Alaska Airlines vai se juntar a oneworld
por Lorenzo Firmino •
A ATR entregou chegou a uma marca importante em seus 40 anos de história. No começo da semana, a fabricante entregou sua 1.600ª aeronave ATR 72-600 à Air New Zealand, que utiliza o modelo para operar rotas domésticas na Nova Zelândia.

O presidente-executivo da Air New Zealand, Greg Foran, disse que a companhia está ansiosa para receber a 1600ª aeronave da ATR em sua frota. “Nós realmente valorizamos nosso relacionamento de longa data com a ATR e este será o 29º a se juntar à nossa frota desde 2012. Durante esse tempo, a frota de ATRs aumentou a rede regional da companhia aérea em mais de 50 por cento e eles se mostraram extremamente eficientes. Nossos ATRs nos ajudaram a construir uma das melhores redes domésticas do mundo e transportaram cerca de 33,5 milhões de passageiros em mais de 636.000 voos na Nova Zelândia”.
Embora os laços entre as duas empresas tenham começado inicialmente há cerca de 25 anos com a entrega de ATRs de primeira geração, nesta última década viu-se estreitar os laços, com a entrega da aeronave 29-600 e por meio de uma importante colaboração que aprimorou a abordagem da aeronave capacidades.
A introdução do recurso RNP AR 0.3 / 0.3, parte do mais recente conjunto de aviônicos Standard 3 da ATR, ajudou a companhia aérea e seus pilotos com a precisão da abordagem do aeroporto de Queenstown e fornecendo conectividade confiável para a comunidade local, que se beneficia muito do turismo de esqui na região montanhosa.
A sustentabilidade também é uma preocupação importante tanto para a companhia aérea quanto para o fabricante, com a Air New Zealand tendo escolhido o ATR 72-600 para sua frota, pois queima 40% menos combustível e emite 40% menos CO2 do que um jato regional de tamanho semelhante.
Para comemorar a entrega tão marcante, a ATR publicou um vídeo mostrando todo o processo de pintura e personalização da aeronave com as cores da Air New Zealand. Veja abaixo:
Alguém aqui já voou em um ATR da Air New Zealand?