Rara disponibilidade na Classe Executiva da Delta entre São Paulo e Nova York na Smiles
por Lorenzo Firmino •
A Air France e a KLM passarão a solicitar que seus clientes usem máscara durante suas viagens, tanto a bordo quanto durante o embarque, a partir de 11 de maio de 2020. A decisão, segundo o Grupo, está de acordo com as instruções nacionais (francesas e holandesas) e internacionais (OMS, IATA), e em conformidade com as leis e regulamentos internacionais.

Segundo comunicado, a medida se aplica não somente aos voos saindo da França e da Holanda, mas também dos demais países para onde as companhias seguem operando. O Brasil segue com operações semanais para Paris e Amsterdã, partindo do Rio de Janeiro e São Paulo.
Desde o início do surto de Covid-19, o Grupo Air France-KLM introduziu muitas medidas em torno de triagem e higiene para proteger clientes e funcionários das companhias, a bordo e nos aeroportos. As políticas implementadas são baseadas em diretrizes nacionais (francesas e holandesas) e internacionais (OMS, IATA) e estão em conformidade com as leis e regulamentos internacionais. Em situações em que o distanciamento social não pode ser garantido, o uso de máscaras será recomendado ou tornado obrigatório. Alguns destinos já exigem que máscaras sejam usadas a bordo de voos.
Tal medida é adicional às políticas já implementadas pela Air France e seus parceiros em resposta à crise de saúde COVID-19, que incluem:
Além disso, segundo o Grupo, o ar na cabine é renovado a cada 3 minutos. O sistema de reciclagem de ar a bordo de aeronaves da Air France e da KLM está equipado com filtros “High Efficiency Particulate Air”’ ou HEPA, idênticos aos usados nas salas de operações de hospitais. Esses filtros extraem mais de 99,99% dos menores vírus, incluindo aqueles com tamanho não superior a 0,01 micrômetros, garantindo assim que o ar da cabine esteja em conformidade com os padrões de qualidade. Os vírus do tipo coronavírus, variando em tamanho de 0,08 a 0,16 micrômetros, são filtrados pelos HEPA.
Apesar das circunstâncias excepcionais e do impacto econômico causado por essa crise, a companhias do Grupo vão seguir operando rotas estratégicas pelo mundo, entre elas as da Air France, de Paris ao Rio de Janeiro (uma vez por semana) e São Paulo (três vezes por semana), e da KLM, de Amsterdã para São Paulo (dois voos semanais).
Segundo o Grupo, os objetivos principais são a repatriação de cidadãos e o transporte de cargas essenciais. Porém, as companhias seguem trabalhando com as autoridades para adaptar sua programação de voos em tempo real, em um cenário de evolução rápida.
O Grupo informou que os clientes serão notificados da medida por todos os canais de comunicação (e-mail, SMS, websites, pré-viagem e check-in online) antes da partida do voo e serão solicitados a garantir que possuam uma ou mais máscaras para a viagem. Também disse que, em vista da natureza mutável dos regulamentos e da legislação, até segunda ordem as máscaras faciais permanecerão obrigatórias até 31 de agosto de 2020 em voos da KLM.
Se você tem planos de voar com a Air France e KLM, se prepare para providenciar sua máscara para uso a bordo. Aliás, essa deve ser a nova realidade das viagens de avião, independente da companhia.