Como é viajar para os Estados Unidos com a Air Canada
por Fábio Vilela •
Você sabia que a companhia aérea Azul oferece aos seus passageiros transporte gratuito entre São Paulo e o Aeroporto Internacional de Campinas (VCP)? Nossa equipe testou o serviço e nessa matéria trazemos todos os detalhes de como foi nossa experiência a bordo do Ônibus Azul no trecho entre o Aeroporto de Congonhas e o Aeroporto de Viracopos.

☞ pular para…
Atualmente o Ônibus Azul opera três diferentes rotas:
Para desfrutar do serviço gratuito oferecido pela Azul não é necessário realizar nenhuma reserva. Basta apresentar um cartão de embarque em seu nome para um voo (válido para embarques e desembarques) no mesmo dia que você pretende realizar o trajeto. No caso dos passageiros que desembarcam em Viracopos, é necessário pegar um ticket no guichê da companhia antes de sair da área segura do terminal.
Separamos para você todos os detalhes dos trechos operados pelo Ônibus Azul, incluindo os horários aos finais de semana. Veja abaixo:
Congonhas x Viracopos
Segunda a Sexta [inclusive feriados]
Sábado
Domingo
Shopping Tamboré x Viracopos
Segunda a Sexta [inclusive feriados]
Sábado
Domingo
Terminal Barra Funda x Viracopos
Segunda a Sexta [inclusive feriados]
Sábado
Domingo
Embarcamos no ônibus com partida programada para às 10h00 do Aeroporto de Congonhas. O ponto de embarque é no piso inferior do aeroporto, próximo ao estacionamento interno, e é identificado com uma placa que contém o logo da Azul e todos os horários de saída. Antes de subir a bordo, você pode inserir suas malas no bagageiro e apresentar o seu cartão de embarque ao motorista.

Tenha em mente que o embarque é por ordem de chegada e a companhia não garante o transporte de todos os passageiros, apenas dos que embarcarem até todos os assentos serem ocupados. Para não correr nenhum risco, sugerimos que você se programe para chegar ao seu ponto de partida com certa antecedência.
Veja abaixo algumas fotos do ônibus que nos levou até o nosso destino:
Na parte interior do veículo, os assentos são distribuídos no layout 2×2. Conseguimos tirar algumas fotos no ambiente completamente vazio.
As poltronas são bem confortáveis e oferecerem um excelente espaço para as pernas, além de possuir uma ótima reclinação que garante um maior conforto durante a viagem.
O Ônibus Azul também oferece ar condicionado que, a propósito, estava funcionando muito bem e ajudou a refrescar, pois apesar do tempo nublado, estava um calor considerável. Além disso, na parte superior há um bagageiro interno, que acomodou tranquilamente a nossa bagagem de mão.
O nosso assento estava localizado próximo a uma saída de emergência e ao banheiro interno que não chegamos a utilizar, apesar de nossa viagem ter durado em torno de 01h30.
O ônibus saiu pontualmente às 10h00 e chegamos em nosso destino dentro do horário estimado, onde embarcamos para o nosso compromisso sem nenhuma eventualidade. Já para retornar para São Paulo, pegamos um dos últimos ônibus disponíveis do dia.
Como afirmamos no início da matéria, para embarcar no Aeroporto Internacional de Campinas é preciso retirar o ticket antes de sair da área segura do terminal. Há um guichê da Azul próximo às esteiras para retirar as malas. Ao chegar lá, basta solicitar a um dos funcionários. Vale ressaltar que assim como no trecho de ida, o embarque não é garantido e está sujeito à lotação máxima.
O ponto de embarque também fica no piso inferior do aeroporto. Ao sair do terminal, basta atravessar a rua que já enxergará os ônibus posicionados ou a placa indicativa.
Durante o trajeto da volta, o ônibus estava relativamente vazio e conseguimos descansar com muita tranquilidade. Nossa chegada ao Aeroporto de Congonhas também ocorreu dentro do horário estimado.
A Azul disponibilizou em seu site uma série de orientações para que sua viagem ocorra da melhor forma possível. Veja abaixo:
Sim, acreditamos que vale muito a pena! Todos os ônibus que realizam o trajeto são modernos e confortáveis. Além disso, o fato de ser gratuito para todos os passageiros da Azul é o grande atrativo, fato que pode viabilizar – de uma melhor forma – o embarque para as rotas nacionais e internacionais da companhia com origem/destino no Aeroporto de Viracopos. Porém, tenha em mente que, como ressaltamos durante a matéria, é importante que você se programe para qualquer eventualidade que possa ocorrer.
Ao realizar as contas para decidir qual o melhor horário para embarcar no ônibus, aconselhamos que coloque uma margem de segurança em relação ao horário de seu voo. Tanto para o embarque, quanto para o desembarque no aeroporto.
Algum leitor já utilizou o serviço de transporte gratuito da Azul entre São Paulo e o Aeroporto Internacional de Campinas? Como foi a experiência? Deixe o seu relato nos comentários!
Para mais informações, acesse a página do Ônibus Azul.