Hi Fly incorpora um A330-300 da South African Airways em sua frota
por Equipe | Passageiro de Primeira •
Conforme já compartilhei com vocês diversas vezes, o jeito mais confiável e seguro de verificar disponibilidade de lugar para emitir passagens na Emirates usando milhas de programas de parceiros é através do ExpertFlyer.

Eu já ensinei como fazer todo o processo aqui neste post. Porém nas últimas semanas o sistema estava com erro e mostrando zero resultados na hora da busca (inclusive fiz um post aqui), vejam:

Pois bem, apesar de não ter recebido um comunicado oficial do EF, um leitor nos avisou que a busca estava funcionando novamente. Fui verifica e realmente já voltou a aparecer – aleluia irmãos!

Curiosamente, os assentos em executiva saindo do Brasil não estão sendo refletidos pela Smiles, vejam:

Já em outras rotas é possível achar classe executiva pelo programa brasileiro, inclusive sem a famigerada taxa de combustível.

Fui então verificar outros programas que permitem a emissão de voos da Emirates saindo do Brasil, tais como o da JAL, COPA e TAP M&G.
Tanto a JAL quanto a COPA não estão cobrando taxa de combustível nas emissões e a disponibilidade bate exatamente com a ExpertFlyer.
JAL Mileage Bank

ConnectMiles da Copa Airlines

TAP Miles&GO
Já o TAP M&G também enxerga a mesma disponibilidade, porém continua repassando a YQ (taxa de combustível) na hora da emissão – o que é uma pena pois acaba em muitas as vezes, inviabilizando o resgate.
Ao que tudo indica a Emirates deixou de cobrar YQ na maioria dos programas parceiros, o que é um excelente sinal afinal estas taxas são exorbitantes – inclusive já falei disto aqui.
Então quem quiser pesquisar disponibilidade na Emirates para emitir passagens pode voltar a utilizar o site do ExpertFlyer, seguindo o passo a passo deste tutorial aqui.
Aliás, preciso confessar uma coisa – se não fosse a dica do leitor de hoje, eu nem saberia desta parceria da Emirates e da Copa (acho que até merece um post), e que por sinal me surpreendeu pelo valor justo da emissão.
Agora que tô sabendo esta “novidade” já quero que a Copa precisa faça uma parceria com algum banco brasileiro, não acham? Star Alliance e Emirates no mesmo programa e sem taxa de combustível – é super interessante!