Esfera oferece 10 pontos por real gasto na Centauro
por Equipe | Passageiro de Primeira •
Como você tem acompanhado, estamos mostrando nessa terceira fase da série Resgates de Primeira, boas oportunidades de resgates para voar em Primeira Classe usando milhas e pontos. O que temos no cardápio hoje é: Resgates de Primeira – Passagem de Tóquio para Los Angeles na Primeira Classe da japonesa ANA – All Nippon Airways.

☞ pular para…
Para quem não vem acompanhando, nas primeiras fases da série Resgates de Primeira, mostramos ótimos resgates para voar em Classe Executiva para todos os continentes.
Nessa terceira fase, estamos mostrando Resgates de Primeira para voar em Primeira Classe, item cada da vez mais raro no mundo da aviação, especialmente para viajar utilizando milhas e pontos.
Hoje, vamos mostrar o resgate de uma viagem de Tóquio para Los Angeles, voando na Primeira Classe da ANA – All Nippon Airways, usando milhas de um programa de fidelidade com o qual ainda não mostramos resgates.
Trata-se do LifeMiles, que é o excelente programa de fidelidade da colombiana a Avianca Internacional.
Infelizmente, hoje estamos com dificuldades de mandar pontos para lá, já que o único programa nacional que mantinha convênio com o programa era a Livelo, que suspendeu as transferências desde 15/07/2020.
Ainda assim, muitos leitores ainda mantém saldo relevante no programa, dos tempos em que a transferência era feita na razão 1:1/3. Aliás, o programa tem alguns resgates tão interessantes, que até mesmo na proporção vigente quando da suspensão da parceria, de 1:1/1,5, ainda valia a pena em alguns casos.
E nesse resgate vamos mostrar um hat-trick, que é absolutamente dentro da legalidade, mas que as companhias aéreas não gostam tanto, que é fazer um skiplagging, para tirar proveito da característica do LifeMiles, de cobrar proporcionalmente às classes de voo em a emissão é realizada, quanto parte do trajeto é emitido em classe de voo inferior.
Portanto, não há qualquer problema em você usar a dica, mas recomendamos “moderação”, porque o abuso tem gerado reprimenda por parte das companhias aéreas, como recentemente foi noticiado pela American Airlines, que ameaçou de banimento quem usava com alta frequência o procedimento.
Com isso, nosso resgate de Primeira é um voo entre Tóquio e Los Angeles, na excelente Primeira Classe da ANA, abandonando o trecho subsequente de Los Angeles para Honolulu, que seria feito na Classe Econômica da United.
Lembre, por fim, que não há qualquer dificuldade em deixar o último trecho, mesmo viajando com bagagem de porão, uma vez que precisará fazer imigração e alfândega no seu primeiro ponto de chegada aos Estados Unidos.
Com isso, feitos esses procedimentos, basta pegar suas bagagens e seguir porta afora do aeroporto, para curtir a cidade proibida.
O LifeMiles cobra 90 mil milhas para voar em Primeira Classe entre o Norte da Ásia e os Estados Unidos continental.

Portanto, acaso você realizasse esse resgate diretamente de Tóquio para Los Angeles, seriam cobradas as 90 mil milhas que o programa estabelece para o trecho.

Contudo, ao selecionar o Honolulu (Havaí), como destino, o programa monta a rota voando de Tóquio (Narita) para Los Angeles na Primeira Classe da ANA, e um segundo segmento entre Los Angeles e Homolulu, na Classe Econômica da United.
Com isso, o sistema faz um uma média dos custos de emissão em cada Classe de Voo, levando em consideração a quantidade de milhas voadas em cada uma dessas Classe.
Como resultado, o resgate cai das 90 mil milhas, para inacreditáveis 63.250 mil milhas LifeMiles, o que é imbatível, mesmo considerando o alto custo dessas milhas.
Encontrando disponibilidade
Uma das características que torna o LifeMile um respeitado programa de fidelidade no cenário internacional, além da sua política clara de emissão, é o fato de acessar on-line todo o acervo a que o programa permitir resgatar, inclusive com parceiros.
Evidentemente, também é possível realizar o resgate via telefone, mas é uma grande vantagem a comodidade do resgate on-line, onde são mostrados os voos disponíveis, além das taxas cobradas (lembrando que o LifeMile não repassa a cobrança de taxa de combustível).

Outra maneira segura, mas um pouco mais restrita, porque demanda assinatura paga, é a busca por passagens saver award através do ExpertFlyer, conforme publicamos no nosso Guia Básico do ExpertFlyer.

Para esse resgate em especial em Primeira Classe, o site da própria ANA – All Nippon Airways, também se mostra bastante útil.
Encontrada a disponibilidade, pode-se passar direto para a seleção do voo e preenchimento dos dados do passageiros e de pagamento, inclusive para voos como esse, em Primeira Classe.
Simples, fácil e rápido, o que coloca o programa à frente da esmagadora maioria do mercado.
Essa é uma ótima emissão, que não há muito o que otimizar, já que o valor em milhas já é o melhor, dentre todas os programas de fidelidade do mercado, para voar entre o Japão e os Estados Unidos em Primeira Classe.
Como a parceria entre Livelo e LifeMiles está suspensa, também não há como tirar proveito da atual compra de pontos Livelo com 50%, assim como de eventual redução na taxa de conversão (de 1:1:5, quando da suspensão).
Entretanto, para quem não fez estoque no programa, antes da suspensão, a maneira de otimizar esse resgate é aproveitando as frequentes promoções de compras de pontos realizadas pelo programa.
As milhas LifeMiles são um ativo valioso, e o custo regular de compra é elevado para nós brasileiros, já que é precificado em dólar e nosso câmbio, apesar do recuo dos últimos dias, ainda está bem desfavorável.
O “preço de tabela” das milhas é de 3,3 cents de dólar, ou 330 dólares para cada bloco de 10 mil mihas.
Por esse valor, o resgate custaria desinteressantes US$2.087, o que é caro, apesar de muito mais barato que o bilhete pagante.
O que pode tornar o resgate atrativo, são as constantes promoções de compra de pontos que o LifeMiles promove, como essa que mostramos aqui no Passageiro de Primeira recentemente, em que foi oferecido bônus de até 200%.
Nessa promoção, o valor da milha saiu a 1,1 cents de dólar e o custo do bloco de 10 mil milhas, a 110 dólares.
Nesse patamar, o resgate fica muito interessante, pois vai custar apenas US$695 + taxa de embarque (módica taxa de US$57,97), o que é fantástico para um voo longo na Primeira Classe da ANA.
Quando comparamos o custo desse resgate award, ao valor da passagem pagante, podemos constatar quão vantajoso é esse Resgate de Primeira:

Portanto, o custo de cerca de US$695 (cerca de R$3.475 mil reais, numa conversão aproximada de 5 reais por dólar) da emissão award, é cerca de 6% do valor da passagem pagante, em que são cobrados indigestos R$60.369, o que é fenomenal.
Como a Avianca Internacional é associada à Star Alliance, em tese você poderia voar também com a Singapore Airlines, assim como com a Air China e Asiana.
A Singapore, infelizmente, não tem liberado vagas em Primeira Classe para programas parceiros, então esse é um resgate que somente é possível em teoria, já que, até onde sabemos, não há regra contratual expressa que limite a oferta.
A Air China, por seu turno, voa para os Estados Unidos em Primeira Classe, partindo de Pequim, mas esse não seria um resgate tão interessante, já que produto e serviço não se comparam à experiência de voar na Primeira Classe da ANA – All Nippon Airways.
Havia também, até o ano passado, em tese, a chance de voar na excelente Primeira Classe da Asiana, conectando em Seoul, embora fosse raríssimo encontrar vagas para parceiros. Veja a experiência de Fábio Vilela na Primeira Classe da Asiana entre Seoul e Los Angeles.
Infelizmente, desde o ano passado, a companhia deixou de vender bilhetes de Primeira Classe – ofertado exclusivamente nos seus seis A380), mesmo antes da pandemia do Coronavírus. O serviço de Primeira Classe foi extinto e a cabine passou a ser comercializada como Business Class. De todo modo, hoje esses aviões estão aterrados.
De toda sorte, a melhor opção é mesmo com a ANA – All Nippon Airways, ainda que a data mostrado não ser servida por aeronave com a excepcional nova cabine de Primeira Classe.

Apesar disso, a cabine antiga da ANA – All Nippon Airways é um hard-product de respeito, afora o excepcional serviço costumeiramente oferecido pela companhia nipônica, especialmente em sua Primeira Classe.
Lounges de Primeira Classe no Aeroporto Internacional de Narita
Como se mostram os dados da pesquisa, o voo do nosso resgate parte do Aeroporto Internacional de Narita (Tóquio). Lá, a ANA mantém os lounges de Primeira Classe First Classe Suite e First Class Lounge.
Os lounges oferecem um excepcional serviço de solo, com restaurantes à la carte, sleep area, estação de trabalho, bar, dentre outros.
Vale resssaltar, ainda, que ambos os lounges da Primeira Classe da ANA, no Aeroporto Internacional de Narita, estão abertos.
Além disso, até a data simulada no resgate em novembro, estimamos que todos os lounges já estejam devidamente abertos e operacionais, inclusive os que mostrados que estavam fechados en Haneda, no resgate da semana passada.
Esse é mais um bom exemplo das dezenas de boas oportunidades de emissões que temos a explorar no nosso microcosmos de milhas e pontos, como falamos no post inicial dessa série semanal.
Esteja certo que ainda teremos diversos encontros nas próximas sextas-feiras, pois remanescem muitas emissões interessantes a mostrar.
Como dito no início da série, optamos por abordar apenas uma boa emissão por semana, mas oferecendo todas as informações que você precisa saber para tirar proveito da oportunidade, inclusive todos os pros e contras que se aplicam a essa emissão.
Esse, sem dúvida, é um dos mais fantásticos resgates do nosso universo de milhas e pontos.
E você, já conseguiu aproveitar essa excelente emissão do programa LifeMiles?
Confira os Resgates de Primeira publicados!
Primeira fase
Segunda fase
Terceira fase