Como facilitar sua comunicação no telefone com agentes de companhias aéreas
por Rafael Castro •
Os países membros do Espaço Schengen anunciaram no último ano a introdução do ETIAS, o novo visto eletrônico para entrar nos países que fazem parte do tratado a partir do final do ano que vem. Neste post, vamos aprender um pouco sobre sua história, regulamentos e membros do tratado Schengen e sobre a implementação deste novo documento, que será obrigatório para passageiros brasileiros!

☞ pular para…
O Tratado de Schengen, assinado no dia 14 de junho de 1985, tem como objetivo retirar os controles de fronteiras entre os países do continente europeu, facilitando assim a circulação de pessoas entre os países membros do bloco. Com algumas exceções, a adesão ao tratado foi feita de forma gradual pelos países europeus, incluindo até nações que eram membros da União Europeia.
Antes de continuarmos, é necessário diferenciar algumas nomenclaturas:
História & Membros do Tratado Schengen
O tratado incluía inicialmente 5 países (Alemanha, França, Luxemburgo, Países Baixos e a Bélgica) e foi assinado a bordo do Princesse Marie-Astrid, um barco luxemburguês. Com o tempo, novos países se juntaram ao tratado, totalizando atualmente 26 estados membros.
Os países da União Europeia que fazem parte do tratado são:
Alemanha, Austria, Bélgica, Dinamarca, Eslovaquia, Eslovénia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polônia, Portugal, República Tcheca e Suécia.
Os países que não fazem parte da União Europeia e fazem parte do Tratado de Schengen são:
Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça.
Os países que fazem parte da União Europeia e não fazem parte do Tratado de Schengen são:
Bulgaria, Chipre, Croácia, Irlanda e Romênia.

Regras do Espaço Schengen
Uma vez que você tenha entrado no espaço Schengen, você poderá transitar livremente entre os países assinantes do tratado. Portanto, existem algumas regras que deverão ser seguidas:
Mas lembre-se! Em situações extraordinárias, como a pandemia da Covid-19, cada país pode alterar as regras de entrada e estabelecer controles de fronteiras adicionais. Essa medida também se aplica ao trânsito entre países que fazem parte do tratado.
Brasileiros precisam de visto para entrar e transitar na área Schengen?
Não! Brasileiros (atualmente) não precisam emitir nenhum tipo de autorização de viagem para ingressar em território Schengen. Mas, infelizmente, isso vai mudar. Os países membros do Espaço Schengen já discutiram e aprovaram a criação de um visto eletrônico que deve entrar em vigor perto do final de 2022: O ETIAS.
Inspirado nos vistos eletrônicos emitidos pelos Estados Unidos e Canadá, o ETIAS (European Travel Information and Authorization System ou Sistema Europeu de Informações e Autorizações de Viagem) tem como objetivo tornar a União Europeia um lugar mais seguro, identificando, em parceria com a Interpol e as polícias nacionais, potenciais ameaças à segurança dos países do bloco.
Países cujos cidadãos precisam de ETIAS
Até o momento, nacionais de 60 países, incluindo o Brasil, deverão solicitar o ETIAS. São eles:

Países que passarão a exigir o ETIAS
Os 26 países do Espaço Schengen solicitarão o documento na chegada dos passageiros nacionais dos países listados acima:

O documento será exigido somente no ponto de entrada após a chegada de um voo proveniente de um país não pertencente ao Tratado de Schengen. Por exemplo:
Países que não aceitarão o ETIAS
Os seguintes países, até segunda ordem, manterão regras de imigração próprios:
Bulgária, Romênia, Croácia, Chipre e Irlanda.
Quais serão os requisitos para a solicitação do ETIAS?
Solicitantes terão de fornecer as seguintes informações quando se inscreverem para uma autorização de viagem para a Europa ETIAS:
Além das informações básicas, os solicitantes também terão de responder a perguntas relativas a:
Durante o processo de inscrição, o sistema ETIAS irá solicitar que o aplicante inclua:
Entre outros requisitos do ETIAS, os viajantes que desejarem visitar a Europa precisarão fornecer suas informações de contato:
Informações adicionais a serem fornecidas pelo solicitante:
Para familiares de cidadãos da UE ou cidadãos de outros países que possuam o benefício do movimento livre sem cartões de residência:
Para ver os requisitos e outras informações detalhadamente, acesse o site oficial do ETIAS.
O que já sabemos sobre o ETIAS?
O que ainda não sabemos sobre o ETIAS?
A Europa é um destino muito cobiçado entre os brasileiros, portanto é muito importante entender quais são as exigências para a nossa entrada no continente. Apesar da introdução do ETIAS tornar a viagem mais burocrática, devemos pensar no objetivo principal do documento: segurança. De acordo com os países que fazem parte do tratado de Schengen, os dados coletados serão compartilhados com as agências nacionais e internacionais de segurança, com objetivo de conter possíveis ameaças aos países do bloco, seus residentes e seus visitantes.
Se você planeja visitar algum país que faz parte do tratado em breve, recomendamos sempre checar junto à companhia aérea a documentação necessária em cada caso. Lembre-se de se inscrever no sistema do ETIAS para receber atualizações sobre a utilização do documento através deste link.