Esse hotel de 105 andares na Coreia do Norte não está sendo afetado pelo coronavírus
por Gabriel Marinho •
O Consulado da Coreia do Sul no Brasil anunciou que viajantes com passaporte brasileiro precisarão apresentar uma Autorização Digital de Viagem (K-ETA) para entrar no país. A autorização será obrigatória a partir de sexta-feira (1) para todos os viajantes que chegam de países cujo visto de até 90 dias não é obrigatório – como é o caso do Brasil.

Para solicitar a autorização, você deve fazer o seguinte:
O K-ETA deve ser solicitado pelo menos 72 horas antes do embarque com destino à Coreia do Sul (seja em via aérea ou marítima). Confira abaixo o vídeo de passo a passo:
Para mais informações, acesse o site do Consulado da Coreia do Sul no Brasil.
De 21 de março em diante, os viajantes vacinados que completaram sua vacinação contra a COVID-19 e registraram seu histórico de vacinação neste site antes de viajar para a Coreia do Sul, não precisarão mais fazer a quarentena de 7 dias. Informando seus dados e seu comprovante de vacinação no site, vai ser gerado um QR Code, que será escaneado no momento da entrada no país asiático.
Já a partir de abril, o governo estenderá a isenção de quarentena para demais estrangeiros vacinados que não possuem o certificado de vacinação anexado no aplicativo.
Vale lembrar que o país considera uma pessoa imunizada, àquela que recebeu as duas doses da vacina contra a COVID-19 – ou uma dose, no caso da vacina de dose única – no mínimo 14 dias antes do embarque.
O solicitante deve cadastrar os seguintes comprovantes no Sistema de Cadastro de Informações Sanitárias (Q-CODE), antes da entrada na Coreia:
O visto é obrigatório para permanência de longo prazo (mais de 91 dias) ou exercício de atividades de relevância econômica como viagem a negócios, colocação profissional, intercâmbio, investimento e atuação como modelo, atleta e outros ramos artísticos e esportivos.
Ele também é necessário em caso de países que não possuem acordo com a Coreia. Neste caso, independente se for ficar muito tempo ou pouco tempo no país, o viajante deverá solicitar o visto. A solicitação e a retirada de visto deverão ser feitas pelo próprio requerente.
O Consulado pede que as solicitações de visto sejam feitas com agendamento prévio, através do e-mail hbyu@mofa.gov.kr. O horário de expediente é de segunda à sexta-feira, das 9h às 16h (sem intervalo de almoço). O pagamento da taxa de emissão de visto deve ser feito no ato, em reais e em espécie.
Após o recebimento da documentação, o prazo para emissão do visto é de 5 dias úteis. Considerando que o processo de avaliação de emissão de visto leva 5 (cinco) dias a partir da data de solicitação, o Consulado orienta que você evite a aquisição da passagem aérea com data de partida dentro deste prazo.
Devido à pandemia do COVID-19, a entrada na Coreia deve ser feita em até 3 meses contados da data de emissão do visto, e a emissão de visto múltiplo está suspensa desde 13 de abril de 2020. O visto múltiplo é um visto com permissão para entrada sem limite de vezes dentro do prazo válido.
Apesar do fim da exigência de quarentena, ainda serão necessários as realizações de testes de COVID-19, sendo um antes do embarque, outro na chegada ao país e outros dois no 6° e 7° dia de permanência. A novidade é que agora um teste antígeno também é aceito nos dias 6 e 7.
Ainda não foi informado se os testes rápidos (antígeno) também serão aceitos antes do embarque e na chegada ao país. Vale lembrar que, até o momento, para embarcar à Coreia do Sul, é necessário um teste negativo do tipo RT-PCR, realizado em até 48h antes do voo.
Além do final da quarentena para viajantes vacinados, também foram derrubadas as proibições do uso de transportes públicos para estrangeiros. Desde o dia 21 de março, os viajantes poderão utilizar os ônibus, metrôs e trens no país.
Você planeja viajar para a Coreia do Sul em breve?
Não se esqueça de anexar seu comprovante de vacinação neste site. E preencher sua autorização neste site.
Para mais informações, acesse o site do Consulado da Coreia do Sul no Brasil.