando seus jatos de longo curso, Airbus A340-600, e trazendo novos Airbus A350-900. Hoje, ela usa 29 aeronaves bimotores em suas rotas na América Latina, incluindo nove Airbus A350-900s, 12 A330-200s e oito A330-300s. A frota da Iberia tem agora uma idade média de 4 a 5 anos, o que a torna uma das mais jovens do mundo.
Apesar do voo diário para São Paulo, até o momento, viajantes vindos do Brasil continuam impedidos de entrarem na Espanha, mesmo estando vacinados. Conforme publicamos anteriormente, a justificativa é que o país ainda apresenta grande risco epidemiológico.
Com a prorrogação da restrição, os voos com origem no Brasil podem transportar apenas cidadãos ou residentes legais da Espanha ou de Andorra e passageiros em trânsito que fiquem menos de 24 horas nos aeroportos espanhóis.