Presidentes Juan Carlos Varela e Barack Obama selam acordo histórico na aquisição de aeronaves para a Copa Airlines
por Fábio Vilela •
A Emirates aumentou consideravelmente o valor da Taxa de Combustível (YQ) cobrada em emissões de bilhetes prêmio, como através de programas parceiros, como o TAP Miles&Go e a Smiles.

Em junho de 2020, tivemos a ótima notícia de que a Emirates não estava mais cobrando a Taxa de Combustível (YQ) em emissões com milhas/pontos através de diversos programas parceiros, o que incluiu tanto o TAP Miles&Go quanto a Smiles.
Na ocasião, em uma emissão entre São Paulo e Dubai (ida e volta), por exemplo, os custos das taxas eram de cerca de EUR 90, o que incluía a Taxa de Embarque + Taxa de Emissão (exclusiva para a TAP).
Porém, em agosto do ano passado, a Emirates voltou a cobrar a Taxa de Combustível, impactando emissões tanto através do TAP Miles&Go quanto através da Smiles.
Na ocasião, as taxas passaram a ficar na faixa dos seguintes valores:
Agora, após quase sete meses da volta da Taxa de Combustível, tivemos um aumento significativo nos valores, principalmente nas passagens em Classe Executiva. Veja abaixo dois exemplos no programa Smiles:
Executiva

Econômica

Para verificar as taxas que estão sendo cobradas, fizemos a pesquisa de uma passagem na Classe Executiva pagante nas mesmas datas em que simulamos a emissão na Smiles. Repare que os valores informados pelo programa da YQ conferem com o que está sendo apresentado no ITA Matrix:

No começo de agosto de 2021, a Emirates já tinha começado a cobrar US$25 em todas as reservas feitas através de diversos GDS’s (sistemas de distribuições globais, em português). Esses sistemas são utilizados por companhias aéreas parceiras e programas de fidelidade, como a Smiles e o TAP Miles&Go.
Porém, ao que tudo indica no exemplo acima da Smiles, a Taxa de Emissão de Parceiros ‘YR’ não está sendo mais repassada nas emissões por milhas e pontos dos parceiros.
Como dissemos quando a companhia voltou a repassar esses valores nas emissões, a volta da cobrança da taxa de combustível encareceu bastante os resgates de voos da Emirates utilizando pontos e milhas de programas parceiros. Agora, com o novo aumento, os valores ficam cada vez menos atrativos.
Vale ressaltar, mais uma vez, que essa é uma decisão da Emirates, que repassa a cobrança da YQ para alguns programas parceiros e os mesmos repassam para os clientes. Tanto que emissões com milhas do próprio programa da Emirates, o Skywards, também foram impactados com esse aumento significativo.
Para entender mais sobre o assunto, recomendo a leitura da matéria em que explicamos o que é a taxa de combustível cobrada por companhias aéreas.
Alguém que estava planejando alguma emissão com a Emirates foi impactado?