Mudanças no LATAM Pass são prorrogadas para até o fim de novembro
por Lorenzo Firmino •
O passaporte é o documento mais importante para nós, viajantes. E além de ser uma forma de identificação, eles revelam algo muito importante: as relações diplomáticas de um país. É isso que define quais lugares viajantes de um determinado território poderão entrar sem a necessidade de visto. Dessa forma, quanto menor o número de países que exigem visto para portadores daquele passaporte, mais poderoso o passaporte é.

É com base no nível de liberdade que o documento oferece aos seus viajantes, que a Henley Passport Index os classificam.
Nessa semana o índice com os passaportes mais poderosos do mundo foi atualizado. Japão e Singapura continuam em primeiro lugar, com seus viajantes sendo aceitos em 189 países sem precisar de visto. Logo em seguida vêm Coreia do Sul, Alemanha e Finlândia, com seus passaportes aceitos em 187 países.

Na América Latina, o passaporte chileno é o mais poderoso, sendo aceito em 174 países, em seguida vem o argentino, que é aceito em 170 país, e em terceiro lugar, o passaporte brasileiro, aceito em 169 países.

Com a necessidade de um visto eletrônico para entrar na Nova Zelândia, que passa a valer a partir desse mês, o Brasil caiu duas posições no ranking e agora está na 18ª posição global.
Confira o top 20 dos mais fortes:
Na lanterna do ranking estão Afeganistão e Iraque, com seus passaportes sendo aceitos somente em 25 e 27 países, respectivamente, sem a necessidade de visto.
Confira o top 20 dos mais fracos:
Algum leitor felizardo tem algum passaporte do top 10?