GOL anuncia internet via satélite e entretenimento a bordo
por Fábio Vilela •
O Governo Federal informou que já é possível emitir a autorização de viagem para menores desacompanhados de forma totalmente online para voos nacionais por meio da Autorização Eletrônica de Viagem (AEV). A novidade está em vigor desde a última segunda-feira (02).

O embarque aéreo doméstico de crianças e adolescentes com menos de 16 anos desacompanhadas de seus pais ficou mais fácil. Segundo os regimentos estabelecidos pelas autoridades brasileiras, é necessário apresentar uma autorização especial para o embarque.
Até o último domingo (01), essa solicitação podia ser feita apenas presencialmente. Agora é possível realizar a solicitação através da internet para todos os voos nacionais. De acordo com o Colégio Notarial do Brasil, a nova medida evita deslocamentos, gastos adicionais, além de responder as demandas por serviços digitais, trazendo mais praticidade e segurança ao evitar contato direto durante a pandemia.
A solução tecnológica foi regulamentada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e conta com o apoio da Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura (SAC/MInfra), da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
A Autorização Eletrônica de Viagem (AEV) para voos internacionais e outros tipos viagens, como as rodoviárias, ainda não tem data definida para entrar em vigor.
Veja abaixo quais são os passos para solicitar a Autorização Eletrônica de Viagem:

Vale ressaltar que os pais ou responsáveis poderão cancelar a autorização pela internet, mesmo que o menor de idade esteja com o QR Code. A partir do momento da solicitação do cancelamento, ele não será mais válido.
Mesmo com a Autorização Eletrônica de Viagem para menores, o modelo físico ainda segue disponível. Caso seja de seu interesse, você poderá encontrar os modelos para autorização de viagens para menores desacompanhados neste link.
Para solicitar a Autorização Eletrônica de Viagem clique aqui.