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por Equipe | Passageiro de Primeira •
Nas últimas semanas, voltamos a mostrar resgates em Classe Executiva, sem nos importar se são voos curtos de ligação intra-país/região, ou voos intercontinentais, que eram o foco das fases passadas, usando milhas e pontos. O que temos no cardápio hoje é: Resgates de Primeira – Passagem de Nova York para o Rio de Janeiro, com conexão em Atlanta, na Classe Executiva da Delta, com pontos LATAM Pass.

A escolha do resgate através do LATAM Pass foi feita, mais uma vez, por uma razão especial: mostrar novas alternativas para bom uso dos pontos LATAM Pass, dada a insegurança gerada pelas mudanças que foram anunciadas no programa a partir de outubro.
Além disso, ele demonstra que a retomada dos voos da Delta, de Atlanta para o Rio de Janeiro, continua mantida, conforme programado.
Embora o valor cobrado pelo LATAM Pass não seja o mais atrativo para voar em Classe Executiva entre Brasil e América do Norte com parceiros, é bastante razoável e pode ser uma ótima alternativa, já que nem sempre se acha vagas nos programas que possuem tarifa menor.
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Rota: Nova York – Atlanta – Rio de Janeiro
Programa: LATAM Pass
Para quem não vem acompanhando, nas primeiras duas fases da série Resgates de Primeira, mostramos ótimos resgates para voar em Classe Executiva para todos os continentes. Na terceira fase, mostramos Resgates de Primeira para voar em Primeira Classe, item cada da vez mais raro no mundo da aviação, especialmente para viajar utilizando milhas e pontos.
Nessa últimas, voltamos a mostrar o resgate de viagens em Classe Executiva que apresentem custo x benefício acima da média. Por isso, hoje aproveitamos para mostrar uma viagem de Nova York para o Rio de Janeiro, voando na Classe Executiva da Delta.
Grande parte dos nossos leitores possuem pontos no LATAM Pass, ou dispõe de maneiras fáceis para acumular tais pontos, inclusive nas muitas promoções de transferências bonificadas de parceiros financeiros, a exemplo do Bumerangue Livelo – LATAM que ocorreu algumas vezes no último ano.
Assim, vamos aproveitar para mostrar mais uma das boas emissões do programa, que é ótima alternativa de ligação da America do Norte ao Brasil, usando pontos do programa de fidelidade da LATAM.
E voar do Aeroporto Internacional John F. Kennedy (JFK), com conexão no Aeroporto Internacional Hartsfield-Jackson Atlanta (ATL), na Classe Executiva da Delta, ainda vai te permitir acessar os Lounges da Delta (Delta Sky Club) em ambos os aeroportos.
A sala VIP Delta Sky Club é elegante, ampla e confortável, além de oferecer uma excelente vista panorâmica para o pátio (valioso para os avgeeks). Veja mais detalhes no review feito por Fábio, do Delta Sky Club de Nova York JFK clicando aqui e no Aeroporto Internacional Hartsfield-Jackson Atlanta, aqui.
Embora o programa LATAM Pass tenha promovido diversas alterações nas tabelas de resgate com parceiros, a rota Brasil – América do Norte manteve um número bastante razável de pontos para voar em Classe Executiva: 90 mil pontos LATAM Pass.
Com a saída da LATAM da aliança oneworld e a troca da parceria bilateral da América Airlines pela Delta, essa é a única parceira LATAM na região, sendo cobrados os 90 mil pontos independentemente da origem do voo na América do Norte, assim como a quatidade de trechos voados. Atente, contudo, para o fato de que se houver trechos mesclados entre LATAM e Delta, a pontuação não obedecerá a tabela fixa de parceiros, flutuando para valores muito superiores aos previstos naquela tabela.
Apesar das crônicas dificudades de resgatar parceiros, o acervo de voos com a Delta é acessível on-line, tanto para pesquisa quanto para emissão. Ocasionalmente, o sistema acaba não permitindo finalizar essa emissão – até mesmo para voos próprios, em alguns casos – mas é uma questão pontual e pode ser superada com a finalização via call-center.
Em regra, basta escolher origem e destino, data e número de passageiros, efetuar a consulta e seguir para preenchimento dos dados do passageiros, dados de pagamento e fazer o resgate e emissão dos bilhetes.
Nova York (JFK) – Rio de Janeiro (GIG) | Delta 61 – Classe Executiva Delta One
Data: 16/03/22

Infelimente, a aeronave prevista para o voo é o Boeing 767-300ER, ainda sem retrofit. Leve em conta, entretanto, que a Delta já iniciou o retrofit da sua frota de Boeing 767-300ER, com previsão de atingir mais de 50% dessas aeronaves em meados do próximo ano. Embora esse retrofit não signifique a implantação da versão da nova Delta One Suites com portas deslizantes, traz um belo upgrade ao produto.
Embora essa seja uma emissão em que se usa uma quantidade bastante razoável de milhas/pontos para voar da América do Norte para a América do Sul, encontrar mecanismos de gerar esses pontos a baixo custo, é fundamental para tornar o resgate ainda mais atrativo.
O que de fato torna essa emissão interessante, é a compra e/ou geração dos pontos LATAM Pass com descontos consideráveis em relação ao valor padrão de R$70 o milheiro.
A propósito, quem acompanha o Passageiro de Primeira assiduamente, sabe que nos últimos anos tem sido relativamente comum, promoções em que o programa vende pontos com até de 70% de desconto sobre o valor de tabela (R$70/milheiro), o que reduz esse valor para R$21,00/milheiro.
Com milheiro a R$21, o valor do bilhete fica excepcional, já que os custos para comprar esses 90 mil pontos LATAM Pass, passa para R$1.890, mais barato que uma passagem em classe econômica para o trecho, sem dúvida. E ainda há como gerar pontos num custo inferior, aproveitando as promoções bumerangue que têm sido realizadas com certa frequência entre Livelo e LATAM Pass.
Para que você tenha uma noção comparativa, veja o valor pago da passagem mostrada acima:

A passagem custa incríveis R$13,9 mil, o que é uma brutal diferença em relação ao custo em milhas/pontos.
Vale lembrar que as taxas cobradas pelo LATAM Pass, são apenas as taxas aeroportuárias mostradas nesta pesquisa do Ita Matrix.
Conforme mencionamos, o único parceiro bilateral da LATAM nas américas, é a Delta. Com isso, a única opção de voar o trecho, utiliando da tabela entre América do Norte e América do Sul, de 90 mil pontos LATAM Pass, é a Delta. Há a alternativa, entretanto, de emitir voo próprio com a LATAM, com o inconveniente da tabela flutuante. Em raras datas, encontram-se valores menores, mas na grande maioria dos casos, os valores achados são muito superiores.
A cabine executiva da Delta, no 767-300ER que está previsto para cumprir a rota, não seria retrfitado, sendo equipada com a cansada cabine antiga Delta One mostrada abaixo:
Entretanto, existe boa chance de que a aeronave efetivamente escalada, já tenha recebido retrofit, dada a informação de que a Delta pretende retrofitar maiss e 50% da frota de 767-300ER, até meados do próximo ano. Nosso voo simulado, como visto, é para março de 2022, então já deve ter muitas aeronaves com a nova cabine cortando os céus.
Esse é mais um bom exemplo das dezenas de boas oportunidades de emissões que temos a explorar no nosso microcosmos de milhas e pontos, como falamos no post inicial dessa série semanal.
Nessa matéria, trouxemos uma boa oportunidade de fazer um voo de quase 10h na boa Classe Executiva da Delta, por uma quantidade razoável de pontos.
Como falamos nos posts anteriores dessa fase, acaso queira ver alguma rota/voo que tenha interesse/curiosidade, favor informar nos comentários, que poderemos tentar encaixar nas próximas publicações.
Lembre que nessa série, optamos por abordar apenas uma boa emissão por semana, mas oferecendo todas as informações que você precisa saber para tirar proveito da oportunidade, inclusive todos os pros e contras que se aplicam a essa emissão.
E você, pretende assegurar esse ou outro bom uso dos seus pontos LATAM Pass?
Confira os Resgates de Primeira publicados!
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