Em quais circunstâncias valeria a pena solicitar o AMEX BLACK?
por Alexandre Zylberstajn •
Nos últimos anos o TAP Miles&Go virou o queridinho dos brasileiros! O programa de fidelidade da TAP emite bilhetes para quase 30 companhias aéreas – entre elas, Emirates, Lufthansa, Singapore, SWISS e United – respeitando uma tabela de precificação fixa. O que significa que é ‘possível prever’ o custo de uma emissão antes de fazê-la (além de possibilitar excelentes sweet spots).

Neste guia reunimos todas as dicas e macetes que você precisa saber para otimizar suas emissões de passagens aéreas no TAP Miles&Go – que oferece bilhetes de Volta ao Mundo por preços competitivos, permite uma parada intermediária sem custo [stopover] durante sua viagem e o retorno por outro destino dentro da mesma região geográfica [open-jaw]. A cereja do bolo é a facilidade de gerar milhas no programa. É possível transferir para o TAP Miles&Go pontos acumulados em diversos cartões de crédito brasileiros (e muitas vezes com bônus!).
Caso você já tenha conhecimento sobre determinado assunto, você pode utilizar o índice abaixo para pular direto ao tópico de seu interesse.
☞ pular para…
Nos itens abaixo dividimos os parceiros da TAP de companhias aérea (Star Alliance e outras companhias) e instituições financeiras no Brasil.
É possível emitir bilhetes com milhas do TAP Miles&Go para voar com todas as companhias aéreas da Star Alliance – maior aliança global de companhias aéreas. Também é possível acumular milhas no TAP Miles&Go quando você compra uma passagem aérea para voar com elas.
Além das parceiras de aliança, a TAP tem acordos bilaterais com outras cinco companhias (sendo duas brasileiras).
As parcerias com bancos e instituições financeiras possibilitam a transferência de pontos acumulados com o cartão de crédito para o TAP Miles&Go.
O TAP Miles&Go tem três estatutos (categorias): Silver, Gold e Navigator – este último, no entanto, só pode ser acessado via convite. Veja abaixo os principais benefícios de cada um deles.
O TAP Miles&Go Silver é o estatuto de entrada do programa.

O TAP Miles&Go Gold é o estatuto mais alto do programa que você pode atingir através de requisitos de qualificação.

O TAP Miles&Go Navigator é um estatuto exclusivo (quase que secreto) restrito a pessoas convidadas.

No Aeroporto de Lisboa, um colaborador acompanha, sempre que possível, o cliente TAP Miles&Go Navigator até a porta do avião, onde o apresenta ao chefe de cabine. Se o cliente opte por não ser acompanhado, o colaborador fica instruído a notificar o chefe de cabine do voo sobre a presença do cliente. É válido mencionar ainda que clientes com este status têm um acompanhamento especial durante o voo, sendo deles a prioridade mais alta para a escolha da refeição.
A TAP tem uma página dedicada a comparação de benefícios dos seus estatutos. Clique aqui para acessá-la.
Para se qualificar [ou se manter em um estatuto] do TAP Miles&Go você precisa ter Milhas Status ou Segmentos Voados. Conheça os requisitos de qualificação do programa.
Para se qualificar para o estatuto TAP Miles&Go Silver:

Para se manter no estatuto TAP Miles&Go Silver:

Milhas Bônus convertíveis para alcançar o estatuto: 10.000 Milhas Bônus > 5.000 Milhas Status
Milhas Bônus convertíveis para manter o estatuto: 10.000 Milhas Bônus > 5.000 Milhas Status
Informação importante! Até 31 de dezembro de 2021 você pode obter o estatuto Silver por metade do valor. Acumule 15.000 Milhas Status ou voe 12 segmentos com a TAP, para receber todos os benefícios Silver. Se você já é Cliente Silver, você irá manter o seu estatuto até 31 de dezembro de 2021.
Para se qualificar para o estatuto TAP Miles&Go Gold:

Para se manter no estatuto TAP Miles&Go Gold:

Milhas Bônus convertíveis para alcançar o estatuto: 20.000 Milhas Bônus > 10.000 Milhas Status
Milhas Bônus convertíveis para manter o estatuto: 10.000 Milhas Bônus > 5.000 Milhas Status
O TAP Miles&Go comercializa bilhetes-prêmio (passagens que são emitidas com milhas) através de dois diferentes tipos de precificação: a dinâmica e a fixa. Veja abaixo a diferença entre elas.
A precificação dinâmica é exclusiva para voos da própria TAP. Nessa precificação o preço do bilhete pode oscilar (oscilação que depende de fatores como a oferta e a demanda). Você pode emitir bilhetes utilizando somente milhas (MilesOnly) ou milhas + dinheiro (Milhas&Cash).
Veja abaixo as tabela de tarifas dinâmicas MilesOnly para voos da TAP com origem no Brasil. Observe que estes são os valores iniciais (a partir de).

*Custo por trecho.
**Consulte neste link tabelas de regiões com origem em outros continentes.

*Custo por trecho.
**Consulte neste link tabelas de regiões com origem em outros continentes.
Veja abaixo as tabela de tarifas dinâmicas Miles&Cash para voos da TAP com origem no Brasil. Observe que estes são os valores iniciais (a partir de) e que neste caso você usa milhas + dinheiro.

*Custo por trecho.
**Consulte neste link tabelas de regiões com origem em outros continentes.

*Custo por trecho.
**Consulte neste link tabelas de regiões com origem em outros continentes.
A precificação fixa é exclusiva para voos da Star Alliance e demais companhias parceiras do Miles&Go. Nessa precificação o preço do bilhete é fixo – ou seja, ele não oscila (incluindo quando há voos da TAP).
Veja abaixo as tabela de tarifas fixas MilesOnly para voos com origem na América Central e do Sul.

*Custo por trecho.
**Consulte neste link tabelas de regiões com origem em outros continentes.

*Custo por trecho.
**Consulte neste link tabelas de regiões com origem em outros continentes.

*Custo por trecho.
**Consulte neste link tabelas de regiões com origem em outros continentes.
O bilhete de Volta ao Mundo do TAP Miles&Go também tem uma precificação fixa – uma para a Classe Econômica e outra para a Classe Executiva.
Se você comprar uma passagem aérea comercial [paga no dinheiro] você pode utilizar milhas do TAP Miles&Go para solicitar um upgrade de cabine:
Esse upgrade pode ser solicitado para voos da própria TAP ou para voos de qualquer companhia aérea da Star Alliance.
A TAP disponibiliza upgrades da Classe Econômica para a Classe Executiva (já que não tem Primeira Classe). Há três diferentes tipos de upgrades.
Veja abaixo a tabela de upgrades para voos da TAP com origem na América Central e do Sul. Para conferir os custos de upgrades de voos TAP saindo de outras regiões do mundo acesse este link.
A modalidade upgrade antecipado deve ser solicitada na Central de Atendimento da TAP.

A modalidade upgrade deve ser solicitada no site ou Central de Atendimento TAP.

A modalidade upgrade last minute deve ser solicitada no portão de embarque do seu voo.

Veja abaixo os termos e condições para upgrades de voos TAP.
A Star Alliance oferecer upgrade de cabine em toda a sua rede. Depois da emissão do seu bilhete (que pode ser feita por qualquer companhia aérea membro da aliança), você solicita seu upgrade de forma online no site da TAP.
Veja abaixo a tabela de upgrades para voos de companhias da Star Alliance com origem na América Central e do Sul. Para conferir os custos de upgrades de voos saindo de outras regiões do mundo acesse este link.


O período de reserva de um upgrade depende de cada companhia aérea. Veja os detalhes na tabela abaixo.

Para você ser conseguir seu upgrade de cabine você precisa obrigatoriamente ter comprado uma passagem aérea em uma classe de reserva elegível. Veja abaixo dois exemplos.
Mais detalhes estão disponíveis na tabela abaixo.

Veja abaixo os termos e condições para upgrades de voos em companhias da Star Alliance.
Um programa de fidelidade que utiliza tabelas de regiões pode não necessariamente classificar cada país pela sua região geográfica. No TAP Miles and Go, por exemplo, o Egito – país localizado na África – faz parte do Oriente Médio. Veja abaixo as zonas de região do programa.
África do Sul, Angola, Moçambique, Namíbia, Seychelles, Zâmbia e Zimbábue.
Burkina Faso, Burundi, Benin, Botswana, Camarões, Chade, Costa do Marfim, Djibouti, Eritreia, Etiópia, Gabão, Gâmbia, Gana, Guiné, Guiné Equatorial, Guiné-Bissau, Ilhas Maurício, Quênia, Lesoto, Libéria, Líbia, Lusaka, Madagascar, Malawi, Mali, Mauritânia, Níger, Nigéria, República Centro-Africana, República de Cabo Verde, República Democrática do Congo, Ruanda, São Tomé e Príncipe, Senegal, Serra Leoa, Somália, Suazilândia, Tanzânia, Togo e Uganda.
Argentina, Belize, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Equador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, Uruguai e Venezuela.
Afeganistão, Bangladesh, Brunei, Camboja, Cazaquistão, Cebu, China, Coréia do Norte, Coréia do Sul, Filipinas, Guam, Hong Kong, Ilhas Marianas do Norte, Ilhas Marshall, Indonésia, Índia, Japão, Laos, Macau, Malásia, Maldivas, Mongólia, Myanmar, Nepal, Paquistão, Quirguistão, Singapura, Sri Lanka, Tadjiquistão, Tailândia, Taiwan, Turcomenistão, Uzbequistão e Vietnã.
Anguilla, Antígua e Barbuda, Aruba, Bahamas, Barbados, Bermuda, Canadá, Cuba, Curaçao, Estados Unidos da América, Granada, Guadalupe, Haiti, Ilha de São Cristóvão e Nevis, Ilha de São Vicente, Ilhas Cayman, Ilhas Turcas e Caicos, Ilhas Virgens Americanas, Ilhas Virgens Britânicas, Jamaica, Martinica, México, Montserrat, Países Baixos Caribenhos, República Dominicana, Santa Lúcia, Saint Maarten, Suriname, Trinidade e Tobago.
Albânia, Alemanha, Argélia, Armênia, Áustria, Azerbaijão, Bélgica, Bielorrússia, Bósnia e Herzegovina, Bucareste, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Geórgia, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Macedônia, Malta, Marrocos, Moldávia, Montenegro, Noruega, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia, Rússia, Sérvia, Suécia, Suíça, Tunísia, Turquia e Ucrânia.
Austrália, Fiji, Ilha Norfolk, Ilhas Cook, Micronésia, Nauru, Niue, Nova Caledônia, Nova Zelândia, Palau, Papua Nova Guiné, Pukapuka, Polinésia Francesa, Samoa, Tonga e Vanuatu.
Arábia Saudita, Bahrein, Catar, Egito, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Irã, Iraque, Israel, Jordânia, Kuwait, Líbano, Omã, Riad, Síria, Sudão e Sudão do Sul.
Andorra, Antártida, Butão, Dominica, Ilha do Natal, Ilhas Faroé, Guiana Francesa, Gibraltar, Groenlândia, Ilha de Reunião, Ilha de Santa Helena, Ilhas Menores Distantes dos Estados Unidos, Kiribati, Liechtenstein, Mayotte, Mônaco, Samoa Americana, San Marino, Timor Leste e Vaticano.
É importante saber que embora a TAP respeite uma tabela de regiões de precificação fixa, a disponibilidade de assentos é fornecida pela companhia aérea parceira. Em outras palavras, você só irá conseguir emitir uma passagem aérea no TAP Miles and Go se houver disponibilidade pela companhia na qual deseja voar.
Antes de aprender como você pode encontrar disponibilidade em companhias parceiras da TAP, você deve entender o conceito da “Disponibilidade compartilhada”, tema do próximo tópico.
Quando uma companhia aérea disponibiliza um certo número de assentos para emissões com milhas esta “disponibilidade é compartilhada” com todos os seus programas de fidelidade parceiros. Vamos a um exemplo.
A Lufthansa está disponibilizando cinco assentos em Classe Executiva para emissões com milhas no voo LH507 (São Paulo a Frankfurt) do dia 10 de dezembro. Estes cinco assentos estão disponíveis para emissão no Miles & More, programa de fidelidade da própria Lufthansa, como também estão disponíveis no LifeMiles da Avianca, no MileagePlus da United, no Miles&Go da TAP e qualquer outro programa de fidelidade parceiro da Lufthansa.
Se um membro do Miles&Go emite dois bilhetes e um membro do LifeMiles emite três, a disponibilidade de assentos do voo LH507 acaba. Por isso falamos que a “disponibilidade é compartilhada”.
Tenha em mente que embora funcione assim em 99% dos casos, isto não uma regra. Determinados programas podem ter acesso a mais assentos ou até mesmo nenhum.
A melhor forma de encontrar disponibilidade de assentos em companhias da Star Alliance – que representam a grande maioria de aéreas parceiras da TAP – é utilizando o site da norte-americana United, que tem uma das melhores ferramentas de busca de “Award Tickets” (bilhetes prêmio) do planeta. O site da companhia reúne a disponibilidade de todas as aéreas da aliança. Através dele você pode usufruir de uma “visualização de calendário” para descobrir se há disponibilidade de assentos naquele voo que você está buscando.
Aprenda a encontrar disponibilidade em companhias da Star Alliance neste link.
As emissões de voos da Emirates são uma das mais desejadas por membros do TAP Miles&Go. Porém, encontrar disponibilidade para voar com a companhia árabe pode ser uma tarefa árdua já que o ExpertFlyer com frequência deixa de exibir o seu inventário. As alternativas podem ser o site da Smiles e das companhias Alaska e Copa Airlines.
Aprenda a encontrar disponibilidade da Emirates neste link.
Outra companhia aérea parceira da TAP muito procurada para emissões de passagens aéreas é a brasileira Azul (que tem voos diretos para os EUA e Portugal). Na teoria, é possível emitir voos da Azul no TAP Miles&Go respeitando a tabela de regiões de precificação fixa do programa. Na prática, nem sempre essa emissão é factível. A forma mais fácil de encontrar disponibilidade da Azul é utilizando o ExpertFlyer.
Aprenda a encontrar disponibilidade da Azul neste link.
A emissão de passagens aéreas com milhas do TAP Miles and Go pode ser feita através de dois canais: o site ou call center da TAP. No geral, recomendamos o site para emissões mais simples e o call center para emissões mais complexas (personalizadas com stopover e open-jaw, por exemplo). Vale ressaltar ainda que algumas companhias aéreas parceiras da TAP não estão disponíveis para emissões pela internet (enquanto o call center atende 100% delas).
Nossas experiências com o call center são quase sempre positivas. Quando você tem o número dos voos em mãos anotado em um papel e já checou pela disponibilidade de assentos – como mostramos nos tópicos acima – o processo se torna muito mais fácil.
Duas dicas são importantes durante o seu telefonema com o agente do call center:
Não perca a paciência! Seja educado com a pessoa do outro lado da linha (que está lá para te ajudar e pode não ter o mesmo conhecimento que você).
Sweet Spots é como chamamos no mundo das milhas e pontos os melhores resgates de um programa de fidelidade. O TAP Miles and Go, por precificar bilhetes utilizando uma tabela de regiões por precificação fixa e ter um alto número de companhias aéreas parcerias, tem excelentes sweet spots.
Você pode resgatar voos da Air Canada através do call center ou site da TAP.
Exemplo de rota: Brasil x Canadá
Custo: 35.000 milhas em Econômica ou 50.000 milhas em Executiva
Você pode resgatar voos da Copa Airlines através do call center ou site da TAP.
Exemplo de rota: Brasil x Panamá
Custo: 30.000 milhas em Econômica ou 45.000 milhas em Executiva
Exemplo de rota: Brasil x Panamá x México
Custo: 35.000 milhas em Econômica ou 50.000 milhas em Executiva
Exemplo de rota: Brasil x Panamá x República Dominicana
Custo: 35.000 milhas em Econômica ou 50.000 milhas em Executiva
Você pode resgatar voos da Emirates através do call center da TAP.
Exemplo de rota: Brasil x Emirados Árabes Unidos
Custo: 80.000 milhas em Econômica ou 130.000 milhas em Executiva
Exemplo de rota: Brasil x Emirados Árabes Unidos x Tailândia
Custo: 80.000 milhas em Econômica ou 130.000 milhas em Executiva
Exemplo de rota: Brasil x Emirados Árabes Unidos x Austrália
Custo: 80.000 milhas em Econômica ou 130.000 milhas em Executiva
Você pode resgatar voos da Lufthansa através do call center ou site da TAP.
Exemplo de rota: Brasil x Alemanha
Custo: 115.000 milhas em Executiva ou 160.000 em Primeira Classe
Exemplo de rota: Brasil x Alemanha x África do Sul
Custo: 105.000 milhas em Executiva ou 150.000 em Primeira Classe
Você pode resgatar voos da SWISS através do call center ou site da TAP.
Exemplo de rota: Brasil x Suíça
Custo: 70.000 milhas em Econômica ou 115.000 em Executiva
Exemplo de rota: Brasil x Suíça x França
Custo: 70.000 milhas em Econômica ou 115.000 em Executiva
Você pode resgatar voos da Singapore Airlines através do call center ou site da TAP.
Exemplo de rota: Tailândia x Singapura x Tóquio
Custo: 35.000 milhas em Econômica ou 50.000 em Executiva
Exemplo de rota: Coreia do Sul x Singapura x Indonésia
Custo: 35.000 milhas em Econômica ou 50.000 em Executiva
Você pode resgatar voos da Turkish Airlines através do call center ou site da TAP.
Exemplo de rota: Brasil x Turquia
Custo: 70.000 milhas em Econômica ou 115.000 em Executiva
Exemplo de rota: Brasil x Turquia x Egito
Custo: 80.000 milhas em Econômica ou 130.000 em Executiva
Você pode resgatar voos da United Airlines através do call center ou site da TAP.
Exemplo de rota: Brasil x EUA
Custo: 35.000 milhas em Econômica ou 50.000 milhas em Executiva
Estes foram só alguns exemplos! Você pode visualizar a tabela de preços para o resgate de bilhetes de voos de companhias parceiras da TAP neste tópico.
Através do site da TAP você consegue emitir bilhetes com milhas para voos da própria companhia e de algumas companhias aéreas parceiras. Através do call center da TAP você consegue emitir bilhetes para voos da própria companhia e de todas as companhias aéreas parceiras.
No TAP Miles&Go você pode emitir único bilhete com voos de várias companhias aéreas. Veja abaixo como é possível combiná-las.
Exemplo: você pode misturar Lufthansa com a SWISS;
Exemplo: você pode misturar Austrian com a EVA e a LOT;
Exemplo: você pode misturar Ethiopian com a Avianca e a Copa.
Exemplo: não é possível misturar Emirates com a Lufthansa;
Exemplo: não é possível misturar Azul com a United;
Exemplo: não é possível misturar GOL com a Air Canada.
Exemplo: é possível misturar Emirates com a TAP;
Exemplo: é possível misturar Azul com a TAP;
Exemplo: é possível misturar Air China com a TAP.
O TAP Miles&Go permite a emissão de cabines mista – por exemplo, Classe Econômica com Classe Executiva ou Classe Executiva com Primeira Classe no mesmo bilhete. Neste caso, o bilhete será calculado pelo custo da ida + o custo da volta.
Exemplo: você vai para os EUA em Classe Econômica e volta em Classe Executiva
O custo total será de 35.000 milhas + 50.000 milhas
Exemplo: você para a Europa em Primeira Classe e volta em Classe Executiva
O custo total será de 160.000 milhas + 115.000 milhas
No caso de conexões com cabines diferentes durante a ida ou volta, o programa irá cobrar o valor da cabine superior do trecho mais longo.
Não é permitido emitir bilhetes de Primeira Classe da Emirates.
Um layover é uma conexão entre dois destinos que pode ser curta (como 30 minutos) ou longa (até 23h59min). No layover a mala é enviada diretamente ao destino final. O layover é um procedimento padrão de todas as companhias aéreas.
Já o stopover é uma conexão entre dois destinos que tem entre 24h a semanas de duração. No stopover a mala deverá ser retirada na cidade de conexão e depois redespachada. O TAP Miles and Go permite stopovers com as seguintes regras:
Open-jaw é quando você chegar por uma cidade (ou um país) e vai embora por outra cidade (ou outro país). O TAP Miles and Go permite open-jaw desde que o ponto de chegada e o ponto de partida estejam localizados dentro da mesma região geográfica da tabela de emissões do programa.
Exemplo: você chega pelos EUA e vai embora pelo Canadá.
Exemplo: você chega na Tailândia e vai embora pela Indonésia.
Você pode realizar até 6 trechos por itinerário de ida e volta e até 3 trechos por itinerário de somente ida. Em voos TAP o limite é de até 4 trechos por itinerário de ida e volta e até 2 trechos por itinerário de somente ida. Veja as regras:
Exemplo nº. 1 – link
Ida: Boston > Frankfurt > Singapura > Tóquio (stopover) > Pequim (destino)
Volta: (open-jaw) Frankfurt > Washington
Exemplo nº. 2 – link
Ida: São Paulo > Frankfurt > Barcelona (stopover) > Istambul > St. Petersburg (destino)
Volta: (open-jaw) Zurich > São Paulo
Exemplo nº. 3 – link
Ida: Nova York > Frankfurt > Seoul > Hong Kong (destino)
Volta: (open-jaw) Seoul > Los Angles (stopover) > Nova York
Exemplo nº. 4 – link
Ida: São Paulo > Bogota > Miami (stopover) > Houston > Los Angeles (destino)
Volta: (open-jaw) Vancouver > Toronto > São Paulo
Você não pode sair de uma região e retornar para outra [dentro do mesmo bilhete].
Exemplo: você não pode sair do Brasil ir para a Ásia – via EUA – e no final retornar para os Estados Unidos;
Exemplo: você não pode sair do Brasil e ir para a Europa – via EUA – e no final retornar para os Estados Unidos.
Você pode usar diferentes aeroportos na mesma cidade sem cobrança de taxas extras.
Exemplo: em Nova York você pode chegar por Newark (EWR) e ir embora pelo La Guardia (LGA).
Exemplo: em Tóquio você pode chegar por Narita (NRT) e ir embora pelo Haneda (HND).
Se você pretende emitir um bilhete de Volta ao Mundo no TAP Miles&Go se atente as seguintes regras:
Regras de bilhetes de Volta ao Mundo são peculiares. Para verificar viabilidades e possíveis exceções na emissão do seu bilhete consulte o call center da companhia.
O TAP Miles&Go oferece 25% de desconto para crianças em voos puro TAP.
O TAP Miles&Go permite o resgate de passagens para terceiros (como familiares, amigos e até não-conhecidos). No entanto, quando o titular da conta não está viajando junto a estas pessoas, é necessário enviar uma autorização por e-mail após a conclusão da emissão da passagem pelo call center (o agente te dará as instruções necessárias para o envio dessa autorização).
Em resgates de passagens para terceiros feitos de forma online não é preciso enviar autorização.
Nos próximos itens falamos sobre taxas, alterações e cancelamentos.
O TAP Miles&Go cobra taxa para emissão de bilhetes através da internet e do call center. Veja os preços abaixo:
É possível fazer alteração de bilhetes emitidos com milhas através do call center do programa pelo custo de EUR 50. Veja as regras:
*Permitida exclusivamente em voos TAP.
É possível fazer o cancelamento de bilhetes emitidos com milhas através do call center do programa pelo custo de EUR 80 para clientes TAP Miles&Go Gold e EUR 120 para demais clientes. Veja as regras:
O TAP Miles&Go não permite deixar bilhetes em espera (on hold), ou seja, você não pode reservá-lo para emiti-lo depois. Mas o programa permite deixar um bilhete em aberto, por exemplo, caso você tenha emitido uma passagem GRU-EWR-GRU e não irá mais voar, é permitido “suspendê-la” pelo custo de EUR 80 e remarcar a data posteriormente mediante disponibilidade de assentos na mesma rota.
O TAP Miles&Go repassa ao usuário tarifas referentes a taxa de combustível cobrada por diversas companhias aéreas.
Entenda o que é a taxa de combustível neste link.
O Club TAP Miles&Go oferece uma oportunidade de acúmulo mensal de milhas + benefícios exclusivos (como equiparação ao estatuto Silver do programa). Os planos variam de R$39 a R$299 por mês. Veja abaixo os detalhes e características de cada um deles.

O Club Basic custa R$39 por mês ou R$468 por ano. Entre os principais benefícios:

O Club Extra custa R$104 por mês ou R$1.248 por ano. Entre os principais benefícios:

O Club Top custa R$166 por mês ou R$1.992 por ano. Entre os principais benefícios:

O Club Platinum custa R$299 por mês ou R$3.588 por ano. Entre os principais benefícios:
Compare os benefícios do Club Basic, Extra, Top e Platinum neste link.
A Loja de Milhas do TAP Miles&Go permite que você compre, prolonga, transfira ou converta sua milhas. Nos próximos tópicos falamos em detalhes sobre cada uma dessas possibilidades.
As milhas que você compra podem ser parceladas em até 12x sem juros e têm validade de 1 ano. Frequentemente há promoções que oferecem até 6x mais milhas pelo mesmo valor monetário – portanto, se você pensa em comprá-las, vale aguardar por estas ofertas.
Clique aqui para comprar milhas.
Se você tem milhas que estão expirando é possível prolongá-las por mais três anos. Essa operação é cobrada e pode ser parcelada em até 12x sem juros. O prolongamento é realizado em blocos de 2.000 milhas e apenas é possível antes da data de vencimento. Se, por exemplo, você quiser prolongar a validade de 3.000 milhas, você precisa adquirir dois blocos de 2.000 milhas.
Clique aqui para prolongar milhas.
É possível transferir milhas do TAP Miles&Go para terceiros. Essa operação também é cobrada e pode ser parcelada em até 12x sem juros. A transferência de milhas é realizada em blocos de 2.000 milhas. O valor mínimo de milhas que você pode transferir é 2.000 milhas e o limite máximo anual é de 20.000 milhas.
Clique aqui para transferir milhas.
Se você pensa em atingir um novo status no TAP Miles&Go ou pensa em manter os benefícios do seu status atual e não tem milhas status suficientes, você pode converter suas milhas bônus em milhas status. A conversão só pode ser efetuada em blocos de 2.000 milhas, sendo que cada bloco de 2.000 milhas bônus vale 50% de milhas status (ou seja, 1.000 milhas status). Esta transação possui uma cobrança associada.
Se você é um cliente TAP Miles&Go e deseja ser Silver:
Se você é um cliente TAP Miles&Go Silver e deseja manter o status:
Se você é um cliente TAP Miles&Go Silver e deseja ser Gold:
Se você é um cliente TAP Miles&Go Gold e deseja manter o status:
Clique aqui para converter milhas.
Nos próximos itens falaremos sobre outros atrativos do TAP Miles and Go – como a possibilidade de trocar milhas por descontos em passagens da TAP (Miles&Go Promo), comprar milhas para alguém (Milas&Go Gift), utilizar ou acumular milhas com o transporte de animais de estimação (Miles&Go Pet) e doar milhas para instituições beneficentes (TAP Donate Miles).
O Miles&Go Promo permite que você troque milhas por descontos em passagens da TAP e TAP Express. Estes descontos são aplicáveis em compras de passagens feitas diretamente no site da companhia.

Ele pode ser utilizado de duas formas:
Outros descontos do Miles&Go Promo:
€20 de desconto (*em reservas com valor superior a EUR40)
= 3.000 milhas
€30 de desconto (*em reservas com valor superior a EUR60)
= 5.500 milhas
€40 de desconto (*em reservas com valor superior a EUR80)
= 3.000 milhas
€55 de desconto (*em reservas com valor superior a EUR110)
= 3.000 milhas
€70 de desconto (*em reservas com valor superior a EUR140)
= 3.000 milhas
€85 de desconto (*em reservas com valor superior a EUR170)
= 3.000 milhas
€95 de desconto (*em reservas com valor superior a EUR190)
= 3.000 milhas
€125 de desconto (*em reservas com valor superior a EUR250)
= 3.000 milhas
€150 de desconto (*em reservas com valor superior a EUR300)
= 3.000 milhas
Veja mais sobre o Miles&Go Promo.
O Miles&Go Gift permite que você compra milhas para presentear terceiros. Esta compra pode ser parcelada em até 12x sem juros. Ocasionalmente – como no Dia das Mães e outras datas festivas – há promoções que oferecem mais milhas pelo mesmo custo monetário.

Os preços (fora de período de promoções) são os seguintes:
Veja mais sobre o Miles&Go Gift.
A TAP permite que você utilize ou acumule milhas com o transporte do seu animal de estimação.

Para utilizar milhas com o transporte do seu pet siga o passo a passo abaixo:
Custo em milhas do transporte em cabine: 
Custo em milhas do transporte no porão:

Para acumular milhas com o transporte do seu pet siga o passo a passo abaixo:
(i) quando viaja na cabine, o animal de estimação deve ir acompanhado pelo membro do TAP Miles&Go titular da reserva do bilhete TAP.
Veja mais sobre o Miles&Go Pets.
Com o Miles4Extras você resgata suas milhas obter serviços extras em voos TAP e TAP Express.

Se você está viajando de Classe Econômica e deseja aguardar seu voo em um sala VIP você pode adquirir o acesso de forma avulsa por algo entre 4.950 e 9.900 milhas.
Clique aqui para saber mais.
Caso a bagagem da sua tarifa não seja suficiente para o que você precisa transportar, você pode comprar bagagem de porão extra utilizando milhas.
Clique aqui para saber mais.
Se sua passagem aérea faz parte da família de tarifas Discount, Basic ou Classic você pode reservar o Fast Track – serviço que oferece prioridade no controle de segurança – por 2.900 milhas. O Fast Track está disponível em Barcelona, Copenhagen, Lisboa, Madrid, Porto, Paris e Roma.
Clique aqui para saber mais.
Você pode reservar o seu lugar favorito na aeronave (dentro da classe da cabine adquirida) utilizando milhas. O custo inicial é de 5.500 milhas.
Clique aqui para saber mais.
Equipamentos esportivos podem ser transportados gratuitamente na bagagem de porão (desde que não ultrapassem o peso e as dimensões permitidas). Se este não é o seu caso, você pode utilizar milhas para transportá-lo no porão da aeronave. Veja mais detalhes abaixo:






Clique aqui para saber mais.
Instrumentos musicais podem ser incluídos na bagagem gratuitamente (desde que estejam dentro dos limites de peso e dimensões permitidos). Se este não é o seu caso, você pode utilizar milhas para transportá-lo na cabine ou no porão da aeronave.

Clique aqui para saber mais.
O TAP Donate Miles é a iniciativa de responsabilidade social da TAP que permite você doe milhas às entidades parceiras que depois as podem trocar por viagens, levando a sua ajuda a quem mais precisa.

Para doar milhas:
Instituições parceiras:
Veja mais sobre o TAP Donate Miles.
Se você precisa contatar a TAP ou TAP Miles&Go, você pode utilizar os seguintes meios:
0800 888 2099 – informações, reservas e alterações de reservas
0800 888 2066 – informações, reservas e alterações de reservas
*de domingo a segunda das 8h às 24h (WET), horário de Portugal
0800 727 2347 – situações após viagens
*de domingo a segunda 24h por dia
customer@tapmilesandgo.com
Você pode enviar sua solicitação geral através desse link.
Facebook – link
Twitter – link
Skype – link
(+351) 218 415 000
Aeroporto de Lisboa
1704-801 Lisboa
Portugal
Veja a relação completa neste link.
O TAP Miles&Go conquistou um lugar importante na lista dos programas de fidelidade do brasileiro – dizem até que ele se “abrasileirou”. De fato, o TAP Miles&Go, absorveu as boas características de programas nacionais (como transferências de pontos de cartão crédito com bônus e assinatura de clubes) mantendo atributos conhecidos de programas estrangeiros (como a precificação fixa de resgates).
Falando em precificação fixa, o último reajuste na tabela de companhias parceiras aconteceu – sem aviso prévio, vale notar – no começo de 2018 (quando o TAP Miles&Go ainda era TAP Victoria). Já o último reajuste na tabela de voos da própria TAP aconteceu – com aviso prévio – em meados de 2019 (desde então ela se tornou uma tabela dinâmica com faixas de preços). Não é possível saber quando acontecerá um novo reajuste. Ainda assim, dados os excelentes sweet spots do programa, alguns resgates podem continuar atrativos mesmo se reajustados.
Quando o assunto é sweet spots é impossível não mencionar os resgates que TAP Miles&Go proporciona. O programa da TAP é figurinha carimbada no quadro “Leitor de Primeira“. Na grande maioria das vezes é o programa que oferece as melhores condições de resgate em cabines econômica e premium saindo do Brasil (e de outros países!). Aqui, vale um adento: a disponibilidade de assentos é sempre liberada pela companhia aérea – por isso, não se frustre caso você não encontre um lugar no voo desejado (os tutoriais disponíveis no tópico nº. 7 desse guia podem te ajudar com este possível obstáculo).
Ainda falando de boas condições de resgate temos o célebre Bilhete de Volta ao Mundo [RTW ticket] da TAP, comercializado por 250.000 milhas em Classe Econômica e 350.000 em Classe Executiva (este é o provável bilhete de Volta ao Mundo que oferece o melhor custo-benefício do… mundo!).
Outro ponto que torna o TAP Miles&Go tão vantajoso é a aliança na qual a TAP pertence. Por fazer parte da maior aliança global de companhias aéreas – a Star Alliance – as possibilidades de voos e itinerários são (literalmente) milhares. Segundo a Skytrax, organização internacional de classificação do transporte aéreo, cinco das melhores companhias aéreas do mundo fazem parte da aliança, são elas: ANA, Asiana, EVA Air, Lufthansa e Singapore [todas classificadas como “5 estrelas” pela organização]. Como se não bastasse, a TAP tem mantém em vigor um sólido acordo com a Emirates. É possível emitir voos de todas essas empresas utilizando milhas da companhia portuguesa.
Não podemos deixar de falar ainda das generosidades de itineração de bilhetes permitidas pelo TAP Miles&Go. É possível fazer parada intermediária sem custo [stopover] durante uma viagem de ida e volta e o retorno por outro destino dentro da mesma região geográfica [open-jaw] – tudo isso dentro do mesmo bilhete e sem alteração nos custos da emissão.
Por fim, entre as vantagens citadas acima, uma inconveniência se faz presente no dia a dia dos usuários do TAP Miles&Go: a espera do call center. Ainda que os agentes da central de atendimento da TAP sejam amplamente elogiados – são cordiais e prestativos – a falta de algumas companhias aéreas para emissão online é um contratempo nos dias de hoje. E a espera por atendimento no telefone pode ser demasiadamente longa em horários de pico.
Reunir informações sobre um programa de tamanha relevância quanto o TAP Miles&Go é um desafio até para nós. Esperamos que este guia te ajude a esclarecer todos os detalhes e informações sobre o programa e sirva como referência para consultas futuras. De tempos em tempos, ele será atualizado e um registro das possíveis mudanças será disponibilizado (dessa forma, você saberá o que mudou – seja para melhor ou pior!).
Você é membro do TAP Miles&Go? Há quanto tempo? Qual foi o melhor resgate que você considera ter feito no programa?
☞ veja também: O Guia Completo do American Airlines AAdvantage