Último dia! TudoAzul oferece até 10 pontos por real gasto no Magalu
por Equipe •
Pessoal, trago boas notícias! A partir de hoje leitores do Passageiro de Primeira ganham upgrade de quarto no Transamerica Resort Comandatuba e uma massagem relaxante no Spa Comandatuba!

Acredito que vocês sabem o quanto eu sou fã do resort, – inclusive, no ano passado fiz um super post sobre ele. Considerado um dos mais ousados projetos de hotelaria do Brasil, o Transamerica Comandatuba funciona no regime all inclusive e está localizado em uma ilha na Bahia com oito milhões de metros quadrados e 25 mil pés de coqueiros. São mais de 80 opções de lazer para todas as idades, incluindo campo de golfe profissional, quadras de tênis, campo de futebol, esportes náuticos e parque aquático completo.
Conseguimos uma oferta exclusiva para leitores do Passageiro de Primeira!
Faça a sua reserva através do número 0800 942 4174 e informe que é nosso leitor (LEITOR DO PASSAGEIRO DE PRIMEIRA).
Neste post eu mostrarei fotos de minha experiência em 2019, quando a situação era completamente diferente. Ainda assim, acho importante elencar as medidas que o grupo Transamerica tem tomado em relação o Covid-19 para seus hotéis, inclusive o resort de Comandatuba.
A Transamerica informa que está seguindo todas as determinações da Organização Mundial da Saúde para proteção de seus colaboradores e hóspedes em todos os hotéis, e firma o compromisso de colaborar com o Ministério da Saúde e o Governo Federal no compartilhamento de informação sobre o Covid-19. Recomendamos a todos os hóspedes e colaboradores a acompanharem os boletins oficiais e epidemiológicos em https://www.saude.gov.br/boletins-epidemiologicos.
As informações completas estão nesta página e abaixo, aproveito para deixar algumas fotos atualizadas! Apesar das mascaras e protocolos, o sorriso e simpatia dos colaboradores não passa desapercebido!





E agora, meu relato do ano passado!
O resort tem 62 mil m2 e uma extensão de 21 km(!) de praia. Clique aqui para ver a descrição de cada um dos pontos listados no mapa abaixo.

O hotel está situado na ilha de Comandatuba, a 80km ao sul de Ilhéus. A ilha, que possui 21km de praia, abriga basicamente o Transamérica e algumas poucas casas de pescadores – o que garante uma orla semi-deserta :).

A melhor opção de aeroporto para chegar à ilha é o de Comandatuba (sigla UNA) – porém, há apenas voos fretados para lá. Algumas agências (e o próprio hotel) costumam vender pacotes que incluem esse voo, mas as datas são bastante restritas e os preços, salgados. A maravilha dele é que a operação que a Latam organiza deixa suas malas na recepção do hotel na chegada e, no retorno, basta etiquetá-las outra vez no check-out para vê-las novamente apenas na esteira de bagagens de Congonhas. É super conveniente!
A alternativa é chegar por Ilhéus (IOS) e encarar 1:30 de transfer até a balsinha que te leva para a ilha (o hotel oferece transfer diário já organizado com a balsa).

Por Ilhéus é necessário pegar um transfer de 1:30
A travessia de balsa demora em torno de 7 minutos.

Foto tira durante minha estadia em 2019
Balsa para Comandatuba
E você já chega no porto do hotel, de onde pega um trenzinho até a recepção.
O Transamérica Comandatuba é um mundo: você encontra literalmente de tudo ali. São milhares de km quadrados de hotel, recheados de áreas de esporte, lazer e entretenimento. Só fica parado quem for para lá com esse intuito!
Há uma enorme piscina central e outra na “Casa das Crianças”; quadras de futebol, de tênis, de vôlei de praia, de squash, poli-esportiva e campo de golfe; cozinha e espaço bebê, brinquedoteca, viveiro e a Casa das Crianças; centro de eventos, circo, pintura em seda, arco e flecha; health club, spinning e fitness center; quadriciclos, bicicletas e minibugues; spa; bares e restaurantes, restaurantes e mais restaurantes; manguezal; praia, praia e mais praia, com toda a infra de cadeiras e guarda-sóis, além de serviço de bebidas.
Dito isso, é fácil perceber que não falta o que fazer por ali. Essa é uma das vantagens do Transamérica Comandatuba: diferente de outros hotéis de praia, ainda que você pegue uns dias de chuva, tem opção suficiente pra se entreter e entreter a criançada. 🙂
De forma geral, tudo é mantido em bom estado, apesar da idade do hotel – devendo a administração focar na revitalização da mega piscina como prioridade número 1: o piso é de um tipo de borracha que está solto em algumas partes, passando uma sensação de velho e gasto.
Por fim, se perguntarem “o que falta”, eu diria que a brinquedoteca poderia ser BEM melhor e poderiam criar um “espaço bebê” separado de verdade, em que as famílias e babás pudessem ficar tranquilas com os menores de 1 ano (que geralmente são muitos!).
Existem 3 tipos de acomodações no Transamérica Comandatuba:
O que todas as acomodações têm em comum são ar-condicionado, wi-fi, frigobar que também entra no esquema all inclusive com reposição diária e TV a cabo. Os amenities são “da casa”, ou seja, sem marca conhecida – mas utilizamos todos e são OK.
A decoração lembra uma casa de praia rústica, com muito junco e madeira. Não espere nada de luxo nem de design – mas conforto e espaço são garantidos. Alguns quartos possuem banheira – caso deseje uma, cheque com o hotel quais possuem antes de fazer sua reserva!













Por ser um resort bem grande, tudo no Transamérica Comandatuba é feito de forma a minimizar os tempos de espera e agilizar o atendimento, com bastante padronização.
O check-in foi super rápido, pois o hotel já deixa as chaves e a papelada de cada hóspede separados por ordem alfabética em uma mesa enorme na recepção. Assim, basta você encontrar o seu “kit” e já pode seguir para o quarto. Se por acaso faltar alguma informação necessária ao hotel, você pode preencher com calma e devolver para a recepção depois. É tudo bastante eficiente nesse sentido.
O serviço ao redor do hotel foi sempre muito cordial e bastante ágil, dado o tamanho do complexo e considerando que estava bastante cheio. Tanto na recepção, quanto no concierge, nos restaurantes, na piscina, na praia e nas atividades espalhadas pelo Transamérica Comandatuba, fomos bem tratados e atendidos no que solicitávamos.
O check-out foi igualmente eficiente: como fomos com o pacote semanal fechado, com aéreo fretado incluído, recebemos as instruções padrão de deixar as malas do lado de fora do quarto até 12:00, fechar a conta na recepção e estar prontos às 14:00 para a saída rumo ao aeroporto de UNA.
Acredito que não haja muita flexibilidade em relação ao horário de check-out nesses casos de pacotes, pois todos chegam ao mesmo tempo e vão embora ao mesmo tempo – mas não custa tentar (algo que não fizemos)!






Comer, comer e comer: esse deveria ser o lema do Transamérica Comandatuba! É simplesmente impossível passar fome por lá, ainda mais agora que é all inclusive.
O hotel possui nada menos do que 8 restaurantes, sendo 4 temáticos (pizzaria, japonês, mediterrâneo e baiano), o principal (onde todas as refeições são servidas), o de crianças, o da praia (que todo dia serve petiscos e comidinhas no horário do almoço) e um de lanches, que funciona só no fim da tarde.
No restaurante principal, as refeições são sempre em estilo buffet, com bastante opção. No café da manhã há diversos tipos de pães, doces e salgados, frios, frutas até falar chega, tapioca, ovos, omeletes, bolos, cereais, bebidas quentes etc etc etc. Não consigo pensar em nada tradicional de café que o Transamérica Comandatuba não ofereça! Rs… O café em si é do tipo coado – mas saiba que você também pode pedir expresso se preferir. E a fila para pegar os ovos e tapiocas nunca chega a demorar muito (quer dizer, pelo menos às 7 da manhã, quando a gente abria o restaurante! Rs).
Os almoços podem ser feitos ou nesse mesmo restaurante ou no restaurante da praia. No principal, há sempre opções de massas, uma carne, um peixe, legumes e vegetais, uma mesa de salada com muita opção, pães, uma estação de grelhados e uma estação de “pratos do dia” que costumam ser mais elaborados (como uma moqueca, um arroz de pato, uma costela… e por ai vai!). Ah, e tem sobremesa pra ninguém colocar defeito! O pudim de leite sempre foi nosso favorito.
Já na praia são servidos mais petiscos e besteirinhas ou coisas fáceis de comer sem ter que obrigatoriamente sentar numa mesa. Muita gente pega um prato de batata frita e iscas de peixe e leva para as cadeiras da piscina – eles são bem tranquilos quanto a comer ao redor do hotel.
No meio da tarde, como se já não houvesse comida suficiente por todos os lados, é servido um “chá da tarde” com direito a lanchinhos doces e salgados. E na copa dos bebês há sempre frutas disponíveis, caso alguém queira dar uma banana ou uma maçã para o filho.
No jantar, além do restaurante principal (que repete o esquema do almoço), é possível reservar um dos 4 restaurantes temáticos do hotel. Para quem fecha o pacote de 1 semana, há dois vouchers que podem ser utilizados para dois jantares diferentes de sua escolha. É imprescindível fazer reserva para ir nos restaurantes temáticos.
Tendo jantado em todos eles ao longo das últimas estadias, recomendo o baiano e a pizzaria. O japonês e o mediterrâneo são mais OK… Eles fazem o papel de proporcionar uma experiência diferente, mais exclusiva, silenciosa e a la carte. Só não vá com pressa, que eles podem demorar um pouquinho. 😉
Lembrando que o all inclusive inclui bebidas (tem até água de coco, apesar de não ser servida no coco) e alcoólicos também. Há 4 bares no hotel que servem drinks, inclusive um deles na piscina (o deck bar), e, apesar de não ser nada top de linha, provamos diversos deles e todos estavam muito gostosos. A caipirinha de caju foi a estrela :). Já os vinhos que acompanham as refeições são bem OK – motivo pelo qual acabamos pedindo o menu e pagando por nossa própria garrafa.
Ah, e tem também sorvete! 🙂 Tanto um carrinho da La Basque, quanto uma “praça do sorvete”, com sorvete de massa.






























O Spa Comandatuba oferece todos os tratamentos deliciosos típicos de seus spas. São 6 salas para banhos e outras 6 para tratamentos secos. Há também uma piscina linda na área externa.

O Transamérica Comandatuba é uma ótima opção para famílias. Não consigo pensar em um casal que curte o silencio amando a estadia como eu, pois as crianças obviamente fazem uma deliciosa confusão por todos os lados :). É preciso “entrar no clima” com toda a farra nos corredores, correria no restaurante, “bombas” na piscina e assim por diante!
As opções de entretenimento são sobretudo ótimas para crianças um pouco maiores, que já ficam com os monitores e se divertem com tantas aulas e atividades. Ainda assim, fui 2 anos seguidos com meus filhos menores de 2 anos e aproveitei!
O valor das estadias varia (muito) de acordo com a época do ano e momento da reserva. Na Blackfriday é possivel reservar uma semana em baixa temporada por cerca de 8 mil reais 2 adultos + 2 , já no réveillon e férias de janeiro o valor é bem maior.
Se você pensa em ficar alguns dias descansando em um lugar paradisíaco o Transamerica Resort Comandatuba pode ser uma excelente opção!
Faça sua reserva pelo 0800 942 4174 e não se esqueça de mencionar que é um leitor do Passageiro de Primeira para garantir seu upgrade de quarto e massagem gratuita!
Clique aqui para ser redirecionado ao site do hotel e simular sua estadia!