Emirates vai voltar a operar para cinco destinos na África
por Equipe | Passageiro de Primeira •
A Airbus anunciou recentemente a inauguração oficial de sua linha de montagem final (FAL – Final Assembly Line) de aeronaves comerciais A220 em Mobile, no estado americano do Alabama.

Mesmo recém inaugurada, a nova fábrica já tem uma missão: montar o Airbus A220 para a JetBlue, empresa lowcost dos Estados Unidos. A fabricante recebeu alguns componentes designados à montagem do modelo para a companhia de baixo custo.
“A equipe está animada para começar a trabalhar em suas novas instalações e dar as boas-vindas a um novo cliente”, disse Paul Gaskell, presidente da A220 EUA e chefe do programa A220 em Mobile. “É um forte desafio da JetBlue neste momento desafiador”.
A Airbus anunciou planos para a adição da manufatura A220 na Mobile – que fica na orla de Mobile Bay, no Golfo do México – em outubro de 2017. A empresa começou a produzir A220s no local em agosto de 2019, utilizando o espaço em um hangar da Linha de Montagem Final existente para aeronaves da Família A320, construídas nos EUA, e em hangares de suporte recém-construídos.
“A expansão de nossa produção de aeronaves comerciais em Mobile – da Família A320 para a A220 – solidifica ainda mais a posição da Airbus como um fabricante de aeronaves verdadeiramente global e confirma que a Airbus continua sendo uma parte importante do cenário industrial americano”, acrescentou Gaskell.
Mobile, Alabama é o segundo local de montagem do A220, que é a mais recente adição da Airbus à sua linha de produtos de aeronaves comerciais de corredor único. A principal instalação de produção e a sede do programa do A220 estão localizadas em Mirabel, Canadá, onde também estão localizadas funções dedicadas – incluindo conhecimentos de engenharia e funções de suporte.
Com o início das operações na linha de montagem final A220 dedicada, o local de produção da Airbus no Alabama agora dobrou oficialmente de tamanho. Assim que receber a aeronave, a JetBlue será a segunda empresa aérea a contar, sua frota, com um A220 fabricado nos Estados Unidos.