GOL começa a voar com o 737 MAX em Congonhas
por Equipe | Passageiro de Primeira •
O Aeroporto Internacional de Santiago, no Chile, inaugurou seu mais novo terminal internacional. Com investimento total de US$ 990 milhões (aproximadamente R$ 4,6 bilhões), o terminal pretende ser um dos mais modernos da América do Sul.

Com a ampliação do terminal existente para mais de 248.400m², e agora readequado ao tráfego doméstico, a capacidade do aeroporto mais que duplicou, passando de 16 para 38 milhões de passageiros por ano. A obra foi realizada pela VINCI Construction Grands Projets e Astaldi, empresa do Grupo VINCI Airports, que gerencia o aeroporto chileno.
O novo terminal permitirá recuperar e sustentar o crescimento do tráfego que começou desde o início da concessão em 2015. O aeroporto de Santiago recebeu 24,6 milhões de passageiros em 2019 graças à abertura de 20 novos destinos internacionais e à chegada de seis novas companhias aéreas.
De acordo com a VINCI Airports, a experiência do passageiro será melhorada. “Com o novo terminal, os tempos de espera serão reduzidos consideravelmente devido a 96 quiosques de check-in automático, 64 balcões de entrega de bagagem, 40% mais balcões de imigração para controle de fronteiras e um novo sistema de manuseio de bagagem”. Além disso, o terminal também inclui novas áreas comerciais, restaurantes e serviços, como creche e sala de exposições, por exemplo.

Confira abaixo mais detalhes sobre a reforma do terminal:
O Aeroporto de Santiago utilizou seu perfil oficial no Twitter para divulgar uma tour feita pelo novo terminal. Confira:
If you're planning to fly out of Chile, this video is a must! 🇨🇱✈️🌎
Follow the passenger route in the #NewInternationalTerminal (T2) of Santiago airport. From today, all international flights started operating at T2. pic.twitter.com/2DcigKfV2P
— Aeropuerto Santiago de Chile (@AeropuertoStgo) March 2, 2022
Pensando na redução do consumo de energia, foram instaladas 10.336 luzes LED de aeroportos, o que reduz o consumo de energia de iluminação do aeroporto em 70%. As emissões do transporte terrestre também são reduzidas graças a seis novos ônibus elétricos que entraram em serviço em julho do ano passado. Mais de sete hectares foram reflorestados no terreno do aeroporto e mais de 600 árvores foram doadas ao município de Pudahuel.
Essa dinâmica será ainda mais fortalecida nos próximos meses. Com o comissionamento de uma usina fotovoltaica com capacidade de 826KW, instalada na cobertura do terminal existente. Finalmente, o objetivo global é reduzir a pegada de carbono do aeroporto em 40% em 2030 e atingir zero emissão líquida até 2050.
O aeroporto já anunciou quais companhias aéreas irão operar no novo terminal internacional. São elas a LATAM, Aerolíneas Argentinas, Aeromexico, Air Canada, Air France, American Airlines, Avianca, British Airways, Copa Airlines, Delta, Iberia, KLM e United, além das companhias de baixo custo JetSMART e SKY Airline. Veja abaixo:
Desde hoy, todo vuelo internacional opera en el #NuevoTerminalInternacional (T2) del aeropuerto de Santiago:@latam_chi @delta @Aerolineas_AR @AirCanada @Iberia @KLM @VuelaJetSMART @united @airfrance @CopaAirlines @British_Airways @Aeromexico @Avianca @AmericanAir @SKYAirline_CL pic.twitter.com/G69T9CWsqz
— Aeropuerto Santiago de Chile (@AeropuertoStgo) March 2, 2022
Ansiosos para conhecer o novo terminal?