Lufthansa disponibiliza testes rápidos para a COVID-19 nos hubs de Frankfurt e Munique
por Equipe •
O Aeroporto Internacional de Maceió – Zumbi dos Palmares recebe hoje (02) o voo inaugural da rota operada pela companhia aérea TAP ligando diretamente a capital alagoana a Lisboa, de onde será possível fazer conexões para diversos países. Essa será a primeira rota direta para o continente europeu operada no terminal aéreo, que é o segundo mais movimentado entre os seis administrados pela Aena Brasil. Com isso, a administradora aeroportuária abre as portas de Alagoas para todo o mundo.

Na estreia, o avião modelo Airbus A321neo, com capacidade para cerca de 180 passageiros, deixará Lisboa às 16h30 das sextas-feiras (horário local), chegando às 20h30 (horário local) em terras alagoanas. O primeiro voo de retorno acontecerá no sábado (03/10), saindo de Maceió às 19h10 e chegando às 7h do domingo (04/10) em Lisboa, também em horários locais.
Cumprindo a tradição da aviação, a aeronave será batizada com jatos d’água lançados por carros dos bombeiros que prestam serviço no local. A bordo estarão o governador de Alagoas, Renan Filho, e executivos da TAP de Portugal, acompanhados por uma comitiva formada por agentes de viagem e integrantes do governo local. O grupo será recebido pelo presidente da Aena Brasil, Santiago Yus, e pelo diretor-geral da TAP no Brasil, Mário de Carvalho.

“A Aena acredita fortemente no Nordeste do Brasil e o lançamento desta nova rota, neste momento em que o setor está vivendo, só reforça que devemos continuar a apostar no potencial da região”, afirma Santiago Yus. O presidente da Aena Brasil também destaca o potencial turístico de Alagoas, com praias paradisíacas capazes de encantar os europeus. A expectativa de é que, a partir do voo direto, as praias do Estado passem a ser mais conhecidas mundo afora, atraindo mais turistas estrangeiros, trazendo com mais desenvolvimento.
Após a estreia, a rota entre Lisboa e Maceió será operada de forma regular duas vezes por semana: sempre às quartas e sextas-feiras.
O Airbus A321 Long Range é primeiro avião narrow body (corredor único) da TAP com capacidade para operar rotas de longo curso, incluindo rotas transatlânticas, como entre Lisboa e Maceió.

Alguns destaques da aeronave:
A aeronave possui 16 assentos flat bed na executiva, sendo quatro deles individuais, 42 assentos na Economy Extra e 113 assentos na Economy.
Executiva

Economy Extra

Economy

A Aena Brasil realizou algumas ações para preparar o Aeroporto Internacional de Maceió – Zumbi dos Palmares para a inauguração do voo da TAP nesta sexta-feira. A desinfecção do terminal foi intensificada na manhã desta quinta-feira (1º/10) com o apoio do Comando Conjunto do Nordeste, que disponibilizou 25 homens das Forças Armadas para ajudar na operação.
Assim como acontece regularmente, a equipe higienizou todas as áreas do terminal, como saguão de entrada, salão de embarque, check-in, praça de alimentação e área administrativa. Toda a ação levou cerca de duas horas e não afetou o cronograma de voos.
Além da cerimônia prevista para a chegada do voo a Maceió, a Aena Brasil não esqueceu de preparar os votos de boa viagem àqueles que irão partir do terminal alagoano no sábado (03/10). Os passageiros que chegarem ao aeroporto serão recepcionados com uma surpresa antes de embarcarem, uma celebração para lembrar que agora estão conectados mais facilmente ao mundo.
No setor de cargas, o Aeroporto Internacional de Maceió – Zumbi dos Palmares inicia o mês recebendo seis frequências semanais da Azul Cargo.
Os voos têm origem no Aeroporto Internacional de Viracopos (em Campinas, SP), o maior centro de cargas do Brasil, e passam por Salvador (BA), antes de aterrissar em Maceió. De Alagoas, o retorno é direto para o interior de São Paulo.
A criação da nova rota com alta frequência semanal é justificada pelo aumento da demanda do e-commerce em Alagoas nos últimos meses. Com esse novo voo, a expectativa é de que as mercadorias cheguem com mais rapidez aos consumidores e produtores do Estado.
O Aeroporto Internacional de Maceió – Zumbi dos Palmares passou a ser administrado pela Aena Brasil no dia 13 de fevereiro de 2020. O terminal aéreo é o segundo mais movimentado entre os 6 arrematados pela administradora aeroportuária no Brasil, atrás apenas do Aeroporto Internacional do Recife (PE).
Localizado a 25 quilômetros do Centro de Maceió, o atual terminal de passageiros completou em setembro deste ano 15 anos de inauguração. O pátio do aeroporto tem capacidade para receber 19 aeronaves simultaneamente e o estacionamento para o público conta com quase 600 vagas para veículos.
Algum leitor nosso vai se beneficiar desta nova rota?