Assinantes da Netflix no Brasil agora poderão pagar sua assinatura mensal com cartões de débito Santander Mastercard
por Fábio Vilela •
As operações aéreas no Aeroporto de Brasília estão sendo intensificadas neste mês de julho com a retomada de novos voos e mais frequências diárias. São 12 novos destinos nacionais partindo da capital federal. A perspectiva é de um crescimento de 640% em relação ao mês de abril, que apresentou o pior fluxo de passageiros dos últimos 25 anos. Ainda não há previsão de retomada de voos para o exterior.

Em julho, o terminal passará a atender 35 cidades brasileiras e diariamente deverá receber em média 100 pousos e decolagens. A quantidade ainda está longe dos 380 voos diários de antes da pandemia, mas já é uma retomada importante para conexão e logística do país, conta Roberto Luiz, head de negócios aéreos da Inframerica. “O Aeroporto de Brasília é um importante centro de conexão e vem recuperando o movimento de forma gradativa. Para receber estas novas frequências, adotamos diversos protocolos sanitários a exemplo da solução termográfica para aferir a temperatura corporal dos passageiros e a disponibilização de mais de 30 pontos de álcool gel espalhados nos principais pontos do terminal”, explica o executivo.
A companhia aérea VoePass que tinha suspendido todos os seus voos no aeroporto da capital no mês de abril, volta a operar com 5 destinos: Araguaína, Barreiras, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Uberlândia. Os voos são operados pela empresa, mas os bilhetes para os destinos: São José do Rio Preto, Barreiras e Araguaína, são comercializados pela Gol.

A Inframerica reabriu uma de suas salas de embarque – o Píer Norte –, que estava fechada desde abril, como forma de atender às recomendações de distanciamento social. A medida é necessária para evitar aglomerações no terminal em virtude da intensificação das operações que vêm sendo retomadas ao longo deste mês. Com a reabertura da sala de embarque, a concessionária espera espalhar e espaçar o fluxo de passageiros.
A Inframerica informa que o uso de máscaras no terminal é obrigatório e que os usuários que não estiverem usando o acessório poderão ser impedidos de embarcar.
A Inframerica implantou diversas medidas sanitárias para que os passageiros possam viajar com tranquilidade. Entre as diversas ações estão a intensificação da limpeza do terminal utilizando produtos para desinfecção de UTIs, separação de mesas, cadeiras e a sinalização de uma distância segura em filas, balcões e elevadores. Além disso, quem embarca e desembarca no Aeroporto de Brasília tem a temperatura aferida por um equipamento moderno que verifica também o uso de máscara. Pontos de álcool gel estão espalhados por todo o terminal os balcões de checkin e portões de embarque ganharam divisores de acrílico para proteger funcionários e passageiros.
O fluxo de passageiros no Aeroporto de Brasília continua tímido. Em maio cerca de 58 mil pessoas passaram pelo terminal brasiliense. Esse número ainda é 95% inferior quando comparado com a movimentação do mesmo mês em 2019, mas o fluxo registrado foi 29% maior que o mês de abril.