Airbus comemora 50 anos colocando 6 aviões simultaneamente em um voo de formação
por Equipe | Passageiro de Primeira •
Cancelar bilhetes prêmio do AAdvantage ficou – temporariamente – mais fácil. Agora é possível cancelá-los e obter as milhas de volta de forma 100% online. Antes até era possível cancelar os bilhetes online, mas a restituição das milhas não acontecia de forma instantânea – apenas os voos eram cancelados. Era preciso ligar no call center e solicitar a devolução do saldo de milhas utilizado na emissão.

Desde a última sexta-feira (24) a American Airlines eliminou a necessidade dessa ligação e tornou automático o processo de restituição de milhas – que acontece em até 48h após a solicitação de cancelamento do bilhete online. Porém, essa “facilidade” só é válida para passagens compradas até 31 de maio e viagens até 30 de setembro. Este é o período que a companhia permite o cancelamento de bilhetes prêmio sem custo – embora, como bem notado pelo OMAAT, tem potencial de ser estendido.
Além do período citado acima, há algumas outras restrições para que o processo de restituição de milhas aconteça de forma automática. Ele funcionará apenas:
Para membros Executive Platinum esta facilidade continuará válida após 31 de maio – já que eles são isentos de taxas de cancelamento de bilhetes prêmio.
A digitalização de serviços que eram feitos somente via call center é algo que muitas aéreas mundo afora estão começando a fazer. Companhias e programas de fidelidade tem acelerado projetos que até então não eram tratados como prioridades. Entretanto, é uma pena que foi preciso uma pandemia para isso.
Torço muito para que esta facilidade continue ativa no futuro e que as restrições citadas neste post diminuam.