Suíça dificulta turismo de brasileiros no país
por Lorenzo Firmino •
Há alguns meses o Governo liberou a emissão do Certificado Internacional de Vacinação pela internet. Nesse post vamos ensinar como emitir o Certificado de Vacinação contra febre amarela de forma online. O processo leva poucos minutos e o Certificado é enviado por e-mail em até 10 dias úteis. A emissão do documento é feita pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Destinos populares entre os brasileiros como Austrália e Tailândia e vizinhos como Bolívia, Colômbia e Paraguai exigem vacinação contra a febre amarela. Geralmente ela deve ser aplicada com uma antecedência de 10 dias do embarque.
Para realizar a solicitação pela internet você deverá digitalizar dois documentos:
Com os documentos digitalizados você pode dar início ao processo.
Passo 1. Crie seu cadastro no Portal de Serviços do Governo Federal nessa página.
Passo 2. Dê início a solicitação do Certificado nessa página.
Como você já vai ser cadastrado no Portal de Serviços do Governo, dados como nome, CPF, protocolo e e-mail serão preenchidos automaticamente. Os demais campos deverão ser preenchidos (Data de Nascimento, Sexo, Nacionalidade, Estado de Residência e Cidade de Residência).
No campo Número do Documento você deverá preencher com o número do seu RG, em seguida anexá-lo e clicar em Adicionar Dados na Tabela.


Passo 3. Preencher com as informações da vacina
Após fazer o envio dos seus dados pessoais você deverá preencher os campos Lote da Vacina e Data da Vacina. Em seguida você deverá anexar o cartão de vacinação.
Depois é só clicar em Enviar Solicitação.

Passo 4. Aguarde a análise da Anvisa
Com os formulários preenchidos e documentos digitalizados enviados, você deverá aguardar a análise da Anvisa. Que pode ocorrer em até 10 dias úteis.

Solicitação em postos conveniados
O Certificado Internacional de Vacinação contra febre amarela impresso continua disponível em Centros de Orientação da Anvisa em aeroportos e postos conveniados espalhados pelo Brasil.
Esperamos que esse artigo tenha deixado mais claro como emitir o Certificado de Vacinação pela internet. Lembrando que o Sistema Único de Saúde (SUS) distribui a vacina contra febre amarela gratuitamente. Para quem já possuí o documento, ele é vitalício – não há, portanto, necessidade de um novo.
É importante ressaltar que a emissão do Certificado Internacional de Vacinação online é uma iniciativa brasileira e pode não ser amplamente conhecida internacionalmente. Por tanto, não sabemos ainda, como será a aceitação do Certificado emitido pela internet nos países que exigem a vacina.