Fechamento temporário do aeroporto de Milão - Linate
por Equipe | Passageiro de Primeira •
Dando sequência ao quadro Resgates de Primeira, no qual estamos compartilhando com você, toda sexta-feira, um sweet spot, ou seja, aquele resgate de passagem ou reserva de hotel que oferece uma condição muito atrativa em relação ao custo-benefício envolvido, vamos mostrar uma ótima oportunidade de emissão de passagem paro Japão com Avios (milhas) no programa Iberia Plus, da companhia espanhola Iberia.

☞ pular para…
Rota: Brasil x Ásia
Programa: Iberia Plus
Desde que começamos a série, já mostramos ótimos resgates para América do Norte, Europa e África. Agora, vamos mostrar um Resgate de Primeira para o continente asiático, com Avios do Iberia Plus.
Vamos mostrar o resgate do trecho São Paulo para Tóquio, no Japão, voando na Classe Executiva da Iberia, com conexão em Madrid. Esse é mais um bom exemplo de uso eficiente de milhas para voar entre Brasil e Japão, em Classe Executiva, utilizando Avios (milhas) do programa Iberia Plus.
Essa emissão é a que apresenta, de longe, o menor valor absoluto em milhas para voar em Classe Executiva entre Brasil e Ásia.
Repetimos aqui o que falamos no segundo post da série (Brasil – Europa com Avios do Iberia Plus), para que você tenha em mente que estamos tratando de Avios, que é como são chamadas as milhas dos programas Iberia Plus (Iberia), Executive Club (British Airways) e AerClub (Aer Lingus).
Registrando, mais uma vez, que não está sendo considerado o valor relativo dos Avios, que de fato são bastante valiosos e permitem muitas outras excelentes emissões. Aliás, ainda teremos muitas outras emissões em que você verá sweetspots usando essa “moeda” (Avios), aqui no quadro.
Sabendo que o programa Iberia Plus tem tabela de emissões baseada em distância em milhas, a primera informação que precisamos saber, é a distância entre São Paulo e Madrid e entre Madrid e Tóquio, já que o sistema precifica a conexão como um resgate independente, conforme a distância da respectiva tabela. Consultando o Great Circle Mapper (saiba como utilizá-lo nesse guia), constatamos que as distâncias são as seguintes:


Vemos, assim, que São Paulo está 5.192 milhas distante de Madrid, ao passo que a distância entre Madri e Tóquio é de 6.700 milhas.
Com isso, vamos buscar como essas distâncias são precificadas nas tabelas do programa Iberia Plus. Para os voos com as empresas do Grupo Iberia, o Iberia Plus traz a seguinte tabela, para emissões em baixa temporada:

Assim, vemos que a distância entre São Paulo e Madrid está enquadrada na sexta faixa de tarifação, entre 4.001 e 5.500 milhas, o que requer 42.500 Avios para o trecho em Classe Executiva.
Já a distância entre Madrid e Tóquio está enquadrada na oitava faixa de tarifação, entre 6.501 e 7.000 milhas, o que requer 59.500 Avios para o trecho em Classe Executiva
Isso significa que você vai precisar de apenas 102 mil Avios, para fazer uma viagem dos dois trechos da viagem, na Classe Executiva da Iberia, partindo São Paulo (ou do Rio de Janeiro, caso prefira).
Esse é um montante de milhas excepcional, para são dois voos longos na boa Classe Executiva da Iberia (10:25h São Paulo – Madrid e 13:25h, Madrid – Tóquio).
Não podemos deixar de mencionar que essa tabela é utilizada para as datas consideradas de baixa, o que varia a cada ano. Para 2021, a tabela em vigor é a seguinte, com as datas em alta temporada destacadas em vermelho.

Como se vê, afora julho e agosto, em que todos os dias são considerados como de alta, os demais meses do ano têm diversos dias em que é possível tirar proveito da tabela de baixa, acima mostrada.
Aliás, mesmo para os que precisam viajar em datas consideradas de alta, tem sido possível emitir pelo calendário de baixa, e depois pedir a alteração, havendo disponibilidade, com o pagamento da módica taxa de 25 euros, como Fábio mostrou aqui nessa matéria de 2019. A propósito, esse editor também precisou alterar uma viagem emitida para dezembro passado, e a data escolhida para o trecho de volta, recaiu em dia marcado no calendário como de alta. A despeito disso, não houve qualquer problema na alteração.
Mas, por dever de informar, vamos mostrar a tabela para alta estação, que é a seguinte:

Como se vê, o trecho GRU-MAD seria tarifado por 62.500 avios, e o trecho MAD-NRT (Tóquio Narita), por 87,500 Avios, totalizando 150 mil Avios, valor que reputamos não tão interessante para a viagem, consideradas as alternativas de outros programas de fidelidade, a exemplo do TAP Miles&Go.
Como mostramos acima, o programa tarifa os valores independentes de cada trecho. Há o lado negativo de que, em algumas situações, acaba resultando num maior número de pontos.
Entretanto, o lado positivo é que você pode quebrar a viagem, transformando-a em duas emissões independentes, já que será usada a mesma quantidade de Avios.
Portanto, no lugar de resgatar GRU-NRT, com conexão em Madrid, por 102 mil Avios, você poderá resgatar GRU-MAD, por 42,5 mil Avios, e MAD-NRT, por 59,5 mil Avios, como dois bilhetes independentes.
Com isso, você pode permanecer em Madrid pelo tempo que desejar, e seguir pra Tóquio apenas quando for do seu interesse.
Um dos grandes diferenciais do Iberia Plus, é a possibilidade de pesquisa e emissão online. E o melhor é que isso não se restringe aos voos com Iberia ou British Airways, mas também com os demais parceiros aéreos. Deve-se registrar que em relação aos parceiros, exceto Grupo Iberia e British Airways, o programa permite apenas emissões round-trip (ida e volta).
Caso queira agilizar sua busca, você poderá procurar as datas em que o programa disponibiliza vagas na Classe Tarifária U (saver award em Classe Executiva), através do ExpertFlyer, conforme publicamos no nosso Guia Básico do ExpertFlyer. Com isso você já vai para o site do Iberia Plus, sabendo as datas em que terá a disponibilidade.
Você deve acessar o site da Iberia, fazer login na sua conta Iberia Plus, selecionar “Reserve voos com Avios” e realizar a sua pesquisa. Feito isso, já mostrará se há voos disponíveis para as datas selecionadas, assim como o valor cobrado em Avios.

Como se vê, para a data escolhida, há disponibilidade no voo de ida nas três classes de voo que a Ibéria opera na rota, entre GRU-MAD, e em Classe Econômica e Classe Executiva, entre MAD-NRT.
Após selecionados ambos os trechos, na tela seguinte mostrará o valor total em Avios, assim como as taxas cobradas.
Na imagem abaixo, exemplo de uma emissão one-way (ida), entre São Paulo e Tóquio, com conexão em Madrid, em que são cobrados 102 mil Avios + $114,59 em taxas aeroportuárias.

A despeito de não ser tão em conta como o trecho GRU-MAD-NRT, voando Iberia, também é possível usar o programa Iberia Plus para voar entre São Paulo e e Tóquio, conectando em Londres, com a British Airways, por uma quantidade bastante aceitável de avios, como mostra a simulação abaixo:

Assim, caso não consiga encontrar disponibilidade para a sua emissão em Classe Executiva pela Iberia, ou mesmo prefira voar direto de São Paulo para Tóquio via Londres, o programa permite emitir para voar na Classe Executiva da British Airways, por 150 mil Avios, que ainda é um valor razoável + $64,38 de taxas.
Embora essa seja uma emissão em que se usa uma quantidade baixa de milhas (Avios), só é uma boa oportunidade para quem consegue gerar os valiosos Avios a baixo custo.
Os Avios são uma moeda extremamente cara e valiosa no mercado internacional de milhas.
Um dos maiores portais do mercado internacional de milhas, hospedagens e pontos, divulga uma avaliação mensal de quanto valem as milhas. Na avaliação desse mês de fevereiro de 2020, o TPG (The Points Guy) atribui o valor de 1,5 cents de dólar por Avio. Convertendo-se esse valor para real, teríamos 8,25 centavos por Avios, ou R$ 82,50 por milheiro de Avios.
A propósito, até 01/03/2021, ocorreu uma promoção de compra de Avios no site do Iberia Plus, em que está sendo concedido um bônus de 50% sobre os Avios comprados no período. Veja abaixo a simulação da compra de 10 mil Avios, com bônus de 50%, totalizando o acúmulo total de 15 mil Avios, ao custo de $300:

O custo desses 15 mil Avios (10 mil + 5 mil), portanto, em reais, gira em torno de R$ 1.982,70, no câmbio do fechamento do dia 23/02, isso sem considerar o spread do cartão e o IOF de 6,38%.
Mesmo pelo câmbio oficial, o milheiro sairia por inviáveis R$ 132,18. Nessa configuração, a emissão não seria sequer razoável.
Assim como dissemos no post “Resgates de Primeira – Passagem para a América do Norte com milhas do TAP Miles&Go“, nesse caso tambem é preciso compreender os paranauês, para tornar a emissão interessante.
E por incrível que pareça, o Brasil é um dos mercados em que conseguimos gerar Avios com os melhores custos.
Tenha em mente, primeiramente, que dos programas de fidelidade de bancos e/ou cartões de crédito brasileiros, apenas Livelo e Esfera transferem para o programa da aérea espanhola.
A Livelo, infelizmente, não é uma opção interessante, em regra, porque a taxa regular de transferência é de 2 pontos Livelo para 1 Avios no Iberia Plus.

Mesmo levando em consideração o melhor valor histórico de compra de pontos Livelo com 50%, como ocorreu em algumas oportunidades em 2020, tériamos um custo de R$ 70 reais para o milheiro Iberia Plus. Com isso, o resgate GRU-MAD-TYO, custaria desinteressantes R$ 7.140,00.
O que pavimenta um belo caminho até o programa espanhol, sem dúvida, é a Esfera, do Santander, que transfere para o Iberia Plus com a taxa 1:1.

Como se vê acima, transferindo 15.000 pontos Esfera (quantidade mínima permitida), você receberá 15.000 Avios no Iberia Plus, ou seja, 1:1.
Além da geração regular dos pontos Esfera através das compras no cartão de crédito e campanhas de compras bonificadas em parceiros, o que tem ocorrido com certa frequência, interessa-nos mostrar o custo para compra dos pontos Esfera, de modo a termos uma parametrização do custo da emissão que estamos discutindo.
O custo regular de compra de pontos Esfera, assim como em todos os demais programas nacionais, é fixado em 70 reais o milheiro. Entretanto, de cara já há o desconto mínimo de 20% para quem seja assinante de qualquer Clube Esfera, que custa a partir de 27 reais. Com isso, o milheiro cai para 56 reais.

Com esse valor de milheiro, o trecho GRU-MAD, na Classe Executiva da Iberia, custaria R$ 5.712,00 + taxas , o que já seria um bom valor para voar de executiva para o outro lado do planeta.
Mas, esse custo pode melhorar bastante!
Como publicamos aqui no PP, o Clube Esfera foi lançado no início de novembro, com planos entre 200 a 20.000 pontos mensais.

Como se vê, o melhor custo x benefício é o do Clube 20.000, que custa a partir de R$ 839,90. Nesse plano, o milheiro Esfera sai por R$41,99. Não é um valor módico, mas com isso o custo da nossa emissão já cai consideravelmente. Como os 20.000 pontos Esfera vão se transformar em 20.000 Avios, teremos o custo dos 102.000 Avios necessários para a emissão, no valor de R$ 4.282,98, o que é bem razoável para dois voos que somados, representam quase 25h efetivamente voadas, em Classe Executiva, como já mencionamos.
E se você aproveitou para assinar o Clube Esfera, usando o cupon do Passageiro de Primeira, que deu 50% de bônus nos três primeiros meses do clube, a conta ficou ainda melhor. Com o bônus, o milheiro Esfera no Clube 20.000, saiu a R$27,99. Com isso, essa emissão custou R$ 2.854,98, por trecho, o que é um valor incrível.
Desde que o Santander reformolou e relançou o “Novo Programa Esfera“, passou a ser possível comprar pontos – inicialmente, apenas como complemento de resgastes, inclusive em transferências para parceios – algo inédito, até então. Depois, passou a ser permitida a compra direta de pontos, desvinculada de outras operações.
Do primeiro semestre de 2020 até agora, já houve diversas promoções de compra de pontos Esfera, com percentuais entre 40% e 50% de desconto. Apenas em 2021, tivemos duas ofertas de compra de pontos com 50% de desconto, a primeira em janeiro e no último dia 10 de março. Nas promoções com 50% de desconto, o custo para cada mil pontos foi R$35.
Com isso, o trecho da nossa Emissão de Primeira da semana, ficaria em R$ 3.570 + taxas, o que também é excepcional.

Como mencionamos no post, essa boa tarifa em Avios, através do programa Iberia Plus, é exclusiva para voar na Classe Executiva da própria Iberia.

Desde 2015, quando a companhia espanhola escalou aeronaves equipadas com a sua nova Classe Executiva nas rotas para o Brasil, passamos a contar com um produto de boa qualidade, em especial o hard product.
Em 2016, Fábio Vilela fez um bom review dessa cabine, num voo entre São Paulo e Madrid, como você pode conferir clicando aqui. Apesar de alguns pequenos contratempos com o serviço (por culpa da azeitona, quem diria! Rs) e com a temperatura da cabine, foi uma avaliação positiva, o que demonstra que se trata de produto na média do padrão das companhias européias.
Você também pode usar seus Avios do Iberia Plus, para para voar na Classe Executiva da British Airways. Nesse caso, entretanto, não se mostra uma emissão vantajosa.
Vamos, contudo, mostrar como seria essa emissão, até para reforçar o que sempre dizemos, que as milhas e pontos devem ser usados naqueles resgates onde possam ser melhor potencializados.
Conforme comentamos acima, os Avios são a moeda dos programas Iberia Plus, British Executive e Aer Lingus AerClub.
A despeito disso, cada um tem suas tabelas de emissão, que não se confundem.
Como dissemos, é possível emitir bilhetes award para voar na British Airways, usando os Avios da conta Iberia Plus.
Assim, além do excelente resgate de que tratamos nesse post, para voar de São Paulo para Madrid na Classe Executiva da Iberia, também é possível fazer a rota, voando com a British Airways, com conexão em Londres.
O inconveniente, no caso, é que há um considerável aumento da quantidade de Avios requeridos, passando para 150 mil Avios, como mostramos antes nesse post, enquanto o custo para voar Iberia é de apenas 102 mil Avios.
Pelo menos, há a perspectiva de que a British finalmente passe a operar a rota com o A350-1000, equipado com a nova Classe Executiva Club Suite. Além disso, no trecho LHR-HND (Tóquio Haneda), a aeronave prevista é o Boeing 787-Dreamliner, também equipada com a nova cabine.

Enfim, considerando o custo x benefício dos Avios, não recomendamos a emissão com a British Airways, exceto se precisar conectar em Londres para resolver algum negócio rápido (há conexões com quase 12h), além, claro, do fato de que você pode fazer questão de voar na nova cabine Club Suite, como dissemos acima, produto indiscutivelmente superior ao da Iberia.
Esse é mais um bom exemplo das dezenas de boas oportunidades de emissões que temos a explorar no nosso microcosmos de milhas e pontos, como falamos no post inicial dessa série semanal.
Esteja certo que teremos incontáveis encontros nas próximas sextas-feiras, pois há muitas emissões interessantes a mostrar.
Como dito no início da série, optamos por abordar apenas uma boa emissão por semana, mas oferecendo todas as informações que você precisa saber para tirar proveito da oportunidade, inclusive todos os pros e contras que se aplicam a essa emissão.
E você, já conseguiu aproveitar essa excelente emissão do programa Iberia Plus?
Clique sobre os links, para conhecer melhor sobre os programas Iberia Plus e Esfera.