TAM muda o nome do Assento Conforto
por Fábio Vilela •
Mas não é possível que não se pode elogiar nem as boas emissões com Avios! Acabamos de publicar sobre Resgates imbatíveis com Avios em voos de curta e média distância, e hoje cedo fomos surpreendidos pela matéria do OMAAT, mostrando que o Executive Club, programa da British Airways, piorou as emissões curtas para voar com Cathay Pacific e JAL.

O Executive Club da British é conhecido por ter uma tabela fixa de resgate com parceiros, em que se encontram um dos melhores custo x benefício para voos curtos, especialmente para trechos internos na Ásia, para voar com as excelentes companhias Cathay Pacific e JAL – Japan Airlines.

Como mostramos no post reportado acima, os resgates mais vantajosos se situam até a terceira faixa, sendo que os da segunda faixa, mostram valores com uma eficiência incrível para o uso dos avios. Essa, talvez não por coincidência, foi a faixa mais prejudicada.
Como bem alertou a matéria que referimos do OMAAT, sem qualquer aviso a British alterou a precificação dos voos nessas faixas (1 a 3), para voar tanto na Cathay Pacific quanto na JAL. E o mais estranho é que os novos valores passam a não mais obedecer sequer a faixas fixas, já que variam conforme o voo seja operado pela Cathay Pacific ou pela JAL.
Nos voos com a Cathay Pacific, as pesquisas estão mostrando os seguintes valores*:



Nos voos com a JAL – Japan Airlines, as pesquisas estão mostrando os seguintes valores*:



* incluímos apenas as imagens de pesquisas em Classe Executiva, porque esses foram os resgates mais prejudicados.
Como vemos, a mudança foi negativa em quase todas as três primeiras faixas, sobretudo para voar com a Cathay Pacific.
Mas, a bomba estourou de verdade na segunda faixa, em Classe Executiva, com desvalorização da ordem de 50%, o que nem nas piores previsões, esperava-se de um programa reconhecidamente estável como o British Executive Club (ou era, né?).
Pra voar Cathay, o valor cobrado em Classe Executiva, enquadrado na segunda faixa, pulou de 16.500 para 25.000 Avios (mais de 50% de aumento), enquanto para voos da JAL na segunda faixa, passou dos mesmos 16.500 para 24.000 Avios (quase 50% a mais).
Vemos com tristeza e preocupação uma mudança tão brusca, silenciosa e inesperada, justo num dos programas de fidelidade internacionais que consideramos um dos melhores do mercado. A surpresa só não é maior, porque o Executive Club, pro desgosto dos seus usuários, vem promovendo pequenas mudanças negativas na tabela nos últimos dois anos. Só que dessa vez, exagerou na dose. Lamentável!