Trem com ligação ao Aeroporto de Guarulhos já está operando parcialmente
por Equipe | Passageiro de Primeira •
O Aeroporto de Fortaleza agora tem mais um aliado no combate ao coronavírus: uma câmera térmica que irá medir a temperatura dos passageiros que trafegarem pelo local.

A ferramenta da empresa Dahua foi instalada próxima ao embarque doméstico, antes dos equipamentos de leitura do bilhete BCBP (Bar Coded Boarding Pass). Ela possui um sensor capaz de converter a radiação infravermelha emitida pelo corpo humano em imagem e, em três minutos, pode medir a temperatura de 500 pessoas. A tecnologia é segura e não oferece risco à saúde.
Essa ação vem somar às demais iniciativas da Fraport, empresa que gerencia o aeroporto, na prevenção e conscientização da disseminação do vírus. Além da rotina usual de limpeza e higienização, reforçada desde o início da pandemia, ações complementares foram adotadas pela administradora do aeroporto, como por exemplo:
“Estamos prontos para oferecer um ambiente limpo e seguro a todos. Todas essas medidas visam oferecer um ambiente higienizado e bem sinalizado para contribuir com a decisão dos passageiros sobre voar com segurança”, disse o aeroporto em nota.
Além disso, a Fraport também lembra que a cada 3 minutos, 99,7% das partículas do ar que circula nas cabines das aeronaves são filtradas, por meio do filtro de ar HEPA, que evita a disseminação do coronavírus durante as viagens. Sendo assim, viajar de avião é muito mais seguro do que de ônibus ou permanecer em um ambiente com pouca ventilação.
Todas as intervenções de infraestrutura aeroportuária (Fase 1B e Fase Runway) foram concluídas com sucesso e, segundo a Fraport Brasil, a pista deve entrar em operação assim que as autoridades competentes finalizarem a instalação dos equipamentos de auxílio à navegação aérea, o que deve ocorrer em breve.
Expandida em 210 metros, a pista agora possui comprimento total de 2.755 metros. Também foram feitas as obras da nova taxiway P, RESA 13 (área de segurança) e subestações 13 e 31 do aeroporto.