Azul anuncia voos extras para Fort Lauderdale/Miami no Carnaval
por Fábio Vilela •
A Grécia já está pronta para começar a receber turistas durante o verão europeu. O país estruturou um plano de 3 fases para uma retomada gradual do seu setor de turismo.

Nessa fase, os voos internacionais são permitidos apenas no aeroporto de Atenas.
Todos os visitantes serão testados na chegada e devem passar a noite em um hotel designado. Se o teste for negativo, o passageiro deve colocar-se em quarentena por 7 dias. Se o teste for positivo, o passageiro fica em quarentena sob supervisão por 14 dias.
Os voos internacionais serão permitidos nos aeroportos de Atenas e Thessaloniki.
Se a sua viagem teve origem em um aeroporto que não está na lista de áreas afetadas da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (você pode verificar a lista clicando aqui), você estará sujeito apenas a testes aleatórios na chegada.
Se você é originário de um aeroporto da lista da AESA, será testado na chegada. É necessário pernoitar em um hotel designado. Se o teste for negativo, o passageiro deve colocar-se em quarentena por 7 dias. Se o teste for positivo, o passageiro fica em quarentena sob supervisão por 14 dias.
Voos internacionais são permitidos em todos os aeroportos da Grécia. Nessa fase, os visitantes estarão sujeitos a testes aleatórios na chegada. Restrições adicionais relativas a determinados países serão anunciadas posteriormente.
As chegadas pelas fronteiras terrestres da Albânia, Macedônia do Norte e Bulgária serão permitidas a partir de 15 de junho. Os visitantes serão submetidos a testes aleatórios na chegada.
As chegadas por via marítima serão permitidas a partir de 1 de julho. Os visitantes também serão submetidos a testes aleatórios.
A Grécia, em qualquer fase, reserva-se o direito de modificar qualquer um dos itens acima, à luz de circunstâncias mutáveis.
O governo da Grécia ainda disponibilizou uma série de respostas a perguntas frequentes para ajudar os viajantes.
P: A Comissão Europeia recomendou aos Estados-Membros a restrição de viagens não essenciais de países terceiros até 15 de junho de 2020. Isso é aplicável à Grécia?
R: Sim. As viagens não essenciais de países terceiros para a Grécia são restritas até 15 de junho de 2020.
P: Até 15 de junho de 2020, todos os viajantes que chegam à Grécia passam por um teste obrigatório da Covid-19 e por uma quarentena. Isso é aplicável a cidadãos de todos os países?
R: Sim. Todos os viajantes, independentemente da nacionalidade, incluindo os nacionais da UE e dos países da zona de Schengen são testados e colocados em quarentena. As mesmas regras obviamente se aplicam aos cidadãos gregos. Se o teste for negativo, eles são colocados em uma auto-quarentena de 7 dias, se o teste for positivo, eles estão sob quarentena de 14 dias monitorados. As medidas são para a proteção da saúde pública e são aplicáveis a todos os viajantes sem discriminação.
P: Existem voos comerciais diretos do destino internacional para todos os aeroportos da Grécia?
R: Durante a crise do Covid-19, houve voos internacionais diretos de muitos aeroportos Schengen. Até 15 de junho, os voos internacionais chegam apenas ao Aeroporto Internacional de Atenas. A partir de 15 de junho, os vôos internacionais são retomados no aeroporto de Thessaloniki e a partir de 1º de julho os serão retomados para todos os aeroportos gregos. Voos domésticos foram permitidos por toda parte.
P: O que mudará em 15 de junho de 2020?
R: 15 de junho inaugura o retorno gradual à normalidade. Os testes obrigatórios e a quarentena serão limitados apenas aos viajantes, independentemente da nacionalidade, que cheguem dos aeroportos das áreas afetadas com alto risco de transmissão da infecção pelo Covid-19, conforme avaliado pela Agência de Segurança da Aviação da União Européia (AESA). A lista é atualizada constantemente e os viajantes devem verificar antes de viajar. Todos os outros viajantes entrarão sem restrições e podem estar sujeitos a testes aleatórios na chegada.
P: O que mudará em 1 de julho de 2020?
R: Todos os viajantes estarão sujeitos a testes aleatórios na chegada. Restrições adicionais relativas a determinados países serão anunciadas posteriormente.
P: Existe alguma diferença se a viagem é direta ou via transporte público?
R: Não. As mesmas regras se aplicam se a viagem for concluída diretamente ponto a ponto ou via trânsito.
O que acharam do plano de abertura elaborado pela Grécia?