TAP retoma voos no Aeroporto Internacional de Salvador
por Equipe | Passageiro de Primeira •
Uma das maiores perdas para o mercado de aviação Brasileiro foi a saída da Singapore Airlines na rota entre Barcelona e São Paulo. Para quem não se lembra, a cia aérea operou este voo durante alguns anos e encerrou as operações no dia 20 de outubro de 2016.

Na época, a Singapore alegou que a difícil decisão de suspender os serviços para São Paulo veio em decorrência do fraco desempenho, demanda de mercado e capacidade na rota. Lembro que 2016 foi um ano duro para nós: além da Singapore, também perdemos a Korean na rota para Los Angeles e a Etihad para Abu Dhabi. A crise estava solta e pegou a aviação em cheio!
Já essa semana, tivemos a triste notícia de que a South African vai suspender a operação para São Paulo depois de 30 anos ininterruptos. Desta vez, a culpa não é nossa, e sim da própria cia sul africana, que cortou várias rotas em seu plano de reestruturação.
Para a Latam, suponho que este movimento tenha sido uma vitória. Desde que a cia brasileira anunciou a entrada nesta rota, tenho a percepção de que os preços caíram. Em especial no ano passado, em que considero a precificação das tarifas como uma “GUERRA” entre as cias. Com uma certa frequência postamos promoções de passagens da LATAM para Joanesburgo em EXECUTIVA por cerca de 3 mil reais; em milhas, de econômica, por menos de 20 mil pontos o trecho. Enfim, valores que considero baixos, especialmente se pensarmos que o voo tinha mais de 10 horas de duração.
Sem desmerecer a aposta acertada da LATAM, entendo que para os passageiros ter uma única opção na rota é ruim. Imagino que os preços devam subir, como quando a South African operava sozinha. É natural e não condeno a empresa Brasileira – o mercado é assim.
Com tempo, espero que o mercado veja o atual monopólio da LATAM como uma oportunidade de entrada e é aqui que faço uma conexão com o início desta postagem. Eu gostaria que a Singapore enxergasse esse movimento como uma oportunidade para voltar a operar para o Brasil; desta vez via Africa do Sul.
Quem abriu meus olhos para isso foi o leitor Alan Sidney, que no post em que anunciamos o encerramento da SA comentou sobre essa possibilidade.

Será que a saída da South African seria uma oportunidade para a Singapore voltar ao Brasil, estendendo a rota atual entre Singapora e Joanesburgo?

Não sou um expert em rotas, mas peço que acompanhem meu raciocínio:
Com a exceção do último ponto, todos os outros acho factíveis (brincadeira, o último também)!
Posso estar viajando, mas confesso que embarquei nessa possibilidade e sonhei com a volta de uma das melhores cias aéreas, com um dos melhores programas de fidelidade do mudo para o Brasil. Estou quase começando um movimento #voltasingapore para que a cia avalie essa possibilidade!
Lembrando que o KrisFlyer, programa de fidelidade da Singapore, é um dos melhores e mais generosos para voos na própria cia. Quem não lembra das emissões em executiva para BCN por 50 mil milhas o trecho ou 57.500 em executiva? só de pensar, já fico entusiasmado!
Não deixem de ler os reviews do Fábio na Singapore – São FANTÁSTICOS – Clique aqui.

O que vocês acham, viajei?