LATAM passa a emitir passagens de bebês por pontos de forma Online
por Alexandre Zylberstajn •
Como falamos na última postagem da segunda fase da série Resgates de Primeira, nessa terceira fase vamos mostrar boas oportunidades de resgates para voar em Primeira Classe usando milhas e pontos. O que temos no cardápio hoje é: Resgates de Primeira – Passagem do Japão para os Estados Unidos na Primeira Classe da JAL usando milhas AAdvantage.

☞ pular para…
Rota: Tóquio x Nova York
Programa: AAdvantage – American Airlines
Para quem não vem acompanhando, nas primeiras fases da série Resgates de Primeira, mostramos ótimos resgates para voar em Classe Executiva para todos os continentes.
Nessa terceira fase, estamos mostrando Resgates de Primeira para voar em Primeira Classe, item cada da vez mais raro no mundo da aviação, especialmente para viajar utilizando milhas e pontos.
Muitos dos nossos leitores são membros do AAdvantage, da American Airlines, quer porque são portadores de cartões americanos, quer porque possuem o Cartão AAdvantage emitido pelo Santander. Aliás, no momento esse cartão está participando da ótima campanha Bateu, Ganhou!, que oferece até 6 pontos por dólar gasto na fatura.
Por isso, vamos mostrar mais um resgate usando as milhas do programa AAdvantage.
E dessa vez vamos mostrar um voo que faz jus ao conceito de Primeira Classe, não apenas pelo bom hard-product, mas pelo excepcional serviço prestado pela JAL – Japan Airlines.
E esse é considerado um dos melhores sweetspots do programa AAdvantage, pra voar em Primira Classe entre Ásia Região 1 e Estados Unidos Continental.
Como o programa AAdvantage usa uma excelente tabela fixa para resgates com parceiros, essa é uma das ótimas oportunidades de voar na Primeira Classe de uma companhia asiática de primeira grandeza, por um valor bastante justo em milhas AAdvantage.
Ademais, o voo que mostraremos, que parte do Aeroporto Internacional de Haneda, ainda vai te permitir acessar o ótimo JAL First Class Lounge, onde poderá relaxar, divertir-se e provar iguarias de alto padrão, tanto da cozinha asiática quanto internacional. Tudo, claro, acompanhado de vinhos e outras bebidas de nível superior.

O JAL First Class Lounge é a sala VIP multiambientes da JAL, destinada aos passageiros voando na Primeira Classe da companhia asiática – ou seus passageiros frequentes top tier status – situada no 4º e 5º andar do Terminal 3, do Aeroporto de Internacional Tóquio-Haneda.
Além de opções de buffet e menu a la carte, com pratos da cozinha japonesa ou internacional, possui ambientes para descanço, jogos, além de bar de alto padrão, servindo whisky e drinks finos, assim como vinhos e champanhes distintos.
Como falamos, o programa AAdvantage tarifa os voos operados por parceiros com base em tabela fixa, o que traz a grande vantagem da previsibilidade.
Para a rota proposta, partindo de Tóquio para Nova York, incide a tabela de voos entre Ásia 1 (Japão e Coreia), para Estados Unidos Continental, em que a tabela estabelece a cobrança de 80 mil milhas AAdvantage para voar em Primeira Classe.

A propósito, para uma visão geral abrangente sobre o programa AAdvantage, recomendamos a leitura da excelente matéria publicada aqui no PP pelo Lorenzo, sob o título: O Guia Completo do American Airlines AAdvantage.
Esse é o menor número absoluto em milhas para voar do Japão aos Estados Unidos em Primeira Classe. Melhor ainda, para voar na excepcional companhia asiática, que apesar de não ter uma cabine First tão exclusiva quanto Emirates, Singapore ou Etihad, tem serviço que muitos consideram superior à maioria dessas (só equiparável à Singapore e ANA).
Como sabemos, o AAdvantage é um dos programa de fidelidade em que a grande maioria do acervo é acessível nas pesquisas online, tanto para voos próprios quanto para parceiros.
A presente emissão, inclusive, tem tratamento 100% online, desde a pesquisa até a emissão. Há casos, contudo, em que você precisará contatar a central.
É o caso, por exemplo, de voos de/para o Brasil, em que você pode incluir o trecho interno na GOL Linhas Aéreas, sem qualquer custo adicional, mas pra fazer isso será necessário realizar o resgate pelo call center.
Mas não se intimide. É quase uma unanimidade que o call center do American Airlines AAdvantage, presta um serviço de excelência.
Realizada a pesquisa e encontrado o resultado, basta selecionar os voos preferidos e seguir para finalização, tudo online.

Como você vê, na nossa escolha acima, você terá quase 13h para desfrutar de todos os mimos e serviço de alto padrão reconhecidamente prestados pela JAL, no seu longo voo entre Tóquio e Nova York.
O gargalo dessa emissão, que é excelente, pode estar nas dificuldades de gerar e alto valor das milhas AAdvantage. Recorde que mencionamos que as milhas AAdvantage são um ativo valioso.
A despeito disso, vamos tentar mostrar alternativas razoáveis de gerar essas milhas.
Mesmo nas promoções, comprar milhas AAdvantage é sempre uma operação que custa caro. Veja o exemplo da promoção que se encerrou no último dia 30/04, na campanha de comemoração dos 40 anos do programa AAdvantage, em que foi concedido um desconto efetivo de 40% na compra de milhas AAdvantage:

O problema, como se vê, é que as milhas AAdvantage são extremamente valiosas. Mesmo com a aplicação dos 40% de desconto, um dos melhores já vistos, o bloco de mil milhas ainda custaria acima de US$19, ou mais de R$110.
Apesar desse alto custo de aquisição, as 80 mil milhas necessárias para essa emissão, custariam cerca de R$8.800, o que é um valor bem melhor do que a passagem pagante, em que são cobrados inacreditáveis 77 mil reais pelo mesmo voo.

Essa, sem dúvida, a maneira mais barata e racional de gerar milhas AAdvantage.
Para quem tem acesso aos cartões americanos, não raro há pomposos bônus de assinatura oferecidos pelo Citi, que emite o co-branded nos Estados Unidos, além do Barclays.
No mercado brasileiro, a única maneira de gerar pontos através do cartão de crédito, é usando o co-branded Santander AAdvantage, lançado pelo banco espanhol no Brasil em 2017.

Aliás, como o banco tem oferecido uma boa taxa de conversão para esse cartão, em suas últimas campanhas Bateu, Ganhou!, onde é possível acumular até 6 milhas AAdvantage por dólar gasto, na versão AAdvantage Black, essa é, de longe, a forma mais eficiente de gerar essas milhas valiosas.
Com isso, tem sido vantajoso até mesmo pagar as salgadas tarifas dos aplicativos de pagamento, para pagar contas que em regra seriam debitadas em conta, para gerar gastos com esse cartão.
Imagine que você tenha um boleto de R$10 mil pra quitar. O lógico seria quitar o mesmo à vista, debitando do seu saldo bancário. Contudo, com a promoção, em que você poderá gerar cerca de 10 mil milhas pagando com cartão, faz sentido pagar R$299 (2,99%, na maioria dos aplicativos), para quitar referido boleto.
Fazendo isso, ao menos durante a fase promocional, é possível derrubar o valor do bloco de mil milhas para cerca de R$29, o que é excelente, considerando o alto valor agregado das milhas AAdvantage.
Acaso você consiga gerar todas as 80 mil milhas dessa emissão, através de pagamentos como o acima mostrado, o valor do bilhete do resgate de primeira (80 mil milhas AAdvantage), cairia para inacreditáveis R$2.392 + taxas. E ainda há como sair mais em conta, mas falaremos sobre isso em outra oportunidade…
Como estamos falando em emissão tirando vantagem da tabela fixa do programa AAdvantage para resgate com parceiros, do Japão para os Estados Unidos continental, apenas JAL, dos parceiros, voa sem escalas.
Entretanto, não há impedimento, em tese, de que o resgate seja feito para voar com a Cathay Pacific, com conexão do Hong Kong. Nas pesquisas online, contudo, o sistema não está montado essa opção, apenas voos diretos partindo da providência independente, mas ao custo de 110 mil milhas, já que o resgate seria entre Ásia 2 e Estados Unidos Continental.
É provável, entretanto, que você consiga montar o resgate no call-center, partindo do Japão, com conexão em Hong Kong, tirando proveito da ótima tarifa de 80 mil milhas.
Além de uma cabine de alto padrão – não tão privativa quanto as citadas de Emirates, Singapore (no A380) e Etihad (hoje quase inexistente) – a JAL destaca-se pelo elevado serviço prestado em todas as classes de voo, notadamente, por óbvio, em sua Primeira Classe.
Aliás, Fábio Vilela fez uma excelente avaliação dessa cabine aqui para o Passageiro de Primeira, tempos atrás. Confira clicando aqui.
E para os amantes de carnes nobres, como nosso Dymitri Leão, a companhia tem o diferencial de servir em sua Primeira Classe, o valioso Wagyu Beef, dentre outras iguarias comuns nos serviços de Primeira Classe de alto padrão, como caviar e foie gras.
Esse é mais um bom exemplo das dezenas de boas oportunidades de emissões que temos a explorar no nosso microcosmos de milhas e pontos, como falamos no post inicial dessa série semanal.
Esteja certo que teremos incontáveis encontros nas próximas sextas-feiras, pois há muitas emissões interessantes a mostrar.
Como dito no início da série, optamos por abordar apenas uma boa emissão por semana, mas oferecendo todas as informações que você precisa saber para tirar proveito da oportunidade, inclusive todos os pros e contras que se aplicam a essa emissão.
Consideramos esse resgate dentre os melhores do programa AAdvantage – opinião do editor – embora o programa seja cheio de grandes oportunidades, inclusve para emissões em Primeira Classe. Então considere a oportunidade, acaso seja usuário do programa e o roteiro esteja nos seus planos.
E você, já conseguiu aproveitar essa excelente emissão do AAdvantage?
Confira os Resgates de Primeira publicados!
Primeira fase
Segunda fase
Terceira fase