#TBT - Rio Sul: a tradição gaúcha de cor azul
por Equipe | Passageiro de Primeira •
Você já emitiu um bilhete aéreo com um stopover? Na aviação, o termo stopover, refere-se a uma parada voluntária que um passageiro faz em uma cidade que conecta dois voos. Algumas companhias aéreas oferecem stopover sem custo adicional no bilhete – embora, quando há, o valor geralmente não seja expressivo. Outras vão além, oferecendo de hospedagem gratuita a refeições. Nesse guia trago uma lista atualizada de todas as companhias que disponibilizam esse benefício, que movimenta a economia local e possibilita que milhares de passageiros ao redor do mundo conheçam novos destinos.

Antes de continuar com a lista, precisamos entender a diferença entre layover e stopover.
Um layover é uma conexão entre dois destinos que pode ser curta (como 30 minutos) ou longa (até 23h59min). No layover a mala é enviada diretamente ao destino final. Na hora da emissão dos bilhetes apenas os campos origem e destino são preenchidos.
Já o stopover é diferente. Em conexões internacionais tem mais de 24 horas. Na hora da emissão dos bilhetes a opção multi-destinos é selecionada. No stopover a mala deverá ser retirada na cidade de conexão e despachada novamente.
Para cada companhia aérea listada nesse post cinco pontos são abordados:
*Uma companhia aérea pode permitir o stopover. Mas não necessariamente, ela tem um “programa de stopover ou similar”. O programa de stopover é um conjunto de facilidades oferecido (como estadia, alimentação, atividades, vouchers, transfers, etc) que pode ou não ter custo.
**Todas as companhias aéreas permitem o layover. Mas não necessariamente, todas oferecem assistência ao passageiro em trânsito, com um “programa de layover ou similar”. Essa assistência funciona de forma semelhante ao programa de stopover. Porém, como o layover não é algo voluntário (você não opta por passar 12h em um aeroporto – salvo algumas situações) as companhias que oferecem o programa usualmente não cobram por ele.
☞ pular para…
A Air Canada permite que seus passageiros façam um stopover gratuito de até 4 dias em Montréal, Toronto ou Vancouver. É possível fazer um stopover no trecho de ida e um no trecho de volta (ou seja, você pode conhecer duas cidades canadenses). Além disso, a companhia oferece quartos de hotéis por CAD 49 para as tarifas Basic, Standard, Flex e Comfort; e quartos de hotéis grátis para as tarifas Latitude, Premium Economy e Business Class. A oferta é válida para qualquer itinerário que tenha uma conexão superior a 6 horas.

A Air Canada fala sobre o seu stopover nesse link nesse link.
A Air China permite stopover gratuito em Pequim ou Xangai. Brasileiros podem aproveitar da política de Visto de Trânsito de 72 horas para estrangeiros que entrou em vigor em 2013. Lembrando que com esse tipo de visto você não pode sair das cidades de trânsito permitidas. A Air China oferece para passageiros em layover estadia gratuita com café da manhã e transfer do aeroporto.

A Air China fala sobre o seu layover nesse link.
A Air France já divulgou seu stopover em Paris alguns anos atrás. Embora a companhia não comente o assunto oficialmente, utilizando a ferramenta de busca multi-destinos é possível adicionar uma parada superior a 24 horas sem ter alterações expressivas no custo total do bilhete. Tarifas não-flexíveis não permitem essa parada.

A Air France fala sobre o seu stopover nesse link.
A Alitalia permite o stopover gratuito de até 3 noites em Roma. Para reservar bilhetes com stopover é necessário entrar em contato com a companhia por telefone. A companhia oferece ofertas especiais de hospedagem no Hotel Sheraton Parco de’ Medici. O stopover é válido para viagens de ida ou volta.

A Alitalia fala sobre o seu stopover nesse link.
Ainda que a American Airlines já há alguns anos não divulgue informações sobre stopover, é possível fazer uma parada com mais de 24 horas conexão (em trechos internacionais) em cidades como Miami, Nova York, Dallas e Los Angeles.

Passageiros voando com a Avianca podem realizar um stopover gratuito de até 48 horas em Bogotá. Para desfrutar do benefício basta realizar a busca por passagens utilizando a opção multi-destinos. A companhia recomenda que o tempo mínimo de conexão seja de 8 horas.

A Avianca fala sobre o seu stopover nesse link.
A Brussels permite o stopover gratuito de 1 até 5 noites em Bruxelas. A companhia disponibiliza um site exclusivo onde é possível realizar a pesquisa por passagens incluindo o tempo que você deseja ficar na Bélgica durante sua viagem.

A Brussels Airlines fala sobre o seu stopover nesse link.
Para fazer um stopover com a companhia panamenha é preciso colocar uma reserva em hold através do site da empresa (você não deverá pagar ainda). Com a reserva feita, é preciso entrar em contato com Copa Airlines por telefone e solicitar o stopover. Nesse momento deverá ser feito o pagamento do bilhete. O stopover pode ou não ter custos, dependendo da sua tarifa.

Se você vai conectar nos Emirados Árabes com destino a um dos 150 destinos da Emirates, você pode tirar alguns dias para conhecer Dubai antes de seguir jornada. É possível emitir passagens com o stopover através da busca multi-destinos no site da companhia. Há custo, embora não expressivo. Lembre-se que desde o ano passado brasileiros não precisam mais de visto para os Emirados Árabes. Para passageiros em layover a companhia oferece estadia gratuita e alimentação. Para passageiros em stopover a companhia oferece pacotes com aluguel de carro, estadia e atividades.

A Emirates fala sobre o seu stopover nesse link e layover nesse link.
A Ethiopian oferece desde o ano passado stopover gratuito na capital etíope. Se você optar por fazer o stopover deverá arcar com seus próprios custos. A companhia oferece um programa de layover (para conexões entre 8 e 24 horas) com hospedagem gratuita, transfer, visto de trânsito e refeições. Se sua conexão for menor que 8 horas você pode pagar em torno de USD 70 pelo pacote. Para obter o benefício você deve procurar o balcão de Interlinha da Ethiopian no Aeroporto de Addis Ababa.

A Ethiopian fala sobre o seu layover nesse link.
A Etihad oferece stopover gratuito em Abu Dhabi. A companhia oferece também programas de stopover com diárias de hotel a partir USD 37 e a segunda noite grátis. Se sua conexão for curta, o que configura um layover, você pode fazer um passeio de ônibus por Abu Dhabi gratuito ou até mesmo jogar golfe por USD 40. A companhia não oferece estadia gratuita para layovers. Lembre-se que desde o ano passado brasileiros não precisam mais de visto para os Emirados Árabes.

A Etihad fala sobre o seu stopover e layover nesse link.
A Finnair permite que seus passageiros façam um stopover gratuito de até 5 dias na capital da Finlândia. Para a emissão desses bilhetes a companhia tem um tipo de busca específica (busca stopover) Você pode optar por fazer o stopover durante a viagem de ida ou de volta.

A Finnair fala sobre o seu stopover nesse link.
Uma conexão no Havaí sem limites de dias parece bom pra você? A Hawaiian oferece stopover gratuito para todos os seus passageiros em rotas internacionais. É possível aproveitar o stopover nas duas pernas, ida e volta. Passageiros voando domesticamente também podem aproveitar, mas há um custo de USD 60.

A Hawaiian Airlines fala sobre o seu stopover nesse link.
A Icelandair permite que seus passageiros façam um stopover gratuito de até 7 dias na Islândia. É uma excelente oportunidade de conhecer o país viajando entre América do Norte e Europa (ou vice-versa). Para a emissão desses bilhetes a companhia tem um tipo de busca específica (busca stopover).

A Icelandair fala sobre o seu stopover nesse link.
A companhia asiática Japan Airlines oferece stopover em Tóquio (Narita ou Haneda) ou Osaka. Embora a companhia não o divulgue, é possível montar a viagem através da busca multi-destinos do site sem alterações expressivas no custo total do bilhete.

A Japan Airlines fala sobre o seu stopover nesse link e layover nesse link.
A companhia holandesa oferece stopover gratuito para Amsterdã, Paris e Fortaleza (*válido para voos GOL originados em Belém, Manaus, Natal, Recife ou Salvador). É possível fazer um na ida e um na volta.

A KLM fala sobre o seu stopover nesse link.
A Qatar Airways oferece stopover gratuito em Doha por até 4 noites. Embora a companhia não ofereça estadia gratuita para stopover, ela oferece descontos em hotéis 4 ou 5 estrelas. É possível encontrar diárias por USD 23. Em casos de layover, a companhia oferece acomodação gratuita, visto de entrada, transfer e refeições.

A Qatar Airways fala sobre o seu stopover nesse link e layover nesse link.
A Royal Air Maroc oferece stopover gratuito em Casablanca. Por tanto, se você tem viagem para a Europa, poderá estendê-la por alguns dias no Marrocos e deverá arcar com seus próprios custos. Se você tem uma conexão superior a 8 horas a companhia oferece um programa de layover com noite de hotel gratuita em Casablanca.

A Royal Air Maroc fala sobre o seu layover nesse link.
A Singapore Airlines oferece stopover gratuito em Cingapura. A companhia oferece também programas de stopover (que inclui estadia, atividades, refeições, etc). O pacote mais barato custa USD 41 e vem com transfer gratuito, uma noite de hotel e um simcard (chip de celular). Se você ficar por mais de 2 noites você ganhará um ingresso para o Universal Studios de Cingapura. Se você tem um layover em Cingapura, a companhia oferece um voucher de USD 20 para ser utilizado no aeroporto.

A Singapore Airlines fala sobre seu stopover nesse link e layover nesse link.
A SWISS oferece a opção do stopover gratuito em Zurique na ida ou na volta (em viagens roundtrip). Os passageiros podem desfrutar de 2 a 5 dias para explorar a Suíça. A companhia oferece pacotes (pagos) que incluem hotel e viagens gratuitas de trem, ônibus e barco por todo o país.

A SWISS fala sobre seu stopover nesse link.
A TAP permite o stopover gratuito em Lisboa e Porto por até 5 dias na ida ou na volta (em viagens roundtrip). A companhia também permite o stopover gratuito em viagens de um trecho (one way). A TAP oferece ofertas de hotéis exclusivas (identificados com um selo de tarifa especial) e nos restaurantes parceiros, uma garrafa de vinho gratuita.

A TAP fala sobre seu stopover nesse link.
A Turkish oferece aos seus passageiros stopover em Istambul na ida ou na volta. Para passageiros voando em classe executiva a companhia oferece acomodação por até duas noites em hotel 5 estrelas, e para passageiros voando em classe econômica uma noite em hotel 4 estrelas. A companhia também oferece estadia em casos de layover. Para passageiros viajando em econômica o tempo mínimo entre os voos deverá ser de 12 horas. Já para os que viajam em executiva o tempo mínimo entre os voos deverá ser de 9 horas. Lembrando que o stopover não é elegível para voos originários do Brasil.

A Turkish Airlines fala sobre o seu stopover nesse link e sobre o layover nesse link.
Ainda que uma companhia aérea não divulgue informações referentes a stopover, não deixe de simular a compra de passagens utilizando a opção de multi-destinos. Para isso basta adicionar uma conexão superior a 24 horas em um dos hubs da companhia ou cidade de conexão. Depois, compare o resultado encontrado buscando passagens de ida e volta sem o stopover. Assim como pode haver um aumento no custo do bilhete com a conexão longa, ele também pode ter um custo equivalente ao outro ou mesmo inferior.
Além da busca multi-destinos dos sites das companhias aéreas, é possível emitir passagens com stopover através de agências de turismo, OTAs (Online Travel Agencies), comparadores de passagens, etc. Alguns programas de fidelidade também permitem stopover em bilhetes emitidos com milhas, mas isso é assunto para outro post (quem sabe, um outro guia!).
Você se lembra de alguma companhia que não citamos no post? Quando e onde foi o seu último stopover?
Agradeço ao Dérek pela ajuda com as pesquisas!