Livelo oferece 4 pontos por real gasto na Reserva
por Equipe | Passageiro de Primeira •
Nas próximas semanas vamos começar aqui no PP uma série de matérias sobre a Azul e o TudoAzul. Falaremos sobre a companhia aérea, categorias e requisitos de qualificação, parceiros internacionais, shopping, clube e outros diversos temas. Mas antes, que tal uma amostra do que está por vir? Para dar o pontapé inicial a esta série de posts começamos hoje com um “pouco de tudo”!

☞ pular para…
A Azul é uma companhia aérea brasileira fundada em 2008. É a empresa que apresenta a maior capilaridade e alcance regional, não sendo raros os casos em que é a única opção de ligação aérea a cidades remotas. Seus principais centros de operações [hubs] são Viracopos (VCP), Confins (CNF) e Recife (REC). Tem a frota de aeronaves mais jovem do país (a companhia opera equipamentos narrow e wide-bodies como a família de E-Jets da Embraer, jatos da francesa Airbus e turboélices da também francesa ATR).
Atualmente a Azul atende – através da Azul e Azul Conecta – mais de 110 destinos em todo o Brasil, dois destinos nos EUA (Orlando e Ft. Lauderdale) e um em Portugal (Lisboa). No período pré-pandemia a companhia chegou a atender quase 200 cidades (entre elas, Buenos Aires, Caiena, Córdoba e Montevidéu).
Veja abaixo o atual mapa de rotas da companhia:

A Azul tem aeronaves da brasileira Embraer (é a única companhia operadora da fabricante no país), das francesas Airbus e ATR e da norte-americana Boeing (para uso exclusivo no transporte de cargas). Veja a relação:
A320neo, A321neo, A330-200, A330-900neo
ATR-42, ATR-72
B737-400F (transporte de cargas)
E175, E190, E195, E195-E2
Uma curiosidade sobre o Embraer E195-E2 é que a Azul foi a operadora de lançamento global do modelo (inclusive, estivemos presentes na entrega do 1º E195-E2 a companhia, em setembro de 2019, e também, no 1º voo do modelo, que aconteceu entre Campinas e Brasília em outubro do mesmo ano).
A idade média da frota de aeronaves da Azul é de incríveis 6,4 anos.
A Azul tem acordos com seis companhias aéreas que permitem a emissão de bilhetes com pontos [para voar com elas] e acúmulo de pontos [quando voando com elas].
Já o TudoAzul tem acordos com outras quase 20 companhias aéreas internacionais que permitem a emissão de bilhetes com pontos [para voar com elas].
A Azul é amplamente elogiada pela experiência que oferece nos seus voos. Foi eleita a “Melhor Companhia Aérea do Mundo” no ranking do TripAdvisor Travellers’ Choice 2020.
Veja nos próximos tópicos o que a companhia oferece de experiência a bordo em voos domésticos.
Atualmente 8 aeronaves da frota da Azul estão equipadas com Wi-Fi gratuito (e o serviço está sendo implementando em novos jatos mensalmente). Há pacotes especiais de streaming para filmes, séries e jogos. É possível conectar-se a rede da Azul a bordo através do celular, tablet ou notebook. Veja como conectar:
1. Habilite o Wi-Fi do seu disponível móvel e conecte-se à rede “Azul Wi-Fi”;
2. Abra o navegador e digite www.azulwifi.com;
3. Siga as instruções de conexão.
O Espaço Azul oferece poltronas com 40% a mais de espaço. São 86 cm de distância entre as fileiras – além disso, você garante um embarque e desembarque mais rápido.

Os snacks da Azul são os queridinhos dos passageiros. Em voos domésticos há bebidas variadas e lanches à vontade (além de um café da manhã especial oferecido entre 05h e 10h). São 5 opções de snacks doces, 7 opções de snacks salgados e 6 opções de bebidas.

*Este serviço está temporariamente suspenso, devido a norma de segurança da Anvisa, publicada em 18/12/2020, referente a pandemia da COVID-19.
Em algumas aeronaves no Brasil a Azul oferece programação da SKY ao vivo. Você só precisar levar seus fones de ouvido (ou solicitar a tripulação fones gratuitos) para assistir a 48 canais ao vivo e 9 canais com programação gravada.
Veja nos próximos tópicos o que a companhia oferece de experiência a bordo em voos internacionais.
A classe internacional Economy da Azul é equipadas com poltronas de couro de vários níveis de inclinação com 74 cm de distância entre elas. Cada assento tem uma tela individual touchscreen de 9”.
Entre os destaques do serviço de bordo temos os cafés da manhã e os lanches da tarde. A companhia serve salgados quentes – como folhados de frango com requeijão ou peito de peru com queijo da Casa do Pão de Queijo. Você pode solicitar a tripulação travesseiro, cobertor e fone de ouvido.
A Economy Xtra da Azul conta com mais espaço, somando 86 cm entre as poltronas. Cada assento também tem uma tela individual touchscreen de 9”.
Ingredientes frescos, tempero brasileiro e uma culinária que consegue unir simplicidade com sofisticação fazem do cardápio da Economy Xtra. Você pode solicitar a tripulação travesseiro, cobertor e fone de ouvido.
A Azul Business é a Classe Executiva da companhia. Ela é configurada no layout 1-2-2 (todos os passageiros têm acesso ao corredor) e equipada com poltronas que viram cama. Cada assento tem uma tela individual touchscreen de 16” e um fone de ouvido com cancelamento de ruído à sua disposição.
O menu do serviço de bordo é sempre inspirado na diversidade de sabores do Brasil. São distribuídos aos passageiros amenities kit do Instituto Karité Paris com:
Além dos mimos à bordo, você também pode esperar por benefícios e facilidades no check-in, embarque e desembarque.

A Azul tem um lounge no seu principal hub, o Aeroporto Internacional de Viracopos (VCP). No espaço é oferecido bebidas, lanches e snacks. Têm direito ao acesso gratuito ao Lounge Azul: clientes Azul Business*, Diamante, United Global Services e Azul Itaucard Platinum e Visa Infinite. Clientes na Economy Xtra podem acessá-lo com 50% de desconto (US$20).

*cliente que comprou ou que fez upgrade para a mesma.
A Azul permite a emissão de bilhetes aéreos através do site, app ou central telefônica. Seus canais digitais – site e app – apresentam amigáveis interfaces. Inclusive em relação aos parceiros aéreos, é possível realizar o resgate online, o que é um ponto bastante positivo da companhia.
Deve-se registrar, contudo, que independentemente da modalidade de emissão, a Azul cobra uma taxa de conveniência para bilhetes emitidos com menos de 90 dias de antecedência para voos nacionais ou 120 dias, no caso de voos internacionais. A despeito da regra, os clientes TudoAzul Diamante que realizarem resgate pelo aplicativo TudoAzul, estão isentos da taxa, independentemente da data de emissão.
A Azul opera uma malha aérea grande e diversificada. É a empresa que atende o maior número de cidades no Brasil [destinos domésticos]. Em função disso, os resgates de bilhetes award (emitidos com pontos) para voar na própria companhia aérea, são o carro-chefe do seu programa de fidelidade. Aliás, não raramente há promoções em que é possível realizar resgates para voos nacionais a partir de 2000 e poucos pontos, o que é excelente.
Além da excelente malha doméstica, a Azul possui rotas regulares para os Estados Unidos e Portugal. Os resgates na Classe Executiva devem ser planejados com antecedência se você deseja encontrar bons preços.
Você pode emitir bilhetes de forma fácil e rápida através dos canais digitais da Azul (site ou app). Na barra de buscas você pode selecionar se deseja emitir bilhetes utilizando:

Lembre-se que desde o início do codeshare de voos entre LATAM + Azul é possível emitir voos da Azul operados pela LATAM (ou vice-versa). Você pode escolher se deseja pontuar estes voos no TudoAzul ou LATAM Pass.
O TudoAzul tem diversos parceiros aéreos, o que possibilita o uso de pontos para a emissão de passagens internacionais. Se você pretende viajar para o exterior com pontos do programa essa emissão é feita através do site da Azul Internacional (também conhecido como Interline).

O TudoAzul limita o número de emissões para até 5 CPFs + o titular do conta. Para fazer novas emissões é necessário cadastrar previamente estes CPFs numa Lista de Beneficiários. O cadastro de beneficiários é feito durante o processo de emissão de uma passagem – seja pelo site ou pelo app da Azul. A Lista de Beneficiários foi implementada como uma forma de garantir ao cliente fiel da companhia bons preços nas emissões de bilhetes prêmio.
Neste post você aprender como cadastrar passageiros na Lista de Beneficiários do TudoAzul.
A Azul oferece cartões co-branded em parceria com o Banco Itaú, em quatro modalidades:

À exceção do cartão top – Azul Itaucard Visa Infinite -, todos os demais podem ser emitidos nas bandeiras Visa ou Mastercard.
Os requisitos de renda variam de R$800, para o cartão de entrada, Azul Itaucard Internacional, até R$15.000, para o melhor cartão do portfólio.
O acúmulo de pontos varia de 1,4 ponto por dólar para o cartão básico Azul Itaucard Internacional até 3,5 pontos por dólar para o cartão Azul Itaucard Visa Infinite.
Todos têm políticas de isenção de anuidade conforme gastos específicos para cada variante, além de apresentarem benefícios diferenciados, como o acesso às salas VIP da Azul, para os cartões Platinum e Visa Infinite.
Além disso, o Azul Itaucard Visa Infinite traz benefícios diferenciados no mercado nacional, como aluguel grátis de veículos na Unidas, passagens grátis para acompanhante, upgrades para Classe Executiva, além da concessão do status Diamante (top-tier do TudoAzul), para o titular.
Em comum, todos trazem o excepcional benefício de oferecer 10% de desconto nas compras de passagens ou serviços na Azul e Azul Viagens.
Detalharemos todos as características e os benefícios de cada um desses cartões, em uma postagem própria. Clique aqui para conhecê-los no site oficial da Azul.
O TudoAzul é o programa de fidelidade da Azul, criado em 2009, um ano após o lançamento da companhia. Com o programa você acumula e resgata pontos para voar com diversas companhias aéreas – suas principais parceiras internacionais são a Air Canada, Copa, TAP Air Portugal, Turkish e United. É possível acumular pontos também através de compras de cartões de crédito emitidos por quase 30 bancos brasileiros. O programa tem produtos interessantes como o Clube TudoAzul e o Shopping TudoAzul (falaremos mais sobre eles nos próximos tópicos).
O TudoAzul tem parcerias com bancos e varejistas. Veja a relação completa nos próximos tópicos.
São quase 30 bancos e instituições financeiras parceiras no Brasil. Estas parcerias possibilitam a transferência de pontos para o programa através de compras com o cartão de crédito.
O TudoAzul tem também parcerias com dezenas de varejistas e prestadores de serviços.
Varejistas:
Prestadores de serviços:
O TudoAzul tem quatro categorias – incluindo, a categoria de entrada – são elas: TudoAzul Básico, TudoAzul Topázio, TudoAzul Safira e TudoAzul Diamante. Veja abaixo as características e qualidade de cada uma delas.
Para atingir uma categoria do TudoAzul você deve acumular Pontos Qualificáveis no programa. Cada categoria exige uma certa quantidade desses pontos.
Você pode conseguir Pontos Qualificáveis com:
Desafio de Status (em inglês, Status Challenge) é quando você tem um status no programa de fidelidade “X”e recebe uma equivalência dele no programa de fidelidade “Z” ao cumprir um desafio. O TudoAzul exige que você cumpra 1/2 dos requisitos padrões de qualificação em até 180 dias. O programa aceita status dos seguintes programas de fidelidade:
Se você deseja participar:
Aprenda mais sobre Status Match e Status Challenge nesse link.
Nos próximos tópicos falaremos sobre compras, renovações e transferências de pontos TudoAzul.
O TudoAzul utiliza o mesmo referencial dos demais programas de fidelidade nacionais, em que cada 1.000 pontos é precificado por R$70. No entanto, com certa frequência o programa vende pontos com até 70% de desconto ou 200% de bônus, o que se caracteriza numa boa oportunidade de compra de pontos por R$21 (ou em custos ainda mais vantajosos, caso seja utilizado cartão Azul Itaucard durante o pagamento).

O programa oferece oportunidade de renovação de pontos para aqueles que têm saldo expirado. O custo de renovação é de R$50 para cada mil pontos. Mas, assim como acontece com a compra de pontos, há regulares campanhas promocionais em que é possível realizar a renovação desses pontos por valores próximos a R$20 reais cada mil pontos, ou até menos, em determinadas situações.

Você pode transferir pontos para outros membros do TudoAzul pelo custo de R$60 para cada mil pontos. Assim como acontece com a compra e renovação de pontos, também há regulares campanhas que oferecem custo reduzido na transferência de pontos.

Essa é uma funcionalidade do TudoAzul sem similares em outros programas de fidelidade nacionais. Todos os clientes cadastrados no TudoAzul são elegíveis a realizar uma transferência a cada doze meses para outra conta TudoAzul sem qualquer custo.
Membros do Clube TudoAzul há mais de seis meses podem realizar até duas operações a cada 12 meses também sem custo.
O limite total de pontos transferidos é de até 50 mil pontos por ano.
Além da compra de pontos, outra boa oportunidade de potencializar o seu saldo no programa TudoAzul, é tirando proveito das boas promoções de transferências de pontos bonificadas realizadas com parceiros financeiros, como a Livelo, iupp, entre outros. Nessas promoções, os bônus podem chegar a 120% (ou mais!).

Além disso, os pontos transferidos nessa modalidade, são computados para fins de progressão de status no programa, na proporção 15:1, ou seja, a cada 150 mil pontos resgatáveis transferidos de parceiros – bônus não considerados – são computados 10 mil pontos qualificáveis.
Adicionalmente aos benefícios e vantagens do programa TudoAzul, é possível assinar o Clube TudoAzul, que traz benefício adicionais a seus assinantes, além do acúmulo mensal das milhas previstas para cada um dos clubes.
Atualmente, o programa comercializa o Clube TudoAzul nos Planos 1.000, 2.000 e 5.000, 10.000 e 20.000.
Os assinantes dos Clubes 1.000 a 3.000, beneficiam-se do prazo de validade das milhas de 3 anos, e assinantes dos Clubes 10.000 e 20.000, beneficiam-se da suspensão da prescrição das milhas acumuladas, enquanto permanecerem com as assinaturas ativas. Destaca-se, ainda, a equiparidade as categorias Safira e Diamante para os membros dos Clubes 10.000 e 20.000.
O TudoAzul tem mantido política agressiva de assinatura desses clubes, em que são concedidos bônus de pontos durante a manutenção do clube, ou mesmo descontos no valor da assinatura, que ultrapassam 50%, nas melhores promoções que foram realizadas recentemente.
O Shopping TudoAzul é um marketplace que reune produtos e serviços de quase 30 empresas. Através dele você pode acumular pontos com compras na internet ou comprar utilizando pontos. Frequentemente há promoções de acúmulo de pontos bonificados – veja abaixo um exemplo em que o programa ofereceu até 15 pontos por real gasto no Pontofrio.

Veja a relação completa de parceiros varejistas do TudoAzul no item 5.1.3 Varejistas e prestadores de serviço.
É possível utilizar pontos TudoAzul para reservar hotéis, alugar carros, comprar ingressos e outros serviços. O processo é feito através da Azul Viagens – o braço de turismo da Azul.

A Azul é uma excelente companhia aérea e o TudoAzul um ótimo programa para resgatar de bilhetes da própria companhia – principalmente quando emitidos com antecedência. A Azul oferece uma interface amigável e funcional em todos os seus canais digitais (entre eles site e app! T.I. é um ponto forte da companhia).
No TudoAzul destaca-se a transferência de pontos gratuita entre membros do programa (única em programas de fidelidade brasileiros), os interessantes benefícios do cartão co-branded Azul Itaucard (incluindo upgrade gratuito de cabine), a equiparação a categoria Diamante para membros do Clube TudoAzul 20.000 e as generosas ofertas de acúmulo de pontos com varejistas.
Neste post inicial apresentamos os principais atrativos da Azul e do seu programa de fidelidade. A ideia é que ao longo dos próximos meses possamos nos aprofundar nestes e outros assuntos (como sweet spots e melhores resgates).
Você tem alguma experiência bacana com a Azul que gostaria de compartilhar com a gente?
Deixe seu relato nos comentários!