Delta será a primeira aérea norte-americana a reconectar os Estados Unidos e a China
por Equipe | Passageiro de Primeira •
Depois do Brasil isentar o visto de cidadãos norte-americanos (e também de canadenses, japoneses e australianos), o governo dos EUA sinalizou positivamente a possível entrada do Brasil no Global Entry – o programa de viajantes confiáveis americano.

Viajantes “pré-aprovados” e de “baixo risco” que chegam aos Estados Unidos poderão ingressar no país mais rapidamente e com menos burocracia pelo programa.
Com isto, turistas e viajantes a negócios não precisarão passar por entrevistas com agentes imigratórios. Será necessário apenas apresentar os documentos em quiosques eletrônicos – estes mesmos equipamentos permitem escanear documentos, colher impressões digitais e preencher a declaração alfandegária para a retirada de bagagem.
Atualmente o Global Entry está disponível para 11 países, sendo dois deles na América do Sul:
Para quem se recorda, uma tentativa para a inclusão do Brasil no programa foi feita pela então presidente Dilma Rousseff em 2015, o que acabou não acontecendo.
Vale lembrar que mesmo com a declaração otimista feita pelo governo brasileiro e americano ontem, essa não deverá ser uma tarefa fácil – já que restrições da Polícia Federal e da Receita podem impedir que o programa seja implementado no Brasil.
Se tudo der certo, a entrada do Brasil no Global Entry não isentará os brasileiros do visto, ou seja, apenas facilitará o processo de ingresso do cidadão brasileiro em território norte-americano.
Mesmo assim, consideramos esta notícia um grande avanço. E vocês?