Mandarin Oriental Doha
por Fernanda Fehring •
Desde o dia 11 de setembro, os passageiros que passam pelo Aeroporto RIOgaleão podem conferir as novas instalações artísticas que foram incluídas no acervo de arte urbana do terminal. O projeto chamado “#artenoRIOgaleão” tem os objetivos de promover a cultura nacional para os passageiros que embarcam e desembarcam no aeroporto, além de proporcionar ao viajante uma experiência mais descontraída e agradável.

Imagem: Divulgação/RIOgaleão.
Desde o início da concessão, um dos objetivos da RIOgaleão foi incorporar a alma carioca à experiência do passageiro. Isso vai desde o desenvolvimento do novo logotipo que incorporou em seu grafismo a sonorização gráfica de três ritmos musicais característicos do Rio de Janeiro (bossa nova, MPB e funk), tendo como resultado algo que também se relaciona às paisagens da cidade, até a realização de eventos e exposições com temáticas locais.
Com essas novas instalações artísticas, o RIOgaleão destaca ainda mais as essências carioca e brasileira. O Diretor Comercial e de Marketing do aeroporto, Leandro Dantas, explica que “os aeroportos são um grande palco para a disseminação e apreciação da arte. Queremos promover um movimento que encante, traga leveza e conhecimento da cultura do nosso país. Nas horas que as pessoas passam no aeroporto, além da diversidade de lojas e restaurantes conhecidos, haverá uma prazerosa jornada pela arte e cultura brasileiras“.
Dois designers cariocas com abordagens diferentes foram selecionados pela RIOgaleão para a ativação dos painéis ilustrados: Pedro Lima, da editora independente Pipoca Press, desenvolve as ilustrações como colagens, combinando elementos gráficos provenientes de diversas fontes. Seu trabalho é caracterizado pela mistura de texturas e sobreposições de cores. E Leandro Assis, cujo estilo é o de uma ilustração mais vetorial, com traço preciso e uma paleta de cores bastante colorida.

Painel “Gingado da Boêmia” de Leandro Assis. Imagem: Divulgação/RIOgaleão.
Para chegar aos seis temas incluídos no projeto, a equipe do RIOgaleão se baseou em uma pesquisa da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), que tinha como objetivo entender como as pessoas estavam se sentindo durante o período de isolamento social. Assim, chegou-se aos temas: Natureza Abundante; Sabores da Gema; Calor Carioca; Gingado da Boemia; Encantos do Mar; e Sons do Rio. No Instagram do aeroporto, durante uma semana, foram publicadas seis fotos diferentes de cada tema e as mais votadas definiram as inspirações das artes. Foram quase 10 mil curtidas no total e as campeãs foram: Natureza Abundante; Sabores da Gema; Calor Carioca; e Gingado da Boêmia.

Painel “Calor Carioca” do designer Pedro Lima. Imagem: Divulgação/RIOgaleão.
“O aeroporto é a primeira e a última experiência de uma viagem. E a arte é uma manifestação de sentimentos, uma oportunidade de mostrar a história e a cultura de uma região. É exatamente isso que queremos oferecer aos passageiros do RIOgaleão: proporcionar experiências e lembranças significativas, que elas realmente vão levar para casa. Queremos trazer ainda mais impacto neste momento, uma sensação diferenciada e inovadora“, ressaltou Leandro Dantas.

Painel “Sabores da Gema” de Leandro Assis. Imagem: Divulgação/RIOgaleão.
Os Painéis Ilustrados estão expostos nos embarques e desembarques doméstico e internacional. Além disso, o passageiro também encontrará, nesses mesmos espaços, o painel da “Colorimetria Carioca”, uma arte cheia de cor, que tem tudo a ver com a alma do Rio de Janeiro.

Cromoterapia Carioca. Imagem: Divulgação/RIOgaleão.
Na época que fiz meu doutorado, pesquisei sobre as estratégias de branding dos aeroportos como forma de promoção dos destinos turísticos. Me lembro que um dos elementos que analisei era justamente a existência de obras de arte que evidenciassem o patrimônio e a cultura de uma região, gerando uma experiência mais positiva para o passageiro e diferenciando o aeroporto dos demais.
Naquela ocasião, em 2015 (ano seguinte ao início da concessão), apliquei um questionário a um especialista da área de marketing do aeroporto. Vimos que as obras de arte do aeroporto não pareciam contribuir muito para a promoção do destino Rio de Janeiro, uma vez que havia somente dois murais expostos por lá: um em homenagem aos 450 anos da cidade, em exposição no setor de embarque do Terminal 2 e outro em homenagem à descoberta do Brasil em 1500, exposto na praça de alimentação do Terminal 2.
De lá para cá, percebi que a concessionária tem investido cada vez mais na incorporação dos elementos locais ao aeroporto, seja pela abertura de lojas essencialmente cariocas, pela utilização de elementos arquitetônicos e/ou decorativos relacionados à cidade, e até mesmo pela valorização dos artistas locais.
A criação do chamado senso de lugar nos aeroportos (sense of place) é uma tendência mundial da última década e o RIOgaleão tem mostrado estar atento à ela!
Já segue o Papo de Aeroporto lá no Instagram? Se ainda não segue, você pode clicar aqui ou utilizar o QR Code aqui embaixo: