Classe Executiva da United Airlines no B787-9 - Houston para Los Angeles
por Fábio Vilela •
No horário combinado uma agente do SS veio me buscar no lounge para poder embarcar. Esta foi a primeira vez que voei no B777 reformado da TAM com a executiva “flatbed”. Para quem não sabe todos os B777 já receberam as novas poltronas (removeram a Primeira Classe), já os B767 já vieram com poltronas flatbed da LAN, e os A330 continuam com as poltronas antigas já que as aeronaves serão devolvidas.
Vôo TAM JJ8027 – 03/06/2015
Santiago (SCL) ✈ São Paulo (GRU)
Assento: 8C – Classe Executiva
Partida: 16:45 / Chegada: 20:35 / Duração: 3h50
Aeronave: B777-300ER

Como vocês sabem o layout da executiva da TAM é 2-3-2, o que não é uma configuração muito confortável caso você viaje sozinho.

Os estofados da TAM também receberam nova “roupa” e agora tem o encosto da cabeça vermelho e o resto do assento cinza.

A grande diferença fica por conta do “ottoman” que é este descanso dos pés, que na minha opinião é uma enorme melhoria.

Eu sentei na 8C que é a última fila da executiva do lado direito. O avião estava super vazio, devia ter no máximo umas 12 pessoas na Business. Nesta segunda sessão que é onde eu estava tinha apenas 2 passageiros.

A falta de privacidade neste assento me incomoda assim como o fato de não ter acesso ao corredor. Imagina quem senta no assento de 3 no meio? Só por Deus!

Fui tirar umas fotos dos detalhes da poltrona que praticamente não mudou nada além das cores dos tecidos.

Mesmo sendo um vôo curto foi oferecido edredon e travesseiro.

Embaixo do descanso dos braços do lado esquerdo tinha porta USB e Ethernet.

E um pouquinho mais na frente o controle do entretenimento de bordo.

Os fones de ouvido são noise-cancelling mas não são daquele tipo que envolvem toda a orelha.

Eu gosto bastante do entretenimento de bordo da TAM, que é variado, com boa qualidade de imagem e bom tamanho de tela.

Embaixo do descanso dos pés tem um buraco que você pode guardar seus sapatos.

O controle de posições do assento permaneceu o mesmo.

Logo no embarque foi servido champagne e castanhas. As comissárias deste vôo foram super educadas e gentis. Tinham 2 que até eram leitoras do site, fiquei feliz com o reconhecimento 😉
Foi oferecido revistas e jornais também aos passageiros.

O amenity kit é até curioso, é um “saco” grande com meia, tapa olho, tapa ouvidos e caneta.

Mesmo sendo um vôo com menos de 4 horas de duração o serviço foi completo com direito à menu e prato quente.

Como vocês sabem o sistema de serviço TAM traz tudo de uma vez em uma bandeja – entrada, prato principal e sobremesa. Para um vôo curto acho que realmente tem que ser mais compacto, mas nos internacionais eu não gosto deste modelo “express”.
A qualidade da carne estava boa, já a salada estava seca demais e muito gelada, não gostei.

Depois deitei a poltrona para vocês terem uma idéia de como fica a nova reclinação.

Como vocês podem ver ela não fica 100% flatbed, já que o encosto ainda fica levemente inclinado.

A poltrona encosta no “ottoman” se tornando uma “cama”.

Particularmente esta inclinação no encosto não me incomodou já que eu nem sempre durmo com a poltrona 100% reta – eu gosto de deixar ela ligeiramente inclinada nas costas.

Se comparar com o modelo antigo que existia neste B777, esta nova poltrona foi um upgrade e tanto. Realmente o fato de ser quase “flatbed” faz uma diferença enorme na hora de dormir. Inclusive semana passada eu voei MIA x GRU x MIA (que vou postar depois aqui no site) nesta mesma aeronave e posso afirmar que é bem mais confortável do que à antiga.
Chegando em SP um agente do SS estava me esperando no portão e me acompanhou até a retirada da mala – que neste caso veio em uma esteira e elevador separado, achei o máximo. Sou fã do Special Service da TAM (vocês sabem) e só tenho elogios à fazer para o time deles que é nota 1000. Ahh lembrando que os colaboradores só “escoltam” o cliente até na esteira, pois na alfândega é proibido.
Bom pessoal espero que tenham gostado do report desta “nova business”. Alguém de vocês já pegaram este modelo novo? O que acharam da mudança?