TudoAzul prorroga o prazo de validade dos pontos até setembro
por Dérek Arakaki •
A GOL anunciou no fim da noite de ontem (8) um acordo para a aquisição da MAP Transportes Aéreos, quinta maior empresa aérea brasileira, que opera rotas da região amazônica e a partir do Aeroporto de Congonhas (CGH), em São Paulo. A transação, avaliada em R$28 milhões, ainda precisa da aprovação dos órgãos reguladores para se concretizar.

Fundada em 2011, a MAP possui atualmente uma frota de sete aeronaves dos modelos ATR 72 e ATR 42, atendendo a 11 destinos na região Norte do Brasil, além de 26 slots para definição de malha estratégica a partir do Aeroporto de Congonhas, o maior aeroporto doméstico do país.
Segundo a empresa, a efetivação dessa transação reforçará o posicionamento de liderança da GOL em duas das suas principais bases, com crescimento em CGH de aproximadamente 10%, por meio da adição de 26 voos diários. Assim, a companhia poderá atender novos destinos, conectando a maior cidade da América do Sul com mercados domésticos historicamente sub-ofertados, à medida em que as restrições resultantes da pandemia são reduzidas ou eliminadas.
O CEO da GOL, Paulo Kakinoff, afirmou: “Acreditamos que a aquisição da MAP seja, nesse momento, a única oportunidade viável de consolidação racional no mercado de aviação brasileiro. Daqui para frente, continuaremos focados na estratégia de crescimento orgânico, estimulando a demanda para expansão de nossa malha.“
A GOL vê três benefícios principais nessa operação:
“Nós acreditamos que a malha da GOL é a opção mais atrativa para os clientes, tanto a negócios como a lazer, em termos de custo, atendimento e frequência de voos”, disse Edu Bernardes, Diretor Vice-Presidente de Vendas e Marketing.
“Por meio da operação de aeronaves maiores e mais modernas nessas rotas, a companhia aumentará a oferta de voos e assentos em um dos principais mercados do país.” disse Celso Ferrer, Diretor Vice-Presidente de Operações.
“A Transação é mais um exemplo de que a Companhia está pronta para retomar seu crescimento sustentável e investimentos no transporte aéreo brasileiro, suportados por custos operacionais substancialmente mais baixos que os da concorrência,” acrescentou Richard Lark, Diretor Vice-Presidente Financeiro.
Vale ressaltar que a GOL preserva a estratégia de ter uma frota única de aeronaves (do mesmo modelo) para atender o mercado de forma mais sustentável e econômica. Ainda que a companhia possua flexibilidade para avaliar novos tipos de aeronaves ou parcerias que possam atender mercados regionais com melhor eficiência de custos, ela não tem qualquer obrigação futura no que se refere à atual frota da MAP e deverá substituir seus ATRs por Boeings 737 – aeronaves maiores e mais eficientes.
A conclusão da aquisição da MAP pela GOL está condicionada a aprovações da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).