Emirates salva a produção do superjumbo A380 com uma compra de 36 aviões
por Fábio Vilela •
Agora, mais do que nunca, os pagamentos físicos sem contato estão se tornando populares. Uma pesquisa recente feita pela Mastercard mostrou que o número de pagamentos por aproximação (chamado de contactless) cresceu cerca de quatro vezes no Brasil durante a pandemia. O Apple Pay é uma das formas de realizar esse tipo de pagamento. Neste post, confira um passo a passo de como utilizar esse serviço da Apple.

☞ pular para…
O Apple Pay é um sistema de pagamento mobile oferecido para usuários de produtos Apple. Através dele, os usuários conseguem armazenar dados do seu cartão para realizar pagamentos virtuais ou presenciais utilizando os seus dispositivos Apple, sendo: iPhone, iPad, Apple Watch e Mac.
O sistema funciona em integração com o aplicativo Wallet (app de armazenamento de documentos, cartões de embarque, tíquetes e cupons, lançado com o iOS 7) e tem suporte para cartões de débito e crédito.
Antes de poder fazer pagamentos utilizando o Apple Pay, é necessário cadastrar o seu cartão no app Wallet (no caso de iPhones) ou no app Ajustes/Preferências do Sistema (no caso de iPads e Macs). Caso você tenha vários dispositivos e queira usar o mesmo cartão em cada um deles, será necessário adicionar o cartão a cada um separadamente. O serviço só funciona em alguns dispositivos compatíveis, clique aqui para conferir se o seu faz parte.
https://www.youtube.com/watch?v=Y6YM4rsZTeY
Para adicionar um cartão no Apple Pay do Mac, você precisa de um modelo de Mac com Touch ID. Em modelos sem o Touch ID integrado, você pode concluir a compra usando o Apple Pay no iPhone ou Apple Watch qualificado.

Lembrando que, em todos os casos, só será possível adicionar o cartão de um banco que seja compatível com o serviço.
No Brasil, os bancos compatíveis com o Apple Pay são:

*Segundo reportado por alguns leitores nesse post, cartões Elo de correntistas do Bradesco também são compatíveis.
Transações físicas
Antes de usar o Apple Pay em uma loja física, é necessário saber se o serviço é oferecido pelo estabelecimento. A maneira mais fácil é perguntando para um atendente, mas você pode procurar pelo símbolos abaixo, geralmente encontrados nas maquininhas de cartões, que são um indicativo de que há suporte para pagamentos contactless:

Com o iPhone
https://www.youtube.com/watch?v=v89t20vNdaw
Com o Apple Watch:

Transações online
Com o iPhone, iPad e Mac com Touch ID:

*O Apple Pay possui suporte para pagamentos em lojas online e no Safari, o navegador de internet padrão da Apple. O processo é o mesmo descrito acima.
Como mencionei acima, o Apple Pay pode ser utilizado em qualquer maquininha de cartão que possua tecnologia contactless. Alguns estabelecimentos, entretanto, anunciam ativamente que aceitam pagamentos com Apple Pay e (em tese) possuem funcionários treinados para lidar com essa modalidade. São eles:
Lojas físicas
Sites e apps:
Usar o Apple Pay é seguro, já que é necessário confirmar a sua identidade antes de realizar a compra, seja através de biometria facial, das digitais ou o código de segurança do dispositivo.
Além disso, os números dos cartões e suas respectivas senhas não ficam no aparelho ou nos servidores da empresa, pois os códigos dos cartões são validados junto às instituições financeiras. Ao invés de usar o código de segurança do verso do cartão, o Apple Pay gera, também a partir do Secure Element, uma sequência dinâmica exclusiva para cada transação.
Por fim, caso você perca seu dispositivo ou ele seja roubado, é possível desativar o Apple Pay remotamenete em qualquer dispositivo através do app “Buscar” ou site do iCloud.
Utilizar o Apple Pay é sempre uma “mão na roda”. Pessoalmente, eu já saí várias vezes de casa levando apenas o celular e com acesso a tudo que eu precisava: CNH Digital como documento e Apple Pay para pagamentos. Durante a pandemia, a conveniência do serviço da Apple aumentou ainda mais, já que evita o toque na máquina de cartão para realizar uma compra.
Entretanto, assim como qualquer nova tecnologia, ela não é tão popular, e alguns estabelecimentos estranham quando você diz que deseja “pagar com Apple Pay” e não sabem como proceder. Nesse caso, procure incentivar o vendedor e até mesmo ensiná-lo a realizar esse tipo de pagamento. Para quem recebe o pagamento, a diferença básica para transações com cartões físicos é que no caso dos cartões contactless o valor da compra é digitado na maquininha sem o uso do cartão. Basta inseri-lo na tela e aproximar o dispositivo compatível.
Infelizmente, ainda são poucos os bancos no Brasil compatíveis com o serviço. Ficamos na torcida para que mais instituições financeiras possam oferecer esse suporte.
Você já utiliza o Apple Pay? O que acha do serviço?