Air France agora permite que clientes despachem sua bagagem na estação de trem Gare du Nord
por Equipe | Passageiro de Primeira •
Começa hoje em quatro aeroportos brasileiros (BSB, CWB, VCP e NAT) uma campanha de orientação aos passageiros em voos domésticos sobre a utilização da bagagem de mão. O objetivo da ação é agilizar o fluxo dos clientes nas áreas de embarque, evitando atrasos e trazendo maior conforto para todos os passageiros. A informação foi anunciada na semana passada pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR).

Lembrando que as medidas da bagagem de mão (55 centímetros de altura x 35 centímetros de largura e 25 centímetros de profundidade) seguem os padrões da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA).
No total, 15 aeroportos brasileiros participarão da iniciativa. Em cada aeroporto haverá um período de duas semanas de caráter estritamente educativo, informando os passageiros sobre as medidas das bagagens de mão. A partir de maio, as malas fora do padrão precisarão ser despachadas nos check-ins das companhias aéreas, estando sujeitos a cobranças de acordo com o tipo de franquia contratado para a viagem.
Foram divididos três grupos com início entre os dias 10 e 24 de abril:
Grupo 1 – início em 10 de abril:
Grupo 2 – início em 17 de abril:
Grupo 3 – início em 24 de abril:
O controle rígido nas bagagens de mão é adotado por várias companhias ao redor do mundo (principalmente com as low costs europeias) – no Brasil, ao que tudo indica, a iniciativa visa agilizar o fluxo dos clientes para evitar atrasos. Mas claro que também deve haver o interesse das aéreas por trás disso.
Com informações ABEAR.